Conheça Doctor Who

Capa da Publicação

Conheça Doctor Who

Por Leo Gravena

Se você é fã de séries, provavelmente já ouviu falar de Doctor Who, normalmente abreviada para DW. A série do homem louco com uma caixa, viajando pelo tempo/espaço com uma bela companheira e amigos. Salvando o universo, lutando contra aliens malignos, descobrindo que a filha dos seus melhores amigos é sua esposa e também a mulher que supostamente deveria te matar… O normal…

2Doctor Who é uma série antiga, a mais longa série de Ficção da história, em 2013 há o aniversário de 50 anos de aventuras do Doctor e a Tardis. Porém calma, se você já se interessou pela história, não precisa ficar assustado, não é preciso assistir os antigos episódios, ou “Série Clássica” como é conhecida pelos fãs. A série, em 2005, recebeu um reboot, e a história meio que “recomeçou”, não fingindo que nada de anteriormente havia acontecido, mas sim começando com um novo Doctor, nova companheira e novas histórias.

É inclusive um pouco difícil definir o que é DW, não há nada parecido na televisão atualmente, ou sequer quando foi inventada. Bem, vou tentar juntar tudo o que é em frases logicas, mesmo que o lógico não faça parte da série… Em Doctor Who somos apresentados ao Doctor (Dôtor no Brasil), um alien que vaga sozinho no tempo e espaço lutando contra aliens malignos. O Doctor é o ultimo dos timelords (Senhores do Tempo), uma raça alienígena altamente avançada que tinha controle sobre o tempo. Porém houve uma terrível guerra dos timelords contra os Daleks, criaturas terríveis criadas apenas para odiar e destruir. A Time War, ou Guerra do Tempo fez com que os timelords além de destruídos ficassem presos em uma bolha temporal. Assim o Doctor se torna o ultimo Timelords.

3Outro fato curioso da série é que, pouco antes de morrer o Doctor tem a escolha de continuar vivendo, ou não, sob uma nova forma, isso foi uma desculpa de roteiro para substituir o primeiro Doctor, que devido a idade avançada não podia mais continuar no papel, mal sabiam os escritores canastrões da época que esse seria o motivo para esta ser uma das mais longas séries da história. Mas é bom lembrar que mesmo sendo o ultimo dos Timelords, o Doctor nunca esta sozinho. No inicio de 2005 somos apresentados a fantástica Rose Tyler, uma das mais amadas companheiras da nova série. Porém não é a única, o Doctor tem uma longa lista de amigos, e ainda mais inimigos.

Há dois pontos em que é possível começar a ver a série, seja pela volta em 2005, ou a partir da quinta temporada, em que novamente há uma troca de Doctors e Companion. Particularmente não acho legal começar pela quinta, conhecida por “Era Moffat”, mas sim pegar desde o começo em 2005, admito que é tosquinho, os efeitos são ruins, mas é tão bom ver como o Doctor volta acabado da “Time War”, e já se conecta com a Rose, e Martha, sem falar no poço de genialidade que é Donna Noble, a mulher mais importante de toda a criação!

Enfim, após essa explicação meia boca – mas é verdade, tentem ver e ir explicar a seus amigos, tem que ver para saber o chafariz de chocolate crocante e delicioso de pura tosquice e cretinice que é DW -, vamos a uma breve apresentação dos personagens da série, desde 2005 até agora:

4Tardis

Sim, o “meio de transporte” do Doctor é o melhor personagem da série! Ela o leva para onde ele deve ir, e nem sempre para onde ele quer. Tem seus desejos, manias e personalidade. Vez ou outra é perdida, sequestrada, transformada em uma forma humana, mas no fim, é a mesma Tardis e uma coisa que o seriado nunca deixou escondido é que The Doctor and the Tardis é o verdadeiro relacionamento da série.

59º Doctor

A nova série se inicia com ele, é meio fechado, bravo e irritado, basta pensar que ele acabou de perder todos os amigos e colegas na Time War para entender o porque, porém, mesmo sem esperanças, vagando sozinho… Porém ainda tem uma coisa na qual ele acredita, a humanidade, essa raça tão bobinha, inocente em seu planetinha, que aos poucos iria dominar o universo. Se encanta com Rose Tyler, a inocente garota de 19 anos que iria acompanhá-lo por muito tempo e se transformaria em seu grande amor.

