5 coisas que você provavelmente não sabia sobre o filme O Homem de Aço

Capa da Publicação

5 coisas que você provavelmente não sabia sobre o filme O Homem de Aço

Por Felipe Lima

O novo trailer de Homem de Aço e já provocou um abalo sísmico deixando ainda mais ansioso quem espera pela estreia do filme. Apesar de ansiosamente aguardado, muitos mantiveram-se céticos, e um pouco inquietos, sobre o chamado ‘reboot’, do diretor Zack Snyder. Ele, afinal, dirigiu o que alguns consideram a adaptação de quadrinhos mais decepcionante de todos os tempos com Watchmen de 2009. E a Warner Bros, o estúdio por trás de Man of Steel, recentemente “vacilou” com a sua mais recente adaptação da DC Comics Lanterna Verde. Para não mencionar, ainda há a sombra de Superman Returns pairando no ar causando o temor de que poderíamos não ver Kal-El aproveitando o máximo de seu potencial.

Vamos deixar de conversa e partir para a lista:

1 – Conexões entre Man of Steel e Smallville

NEsccUxpJl7Jvz_1_1

Durante a criação de Man of Steel, o diretor Zack Snyder queria fazer um filme que não estivesse ligado a nenhum filme ou seriado anterior sobre Superman. Ele queria apagar as encarnações passadas de Clark Kent e o mundo de Metropolis, e ainda dispensou Brandon Routh, que tinha contrato para uma sequência (e/ou reboot) pois ele gostaria que essa nova aventura fosse completamente isolada. Mas em termos de história, o Homem de Aço manteve um personagem de Smallville que foi criado exclusivamente para a popular série da WB/CW e nunca apareceu nos quadrinhos DC originais. Whitney Fordman é um colega de escola de Clark que veremos durante o primeiro ato de Man of Steel. Eric Johnson interpretou o personagem no seriado, agora é a vez de Robert Gerdisch encarnar o personagem. Whitney é o quarterback do time de futebol Smallville Crows, e o namorado de Lana Lang, o primeiro amor de Clark e futura esposa de Lex Luthor. Whitney e Lana são o rei e a rainha do baile de formatura da turma de Clark, e servem para resgatar um pouco da mitologia que foi criada apenas na série da WB/CW. Man of Steel também tem uma série de conexões por trás das câmeras com Smallville. A própria Lois Lane, Amy Adams interpretou a adolescente gorda Jodi Melville na 1 ª Temporada durante o episódio “Craving”, este foi um de seus primeiros papéis. Alessandro Juliani, que interpreta o sargento Sedowsky em Man of Steel, teve um papel recorrente como o Dr. Emil Hamilton. Pode haver alguns “easter eggs” escondidos no filme que façam relação a outros elementos do seriado.

2 – Man of Steel apresentará Faora nas telonas pela primeira vez

NEsccUxpJl7Jvz_1_2

Man of Steel compartilha mais uma coisa com Smallville: Faora. Este personagem nunca foi visto nos cinemas, mas fez parte de um arco importante na série. Algumas pessoas confundem-na com Ursa, vista em Superman II. Ambas são guerreiras kryptonianas ferozes, e tem conexões com o vilão principal, Zod. As duas estiveram aprisionadas na zona fantasma. E compartilham o mesmo ódio pelos homens. Mas Ursa é vagamente inspirada em Faora, e foi criada por Richard Donner exclusivamente para ser incorporada a Superman e Superman II. Ela foi usada mais tarde nas HQ’s. Faora distingue-se pelo seu domínio mortal da arte marcial kryptoniana Horu-Kanu, e em Man of Steel, vamos finalmente vê-la como criada originalmente nos quadrinhos. Interpretada pela atriz alemã Antje Traue, Faora é uma psicopata geneticamente modificada movida pela necessidade de matar.

