Morte do ator Heath Ledger completa cinco anos

Capa da Publicação

Morte do ator Heath Ledger completa cinco anos

Por Felipe Lima

Ledger, morto em 22 de janeiro de 2008 após uma overdose acidental de medicamentos, despontou para a fama com seu papel como o homossexual de O Segredo de Brokeback Mountain (2005), mas sua trajetória já era extensa quando fez esse trabalho polêmico.

Heathcliff Andrew Ledger nasceu no dia 4 de abril de 1979, em Perth, na Austrália. Sua família descende de colonizadores oriundos da Irlanda e da Escócia. Aos 16 anos, saiu de sua cidade natal para morar em Sydney com a intenção de se tornar ator. Os amigos e parentes mais próximos acreditavam que ele tinha mais talento para o esporte, já que era aficionado por hóquei sobre grama, mas ele insistiu na carreira artística.

Participou de algumas séries e de algumas produções independentes australianas. Sua primeira grande oportunidade em Hollywood veio com o filme 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999). Logo depois veio o papel de protagonista na fita australiana Two Hands, dirigida por Gregor Jordan.

Heath consolidou a carreira com filmes como O Patriota (2000), Coração de Cavaleiro (2001), Ned Kelly (2003), O Devorador de Pecados (2003) e Os Irmãos Grimm (2005). Em 2001, ele ganhou o prêmio ShoWest de “Futura Estrela Masculina”, por sua atuação em O Patriota e Coração de Cavaleiro.

Alguns anos depois, o ator se transformou em uma das vítimas preferidas dos paparazzi, após ter cuspido no rosto de um deles. Os fotógrafos “se vingaram” com pistolas de água durante a première de O Segredo de Brokeback Mountain, filme pelo qual recebeu sua única indicação ao Oscar em vida, na categoria de melhor ator. Durante as filmagens do longa, Heath conheceu a atriz Michelle Williams, com quem teve uma filha, Matilda Rose, nascida em 28 de outubro de 2005. O casal terminou o relacionamento em 2007.

O ator foi encontrado morto em seu apartamento na cidade de Nova York no dia 22 de janeiro de 2008, pouco depois de terminar de rodar o filme que o consagraria: Batman – O Cavaleiro das Trevas, segundo longa da trilogia de Christopher Nolan. Ele ganhou um Oscar póstumo pela atuação como Coringa.

Fonte: Terra