610º Doctor

Meu favorito, o Doctor de David Tennant é magico! Se o Nono Doctor amava a humanidade, o Doctor não apenas a ama, como acredita nela, e mais do que ela apenas Rose Tyler! O relacionamento dos dois é fantasticamente bem construído, e levado para o belamente depressivo final da segunda temporada. Tennant tem um ótimo relacionamento com Martha, é inclusive com ela que temos um dos melhores episódios da série, chamado de “Blink”. Porém Tennant chega a seu auge com Donna Noble, a amizade deles é fantástica, e o fato deles terem apenas uma amizade tão pura e sincera é linda, assim como diversos episódios em que ambos tem que fazer difíceis e duras decisões.

711º Doctor

O favorito de muitas pessoas, o “Homem Maltrapilho”, ou o “Crazy Man in a Box”, Matt Smith é muito diferente de seus dois antecessores, tendo inclusive um ar que lembra a série Clássica. Ele finge ser uma criança hiperativa, mas no fundo é como um senhor cansado, ele está em um momento de sua vida em que já passou por muitas experiencias, perdeu diversos amigos… Mas tudo se renova quando encontra a jovem Amelia Pond, que 12 anos depois, 5 minutos para o Doctor, se tornaria uma das mais amadas e adoradas Companheiras.

8Rose Tyler: “A Defensora da Terra

A primeira companheira da série nova, Billie Piper deu vida a uma das mais amadas companheiras. Ela era apenas mais uma jovem de 19 anos, perdida, trabalhando em uma loja e sem nenhuma emoção em sua vida, até ser atacada por um manequim e ser salva pelo Doctor, a partir dai passou a acompanhá-lo e defender a Terra, de aliens, Daleks e até mesmo o Diabo (!).

9Capitão Jack Harkness: “… and who are you?

Um agente viajante do tempo pansexual do Seculo 51 que encontra o Doctor e a Rose durante a Segunda Guerra Mundial. É um importante personagem que retornou diversas vezes e inclusive chegou a protagonizar um spin-off, conhecido por Torchwood.

10Martha Jones: “Ela salvou o mundo

Normalmente é a Companheira mais odiada, ou a menos lembrada, porém é tão importante quanto qualquer outra. Ela fez o Doctor se lembrar de quem ele era, ela espalhou o nome dele pelo mundo e mais importante, ela o sustentou nos anos 60 quando os dois ficaram presos.

11Donna Noble: “A mais importante do Universo

“Quero que você saiba, existem mundos lá fora. Salvos no céu, por causa dela. Existem pessoas vivendo na luz, e cantando canções sobre Donna Noble. Milhares de anos luz daqui. Eles nunca irão esquecê-la, mesmo que ela não se lembre. Mas por um momento, um brilhante momento, ela foi a mulher mais importante de todo o universo.”

12River Song: “Hello Sweetie

Uma misteriosa mulher cujo caminho com o Doctor se entrelaça em uma confusão temporal gigantesca. O ultimo beijo dela, foi o primeiro dele. Quando ele a conheceu, ela sabia tudo sobre quem ele era, porém, quando ela o conheceu, ele já sabia de (quase) tudo sobre ela. Viagens no tempo, certo? Qualquer coisa a mais que eu colocasse seria praticamente dizer tudo sobre ela, então me reservo a dizer que é uma personagem fodona. E ela tem armas! Mesmo o Doctor não aprovando armas. Ela tem armas e é muito sexy com elas!

13Amelia Pond: “A Garota que Esperou

Tão amada quanto Rose Tyler, Amy Pond esperou por 12 anos para que seu amigo de infância voltasse e levasse ela para longe de tudo. Ela queria ver as estrelas, o tempo e o espaço. A primeira companheira do 11º Doctor, Amy, junto de seu noivo/marido Rory, teve diversas aventuras com o Doctor e é a companheira que passou mais tempo com o Doctor, com duas temporadas e meia.

