As 5 Melhores Adaptações Cinematográficas de Histórias em Quadrinho

Capa da Publicação

As 5 Melhores Adaptações Cinematográficas de Histórias em Quadrinho

Por Fernando Maidana

Houve uma época em que se declarar Nerd era praticamente um pedido para ser “bullynado,” mas as coisas mudaram. Hoje em dia, os heróis estão em alta e ser geek é considerado legal. Melhor pra nós, já que para alcançar esse novo público o mercado multimídia tem modificado cada vez mais. Para comemorar, preparamos uma lista com as melhores adaptações cinematográficas baseadas em HQ’s.

5. Kick Ass

capakickass

Kick Ass, de Mark Millar, trata os heróis de um modo muito mais realista e atribui falhas e motivações ao ser humano por trás da máscara. As primeiras cenas de Kick Ass, de Matthew Vaughn, são uma transcrição perfeita dos quadrinhos para as telonas. As situações perigosas a que Dave Lizewski (Aaron Taylor-Johnson) se expõe, para tentar se tornar um vigilante, são envolventes e divertidas o que deixa o personagem ainda mais cativante.

Além disso, a relação entre a intrigante HitGirl (Chloë Grace Moretz) e Kick Ass tornam o filme único. Tudo bem que o roteiro passou por algumas modificações, Dave, por exemplo, não é tão perdedor como nas HQ’s, mas certas mudanças são necessárias para a aceitação do público e não prejudicaram a construção dos personagens.

Além disso, a trilha sonora do filme é sensacional!

4. Blade

bladeca

Os criadores de Blade, Marv Wolfman e Gene Colan, deram vida ao caçador de vampiros nos anos 70, mas foi somente duas décadas depois que Howard Mackies deu ao caçador o visual clássico com capa de couro, lâminas mortais e um arsenal de armas que fariam qualquer gangster morrer de inveja.

A adaptação de Setephen Norrington em 1998, foi estrelada por Wesley Snipes e transformou Blade em um incrível artista marcial dotado de poderes de sua herança meio vampira e acompanha sua maldição como sugador de sangue. Adicione à mistura um roteiro de David S. Goyer e um elenco sensacional composto por Kris Kristofferson, Stephen Doriff e N’bush Wright  e Blade se torna não apenas uma boa adaptação de seu progenitor das HQ’s, mas também um marco dos novos filmes adaptados dos quadrinhos.

3. Dredd

dredd lista

O roteiro de Alax Garbland aliado ao aguçado faro do diretor Pete Travis, não apenas transformaram em pó a, nada memoráve,l parceria entre Danny Cannon e Stallone como deram a Dredd a melhor encarnação que ele jamais viu no cinema.

A interpretação de Karl Urban do brutal e futurista policial treinando a novata juiz Cassandra Anderson, retrata perfeitamente o dia-a-dia de Mega City One. A trama gira em torno de Ma Ma tentando encurralar o juiz em sua favela vertical. A tensão e o ritmo do filme conseguem transmitir a visão distópica e violenta das HQ’s.

Dredd é uma perfeita adaptação dos quadrinhos, em se tratando da construção psicológica dos personagens, mas acaba pecando no visual. Apesar disso, ainda é uma das mais fiéis adaptações de HQ’s para as telonas.

2. Superman

superman reeve

Superman de Richard Donner de 1978 pode não ter se aproximado das características do personagem com perfeição. Mas Donner conseguiu contar a origem de Kal-El e a construção de seus valores de forma impecável.

Temos a fuga de Krypton e a criação de Clark pelos pais fazendeiros de Smallville, sua educação tecnológica por seu pai falecido Jor-El (Marlon Brando), Gene Hackman encarnando mais um vilão (Lex Luthor) e Margot Kidder como o ícone feminista, a repórter Lois Lane.

O praticamente desconhecido Christopher Reeve foi perfeito como o deus kryptoniano Clark Kent, embora Donner trabalhe o personagem com cuidado, se certificando que Luthor explore a fraqueza de Clark.

Este filme realmente tinha tudo, uma das representações mais verdadeiras do personagem e sua história de origem.

1. O Corvo

crow

O Indie Gótico de James O’ Barr já era considerado cult entre os livros, mas em 1993, quando o diretor Alex Proyas trabalhou sua obra, a cidade de anthrax ganhou uma nova vida como o último conto de vingança do anti-herói.

Brandon Lee é perfeito como a ressurreição do espírito de vingança, o tom e a estética do filme garantem a ambientação sombria das HQ’s.  Mais uma vez, o corvo não é apenas uma transcrição perfeita das obra original, como conseguiu ser ainda melhor que sua contraparte dos quadrinhos. Até hoje, O Corvo é considerado o melhor filme de quadrinhos já adaptado.

Menções Honrosas

Watchmen (2009)

watchmen

V de Vingança (2005)

vingança

Homem de Ferro (2008)

1305267_229712357191665_1835752589_n

Homem-Aranha 2

spider

Fonte: Badhaven