Aquaman: Herói Injustiçado

Capa da Publicação

Aquaman: Herói Injustiçado

Por Felipe Lima

Porém isso é um grande equivoco, tendo em vista a importância do personagem, sua origem já foi recontada diversas vezes, diferente dos demais heróis que você conhece.

Todos sabem da morte dos pais de Bruce Wayne, a destruição de Krypton forçando um cientista a enviar seu único filho Kal El para longe, o alienígena moribundo que escolhe um sucessor digno para ser o membro de uma tropa intergaláctica, uma explosão em um laboratório da policia que torna Barry Allen o homem mais rápido vivo… Mas existe sempre um eco no ar ou o que seria mais apropriado… O silencio no vazio do oceano, uma pergunta que necessita de respostas… Quem é Aquaman? Qual a origem de seus poderes e por que ele faz parte da liga da justiça?

A sua origem foi recontada inúmeras vezes (como dito acima), a sua origem atual conta que ele é um mestiço humano-atlante, seu pai humano Tom Curry trabalhava em um farol antigo, onde em uma noite de tempestade conheceu Atlanna uma mulher linda, logo Tom envolveu-se emocionalmente e fisicamente com a bela mulher, essa que por sua vez era rainha do reino submerso, tendo assim que deixa-lo.

Após algum tempo uma criança de cabelos loiros foi devolvida, Tom Curry passou a criar a criança que ele sabia ser seu filho (era meio obvio isso), o jovem Arthur teve parte de uma infância sadia até o surgimento de suas habilidades atlantes e sua telepatia com criaturas aquáticas, que por sinal é uma habilidade única do mesmo, claro que Arthur não é um telepata tão poderoso quanto o marciano, porém a sua mente é descrita como fascinante. Arthur passou a trabalhar suas habilidades com o Dr. Stephen Shin, quem tempos mais tarde trairia a confiança de Arthur e de seu pai ao revelar os segredos do mesmo, revelando ao mundo sua herança atlante, sendo que isso fora revelado logo após o vilão conhecido como Arraia Negra matar o pai de Arthur, a morte de seu pai fez com que o jovem que ainda não era conhecido como Aquaman partisse em busca de vingança pela morte de seu pai e ação equivocada de Arthur pôs fim a vida ao pai do Arraia Negra, assim despertando seu primeiro arqui-inimigo com o fascínio pessoal por derrotar o herói atlante, a origem de seu meio irmão Orm também conhecido como Mestre dos Oceanos, foi recontada, segundo filho de Atlanna com um eleito atlante, o capitão da guarda.

Assim o segundo filho da rainha nascera, um atlante puro, diferente de Arthur que compartilhava o DNA humano e atlante. No leito de morte de Thomas Curry, o ultimo pedido de seu pai era que ele encontrasse sua mãe e encontrasse o reino submerso, assim Arthur com seu segredo revelado pelo dr. Shin, com repórteres a sua porta Arthur se lança no mar em busca de Atlântida tem um breve confronto com um tubarão branco, porem não encontra nada até que sua sorte mudou e ele é informado sobre outro atlante vivendo em terra firme, Vulko o antigo conselheiro real de sua mãe, assim foi a primeira vez que chegou a Atlântida.

De acordo com suas leis sendo ele o primeiro filho da rainha seria o herdeiro por direito do trono, o qual Arthur ocupou por breve período, até a formação da Liga da Justiça durante o enfrentamento de Darkseid, Arthur abdicou se do trono deixando seu irmão Orm no seu lugar, passando a viver no antigo faroleiro com sua esposa Mera, onde passou sua infância. Biografia acima apresentada se torna valida apenas para o reboot dos novos 52.

