Os Vingadores precisam se reunir novamente na Fase 3?

Capa da Publicação

Os Vingadores precisam se reunir novamente na Fase 3?

Por Gus Fiaux

Não é nenhum segredo a maneira com a qual a Marvel Studios opera desde 2008 (data do primeiro Homem de Ferro). O plano desde o inicio e fazer filmes focados em diferentes heróis individualmente e então jogar os heróis em um filme que reúna todos, no caso, Os Vingadores. Eles organizam essas etapas em fase e quando Homem de Ferro 3 estrear daqui a menos de um mês, a Fase 2 terá oficialmente começado e só terminará em 2015 com Os Vingadores 2, embora, no mesmo ano a Fase 3 já inicie a todo o vapor com Homem-Formiga. Ao mesmo tempo, já estaremos 7 anos adentro do Universo Cinematográfico da Marvel e pode ser o momento do estúdio reformular sua maneira de fazer filmes solo.

FmHC0Nk

E, quando a Fase 3 estiver já se iniciando, espere ver a mesma fórmula usada pela Marvel Studios em outros estúdios, como Fox, Sony e Warner Bros. No inicio, na Fase 1, fomos apresentados a esse universo com Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América – O Primeiro Vingador antes dos Heróis Mais Poderosos da Terra se reunirem na terceira maior bilheteria de 2012,  Os Vingadores. Na Fase 2, teremos Homem de Ferro 3, Thor – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal Guardiões das Galáxias antes da próxima super-reunião, Vingadores 2. Se você manteve-se atento a contas, na Fase 1 tivemos 5 filmes “conduítes” que levaram a grande reunião, e na Fase 2, teremos 4. Com Homem-Formiga já confirmado na Fase 3, e Doutor Estranho sendo alvo de grandes rumores, quantos outros filmes solo ou não serão necessários até nossos heróis se juntarem de novo na terceira era cinematográfica da Marvel Studios?

“O desenvolvimento da Fase 3 é bem adiantado” – Disse o diretor da Marvel Studios, Kevin Feige numa recente entrevista, e disse também que os fãs iriam ver rostos bem familiares na Fase 3, embora a prioridade seja filmes de heróis nunca vistos. Quanto ao fato de que veríamos rostos familiares, independente de ser nos quadrinhos ou nos filmes, Thor, Capitão América e Homem de Ferro são os principais pilares do Universo Marvel, mas será que a indicação de Feige é na verdade, uma pista que um ou mais do trio receba outro filme solo na Fase 3? Se sim, ficaria muito mais fácil preencher as lacunas restantes dos filmes de tal fase. Porém, isso não deixa muito espaço para outros personagens como Pantera Negra, Luke Cage, Punho de Ferro Miss Marvel em filmes solo, especialmente se você leva em consideração que há 4-5 filmes por fase. Teorizando tudo, temos:

2015 – Homem Formiga

2016 – Dr. Estranho

2016 – Thor 3

2017 – Filme Indefinido

2017 – Capitão América 3

2018 – Vingadores 3

Novamente, isso é apenas uma especulação baseada em filmes anteriores da Marvel Studios, mas é muito provável que a Fase 3 siga o roteiro pre-estabelecido acima. O que o Filme Indefinido poderia se tornar? Talvez um filme do Hulk, do Pantera Negra, ou até mesmo dos Heróis de Aluguel. Independente disso, é quase garantido que veremos outros heróis menores fazendo pontas menores ainda em algum dos filmes citados, assim como veremos o Falcão em Capitão América 2, e é muito provável que o mesmo esteja em Vingadores 2, mas será que seria bom o mesmo tipo de introdução para personagens como o Pantera Negra  ou até mesmo Namor – O Príncipe Submarino? Os fãs estão aceitando melhor essa introdução do Falcão por ele sempre ter sido mais um ajudante do que herói independente, mas um herói propriamente dito, como os dois citados acima não podem simplesmente se segurar nos filmes-solos de outros heróis. Há também um grande contingente de fãs da Miss Marvel que pensa o mesmo sobre a heroína. Então qual seria a estratégia da Marvel Studios para manter os fãs entretidos ao mesmo tempo mantendo a média numérica de filmes? Algo radical, que provavelmente significaria esquecer um pouco os filmes de reunião de super-heróis, apesar deles serem eventualmente os marcos de onde uma Fase começa e outra termina.

45sAFL5

Desde sua origem, a Marvel Studios vem trabalhando em cima de surpresas, mantendo os fãs zumbindo e interligando cada história a partir de um ponto comum. Começou com a SHIELD e os agentes Coulson Nick Fury, e agora é a vez de Thanos. Mas as cenas pós-crédito ligando um filme a franquia já não são surpresas, e sim coisas esperadas. Quando a Fase 3 chegar, talvez seja hora de inovação. Talvez o Homem-Formiga seja o elo entre os filmes de tal fase. Foi um filme que não poderia ter se mantido nas duas primeiras fases, mas talvez sua confirmação seja mais que um simples avanço? Talvez seja o sinal da quebra da tradição e o inicio de algo surpreendente e novo. Como o dito acima, quando Homem-Formiga estiver nas telonas, outros estúdios já terão pego emprestado a Fórmula Marvel de fazer filmes e sempre foi parte da estratégia do grupo Marvel tentar algo novo quando as editoras e estúdios rivais começam a se apoiar em uma ideia que funciona. Talvez, as outras editoras, ao invés de filmes de reunião, peguem emprestado algumas páginas dos quadrinhos e acabem fazendo coisas até então chocantes. Imagine a Warner/DC anunciando, por exemplo, A Morte do Superman? É por causa disso que já há fortes indícios que o relógio da morte esteja acelerando sua contagem para o Capitão América, vivido por Chris Evans, por exemplo. E não vamos esquecer da grande oportunidade representada pelo episódio piloto da minissérie da S.H.I.E.L.D. Se for bem-aproveitada a ideia, podemos esperar a Marvel dominando não só os quadrinhos e cinemas, mas também as séries de TV live-action, estendendo-se em diversos rumos (como as séries CSI e Law & Order, que possuem várias séries derivadas). E talvez pode até ser cedo (e estranho) para dar essa ideia, mas e se a Marvel reproduzisse na TV os filmes refeitos do jeito “What If…”, ou, para os leigos, “E se…”, que nada mais é uma maneira de recontar histórias mas modificando elementos dela. Por exemplo, um “E se Tony não tivesse salvado Pepper Potts?”, ou um “E se Bucky Barnes não tivesse caído do trem?”. As possibilidades e oportunidades são infinitas, e um estúdio que as tem, tem uma mina de ouro nas mãos.

cKxCoq0

Na verdade, é quase impossível prever quais surpresas esperam por nós na Fase 2, que dirá na Fase 3, mas é algo muito bom de se debater. E vocês, acham necessário outro Vingadores na Fase 3? Comentem e exponham suas ideias!