14Rory Willians (Pond): “O Ultimo Centurião

Inicialmente Rory não era lá essas coisas, porém após o final da 5º temporada ele se torna um personagem de extrema importância e se torna um verdadeiro companheiro do Doctor, viajando com Amy pelo tempo e espaço, esperando dois mil anos pela garota que amava e fazendo qualquer coisa para protegê-la.

15Clara Oswin Oswald: “A Garota Impossível

É a nova companheira do Doctor, não se sabe muito sobre ela, apenas que ela existe no futuro, e no passado, e no presente, e que ela já morreu, algumas vezes. Mas diferente das outras companheiras ela desafia o Doctor, ela questiona e principalmente, o surpreende!

Mas não é apenas de amiginhos e companheiras que o Doctor Vive, a cada episódio temos monstros e seres diferentes contra o qual ele deve lutar, porém os mais importantes são:

16

Daleks: “Exterminate!”

Os Daleks são os inimigos mortais do Doctor, mesmo após a Time War alguns conseguiram fugir e recriaram toda a raça, existindo milhares e milhares de Daleks por ai. São criaturas malignas que querem apenas destruir qualquer coisa que não seja um Dalek, porém morrem de medo do Doctor, mas o odeiam…

17Cyberman: “Delete!!”

Vieram de um universo paralelo e são tipo os Daleks, só que são robos com forma humanoide e ao inves de destruir, eles transforma as pessoas em outros Cyberman, ou apenas matam elas mesmo. De qualquer forma eles são malignos, porém não tão legais e malignos quanto os Daleks.

18Weeping Angels

Rápidos assassinos malignos, o toque deles leva a pessoa para um local aleatório do Tempo/Espaço, e assim eles se alimentam de energia temporal. Contudo, eles não podem se mover enquanto alguém está olhando para eles. O que faz com que, ao se moverem, cubram seus olhos com as mãos, para não ocorrer de um olhar diretamente para o outro, assim, ficando presos. Ao cobrirem os olhos parece que estão chorando (Lamentando = Weep) e dai vem seu nome.

19O Master


Um outro Timelord que conseguiu sobreviver a Time War e não ficou preso na bolha temporal. É um louco psicopata que sempre está tentando dominar a Terra/O Universo/O Tempo-Espaço.

E é isso. Se você já conhece a série, fique de olho no site pois em breve estará saindo reviews dos episódios da temporada 7.5, mas se você quiser começar e ainda não tem certeza de onde começar aqui tem uma pequena lista de episódios legais que você pode ver:

201×02: The End of The World: neste episódio o 9º Doctor leva Rose para ver a Destruição da Terra, tem Britney Spears, aliens azuis e Lady Cassanda, a ultima humana viva e também um amor de pessoa! Uma bolinha de luz, alegria e simpatia. S2

1×06: Dalek: introdução dos Daleks na nova série. Simplesmente fantástico, nele vemos um 9º Doctor maligno e sombrio.

222×04: The Girl in the Fireplace: Rose e Mickey (meio que ex-namorado dela) se encontram em uma nave abandonada, enquanto o Doctor tem um breve romance com uma jovem Vitoriana.

242×08/09: The Impossible Planet/The Satan Pit: Rose e o Doctor enfrentam o Demônio! Em um planeta que está prestes a ser engolido por um buraco negro! E eles perderam a Tardis! E ainda tem essa cena X, simplesmente não tem como não amar.

3×10: Blink: A primeira aparição dos Weeping Angels, é o episódio que mais recomendo para saber o que realmente é Doctor Who. Mesmo que o Doctor e Martha mal apareçam no episodio. Ele é sombrio e fantastico.

255×01: The Eleventh Hour: Apresenta bem o Universo de Doctor Who, e os novos personagens, mas ainda assim acho valido dar uma conferida nos anteriores… Mas começar por aqui não tem nenhum problema! Você só vai perder várias pessoas, episódios e lugares incríveis e especiais…

E é isso, crianças! Doctor Who é uma série especial, diferente que qualquer coisa que você já tenha visto e vale a pena das uma conferida, seja baixando, vendo no netflix ou acompanhando pela TV Cultura que em breve estará voltando a exibir a série nova desde a primeira temporada! Até mais!

E sim… I’m back… Mais ou menos, é, estamos vendo isso ai…