Desde o reboot e a saga flashpoint (ponto de ignição no Brasil), o tratamento e o reconhecimento pelo personagem vem aumentando, muitos dizem “uparam muito o Aquaman”, porém eu não vi nada que o personagem nunca tenha feito, sei que no passado Atlantes não podiam ficar muitos períodos longe do oceano, no entanto esse período foi apenas estendido em vista do que era no passado, negar que ele é um bom personagem é uma coisa deverás estupida, tendo em vista que o personagem apenas por ser o regente de uma das nações mais poderosas do planeta já é motivo para se ficar “cabreiro” com ele, alguns de seus atributos são super força, agilidade que supera a um humano, sua capacidade regenerativa é surpreendente, sem contar na sua “quase” invulnerabilidade o cara é capaz de receber tiros de uma ak -47 e rajadas de energia e apenas deixar escapar algumas gostas de sangue, quando largado pra morrer depois que Brainiac abriu sua cabeça e removeu parte do seu cérebro ele o regenerou por completo (durante a saga Justiça e com a arte sensacional de Alex Ross).

Pode dizer o que quiser de Aquaman, porém não vejo motivos para o personagem não ter tido arcos que influenciaram a DC de forma muito marcante, atualmente com Geoff Johns no roteiro e com a disputa do Trono de Atlântida, a maré esta a favor do Rei Orin (que também é um dos nomes de Aquaman).

Arthur Curry é um personagem que faz parte da historia da editora, tem como passar horas lendo suas historias e suas características são bem marcantes: leal, um tanto arrogante, já passou por uma fase pavio curto e também seu período sábio, com um bom roteiro o cara vai longe com toda a certeza.
Renegado, destronado, exilado ou em busca de vingança… Aquaman é um herói sensacional.

aq1

Era Ouro

No começo de tudo a primeira origem dada ao Aquaman, durante a era ouro sua origem era contada como um filho de um explorador submarino, que após encontrar a cidade perdida de Atlântida, construiu uma casa a prova d’água, com o passar dos anos estudou e se aprimorou nos conhecimentos atlantes para que pudesse ensinar seu filho a “respirar” de baixo d’água. Tanto que ele é descrito como um ser humano que aprendeu a prosperar nos oceanos.

Outras fases

Algumas das fases que os fãs mais se recordam são duas em particular a primeira seria o ganho, barba e cabelos longos. Essa fase ficou conhecida com um temperamento mais explosivo do personagem, houve dois tipos de ganchos usados em sua mão esquerda, primeiro um gancho, diferente do mostrado na serie animada, nas HQs, sua mão foi perdida após um vilão chamado Carybdis retirar sua capacidade telepática com a vida marinha e colocando sua mão em um tanque infestado de piranhas, a perda de sua mão o fez colocar um gancho em seu lugar, outra mudança foi seu uniforme, abandonou sua malha laranja e passou a usar parte de uma armadura similar aos gladiadores romanos. Após o arpão/ gancho destruído foi substituído por uma prótese cibernética dos laboratórios Stars, a qual era retrátil e ele tinha total controle.

aq2

Durante outra reformulação do personagem onde suas historias tomaram um rumo místico segue se após a era Obsidiana para os atlantes, Aquaman é condenado a morte e exilado de Atlântida, condenado Arthur busca meios de sobreviver, mas esta se desidratando rapidamente e a magia atlante voltou todo o povo e as criaturas marinhas contra ele, até que ele se encontra com a Dama do Lago que lhe concede uma manopla feita de água, a qual lhe concede poderes místicos e também a capacidade de alterar sua densidade.

Durante a saga Flashpoint

aq3 (1)

Aquaman mudou totalmente sua personalidade nessa linha de tempo alternativa, ao invés do rei bondoso dos sete mares, no seu lugar vemos o violento e brutal governante Imperador Aquaman, travando uma guerra que esta a ponto de devastar o mundo contra as guerreiras de Amazonas habitantes da ilha paraíso Themiscera.

Arthur Joseph Curry

aq4

Teve seu momento como Aquaman, apesar de este ter sido o Aquaman que assumiu o lugar do Aquaman original após a reformulação de sua revista e a mudança do nome para: Espada Atlante. O fim da fase Arthur Joseph Curry como Aquaman foi quando devido a enorme pressão do cargo ele abandona o Tridente e o seu traje no trono atlante.

Texto por Guilherme Pereira.