3 – As 4 HQ’s que influenciaram Henry Cavill

NEsccUxpJl7Jvz_1_3

Talvez você não saiba disso, mas a estrela Henry Cavill foi originalmente escalado para interpretar Kal-El na aventura Flyby escrita por JJ Abrams, que foi interrompida para a produção de Superman Returns. Embora Henry estivesse sob contrato com a Warner Bros na época, o papel de Clark Kent foi para Brandon Routh sob a supervisão do diretor Bryan Singer. Henry Cavill teve sua chance de brilhar quando começou a se destacar dentro da Warner Bros e foi a escolha de Zack Snyder, que decidiu rebootar a franquia com um novo ator vestindo o icônico uniforme vermelho e azul. O tempo entre Superman Returns e Homem de Aço não foi desperdiçado, fã declarado da DC Comics, Cavill devorou cada edição de Superman que caiu em suas mãos. Embora ele afirme ter retirado a sua inspiração para Kal-El de um vasto leque de fontes, o ator cita 4 HQ’s que serviram como base para o Superman que ele interpretará nas telonas. Em primeiro lugar está a morte do Superman, de 1992, na qual vemos Superman morrendo nas mãos de Doomsday no último ato de auto-sacrifício. A segunda é o retorno do Superman, de 1993, A terceira é entre a foice e o martelo, de 2003, e a última é Superman / Batman: The Search for Kryptonite. Cada uma dessas edições contribuíram para encontrar a personalidade perfeita para o Superman que veremos no reboot.

4 – Kryptonita será substituída por Solidão

NEsccUxpJl7Jvz_1_6

Kryptonita sempre foi a maior fraqueza do Superman. E isso serviu durante muito tempo como uma muleta para muitos escritores do herói ao longo dos anos. Kal-El é um espécime perfeito, e esse deve ser seu maior defeito. Zack Snyder queria re-imaginar um mundo em que o herói não fosse atormentado por esta “doença” verde brilhante. O que poderia servir para ferir o homem mais forte do planeta? Que tal solidão? Zack vê a Kryptonita como algo muito previsível e fácil, e decidiu afetar o lado emocional de Clark Kent. Este pode ser o primeiro Superman Emo das telonas, mas não se preocupe. Kal-El não vai ser visto sentado em uma pedra, chorando. Em vez disso, vamos ver o Superman enfrentar suas fraquezas emocionais e usá-las para derrubar aviões e destruir naves gigantes com sua visão de calor. Quem precisa de kryptonita, quando você tem a introspecção e a dúvida que assola todos os seus movimentos? Tirar a Kryptonita é uma jogada arriscada, mas isso garante que o filme será diferente de todas as versões anteriores, espero que para melhor. Superman agora luta pela verdade, a justiça e o estilo americano de chorar sobre tudo.

5 – Man of Steel será o primeiro filme sem Jimmy Olsen

NEsccUxpJl7Jvz_1_5 (1)

Como muitos já sabem não haverá nenhum Jimmy Olsen em Man of Steel, mas você sabia que esta é a primeira vez que o personagem foi retirado de um filme ou série do Superman? Todas as encarnações anteriores da franquia deram a Jimmy um papel de destaque na trama, desde os primeiros curtas, em 1948, a popular série de TV de 1952, os filmes de Richard Donner, e até mesmo os mais recentes Smallville e Superman Returns. Acredita-se que o jovem fotojornalista do Planeta Diário tenha ficado de fora da trama devido a suas semelhanças com um certo fotojornalista chamado Peter Parker, que está desfrutando de seu próprio reboot no momento. Peter Parker é, praticamente, Jimmy Olsen com super-poderes. Houve rumores de que Jimmy sofreria uma mudança de sexo em Man of Steel, e seria interpretado por uma atriz com um nome de personagem diferente. Se não virmos a fotojornalista Jenny Olsen, interpretada por Rebecca Buller no filme, ao menos podemos esperar algumas piadas às custas de Jimmy. Talvez ele apareça na continuação.

Man of Steel chega aos cinemas em 14 junho de 2013 e estrela Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon, Russell Crowe, Kevin Costner, Diane Lane, Antje Traue, Laurence Fishburne. O filme é dirigido por Zack Snyder.

Fonte: movieweb