Rorschach – Conheça o Personagem

Capa da Publicação

Rorschach – Conheça o Personagem

Por Gus Fiaux

Rorschach foi criado por Alan Moore (V for Vendetta, The Killing Joke) e Dave Gibbons (Green Lantern Corps), na aclamada série “Watchmen”, no ano de 1986, já aparecendo na primeira revista, como parte da trama central. Rorschac, alterego de Walter Joseph Kovacs é um excelente lutador corpo-a-corpo, detetive e especialista em vários tipos de armas.

Rorschach é filho de Sylvia Kovacs, uma prostituta e de um de seus clientes, conhecido apenas como “Charlie”. Por causa da fama de sua mãe, Walter constantemente sofria bullying, até que, com 10 anos se envolveu numa briga absurdamente violenta, cegando um menino e arrancando com a boca parte do dedo de outro garoto. Ele foi mandado para uma casa de recuperação de menores, onde viveu até 1956, passando a melhorar nos estudos e se tornando um excelente lutador e ginasta.

Após deixar a casa de recuperação, Walter passou a trabalhar como costureiro em uma loja de roupas femininas. Uma vez, uma moça rejeitou um dos vestidos costurados por ele, e foi desse vestido que ele retirou a ideia do tecido necessário para sua máscara. Depois de anos, ao comprar um jornal, ele ficou sabendo do estupro e assassinato de Kitty Genovese, a mesma mulher que havia rejeitado o vestido. Envergonhado com a atitude das pessoas perante o fato, Kovacs retornou para sua casa e começou a costurar sua máscara, que segundo ele, era o rosto que ele suportaria ver no espelho. A máscara possuía uma característica única, baseada no corpo do Dr. Manhattan, que fazia com que fluidos viscosos depositados entre as camadas de látex, sensitivos a mudanças de temperatura e pressão, alterando as marcas em sua máscara sem que o fluído se misturasse com o tecido.

Kovacs se tornou um vigilante, adotando a alcunha de Rorschach, e fez durante um bom tempo, parceria com o segundo Coruja, nessa época, ele deixava os criminosos vivos, para que a polícia pudesse prendê-los.

watchmenart-rorschachEm 1975, ao investigar o sequestro de uma menina que ele prometeu aos pais trazer viva, Rorschach parou em uma loja de vestidos abandonados, onde encontrou a calcinha da menina e cachorros roendo ossos humanos. Então Rorschach matou os cães com um facão de cozinha e esperou a chegada do ocupante da casa, Gerald Grice. Quando o mesmo chegou em casa, Rorschach o surpreendeu jogando encima dele seus cachorros mortos e o matando em seguida, apesar do mesmo dizer que não estava envolvido no sequestro.

Em 1985, um pouco depois da lei Keene (que proibia a existência de vigilantes) entrar em vigor, Rorschach passa a ser o último vigilante fora-da-lei existente.

Ele passa a investigar o assassinato do Comediante, outro vigilante que já tinha se “aposentado” no tempo da lei Keene. Ele procura ajuda com o Coruja, Dr. Manhattan e a Espectral II, crente que há algum plano de conspiração com os heróis, desde o assassinato do Comediante e a tentativa de assassinato do Ozymandias, outro ex-vigilante, mas ninguém dá atenção, então ele vai atrás de Moloch, um antigo vilão, um dos últimos que teve contato com o Comediante ainda vivo, e o mesmo faz uma armadilha com a polícia. Rorschach acaba preso e se envolve em tratamentos psiquiátricos e brigas violentas na prisão. Dr Manhattan nesse meio tempo é exilado em Marte.

A Espectral II e o Coruja se reúnem e libertam Rorschach em meio a uma rebelião, onde Kovacs consegue se vingar de alguns de seus inimigos. Dr Manhattan volta para a Terra e leva Espectral para Marte com ele. Enquanto isso, Rorschach e o Coruja começam a investigar alguns fatos e acabam partindo para a fortaleza de Ozymandias, na Antártida, e descobrem que ele era o culpado pela morte do Comediante e exílio do Dr. Manhattan, e além disso, ele estava envolvido numa trama para que o mundo esquecesse a guerra iminente (afinal, era o inicio da crise dos mísseis da Guerra Fria), e para que isso aconteça, ocorrem explosões em locais importantes, provocando a morte de milhões de pessoas. (Aqui é algo complicado de se explicar claramente, pois esse plano nas HQs era baseado num evento que seria forçado a parecer uma invasão extraterrestre, e no filme, o plano todo gira em volta do exílio do Dr. Manhattan). Rorschach indignado pretende voltar a América e contar a todos que o culpado pelas mortes é Ozymandias, porém, o Dr Manhattan, vendo que o plano de Ozymandias era necessário, impede Rorschach de ir.

Então em um último momento heroico, Rorschach grita para Dr. Manhattan, ordenando que ele o matasse, e é o que acontece, Dr. Manhattan explode o corpo de Kovacs de dentro para fora, numa cena presenciada pelo Coruja.

020209-portraits01-big

Sobre o Personagem:

– Rorschach é baseado em outro personagem da DC Comics, o Questão

– O nome Rorschach vem do Teste de Rorschach, um teste psiquiátrico onde o paciente olha uma figura simétrica e precisa dizer o que tal figura significa para ele (em referência a máscara).

– Rorschach é interpretado por Jackie Earle Haley na adaptação cinematográfica Watchmen, de Zack Snyder. O filho de Zach, Eli Snyder faz o papel de Walter criança, nos flashbacks

– Ele e o Coruja são os personagens jogáveis em “Watchmen: The End is Nigh Part I & II” , ambas para PS3, XBox 360 e PC

– Rorschach é considerado o 16º maior herói de todos os tempos, segundo o site IGN, e 6º melhor personagem de quadrinhos de todos os tempos, segundo a revista Wizard