Tartarugas Ninjas – Minissérie com produção brasileira começa a sair nos EUA

Capa da Publicação

Tartarugas Ninjas – Minissérie com produção brasileira começa a sair nos EUA

Por Felipe Lima

Mateus Santolouco, desenhista que já trabalhou para DC, Marvel, Boom! Studios e faz parte do coletivo Mondo Urbano, é o responsável tanto pelo roteiro quanto pelos desenhos da nova HQ das Tartarugas.

“No início de 2011, acordei uma manhã decidido a fazer uma ilustração das Tartarugas. Antes que eu pudesse começar, o Rafael Grampá me ligou perguntando se eu gostava das personagens, dizendo que tinha conversado com um editor da IDW que gostava do meu trabalho, estava procurando um artista para a nova série delas, e que e tinha pensado em me indicar”, explica Santolouco em conversa por e-mail. “Obviamente aceitei o convite para ser apresentado ao editor, mas, como tudo aquilo parecia coincidência demais, assim que ele entrou em contato comigo falei que não queria só desenhar, mas também escrever”.

De dois anos para cá, Santolouco enviou uma proposta para assumir a série principal das Tartarugas – que perdeu para Kevin Eastman, co-criador das personagens – “não posso dizer que fiquei feliz, mas perder pro criador das Tartarugas foi algo bem legal” – e colaborou em uma edição da série, até que, enfim, veio o convite para a minissérie.

“Poucas semanas depois chega um e-mail da Karen Berger propondo o Dial H. Segui o final de 2011 e primeira metade de 2012 trabalhando em paralelo na Dial H e na proposta para a minissérie das Tartarugas”, explica o desenhista. Ele negou o convite para continuar na série da DC Comics para honrar o compromisso com a IDW.

Santolouco assina o roteiro junto ao norte-americano Erik Burnham, que colabora principalmente para os diálogos soarem melhor no inglês. Mas as cores, por exemplo, são feitas no Brasil – por João “Azeitona” Vieira, também de Porto Alegre. Rafael Grampá assina uma capa alternativa na primeira edição.