Ultimate Comics: X-Men

Capa da Publicação

Ultimate Comics: X-Men

Por Leo Gravena

“Meu nome é Kitty Pryde. Eu tenho dezesseis anos, e essa é a história de como me tornei a mais temida e odiada terrorista dos estados unidos. Mas as coisas mudam, certo?”

X4O universo Ultimate é um universo alternativo da Marvel, com vários títulos, porém uma história mais separada, sem muitos crossovers e eventos gigantescos como no universo principal (conhecido por Universo 616), o universo Ultimate é amado por uns, já que é muito mais fácil de o ler, porém odiado por outros, que não gostam do ar mais… Sombrio das tramas. O universo Ultimate foi lançado em 2000 e ganhou o numero de Universo-1610, a linha teve quatro revistas, Ultimate X-Men, Homem Aranha, Quarteto Fantástico e Ultimates (a versão desse Universo dos Vingadores) entre outros títulos que foram lançados e cancelados.

Contudo, o Universo Ultimate recebeu uma reformulação em 2009, com a Saga Ultimatum, nela diversos heróis morreram (Wolverine, Thor, Ciclope, Magneto, Demolidor, Doutor Estranho, Professor X e muitos outros) e assim começou uma trama ainda mais sombria e violenta da que já havia sido apresentada anteriormente. Porém vou falar apenas de X-Men aqui, ou o que sobrou dos X-Men…

A trama começa com Kitty Pryde, Bobby Drake e Jhonny Storm nos antigos tuneis dos Morlocks, se escondendo dos Sentinelas. Logo Vampira entra no grupo e mais tarde Jimmy Hudson, filho de Wolverine. Os cinco lutam contra Sentinelas, um pastor Fanático que odeia os mutantes e o governo dos Estados Unidos que declarou que qualquer mutante visto usando suas habilidades pode ser considerado uma ameaça e qualquer um pode atirar, para matar. E o grupo luta contra tudo isso, ao mesmo tempo! E como se tudo isso já não fosse o bastante as coisas pioram quando eles resgatam diversas crianças mutantes e as levam para os tuneis, e em seguida o governo revela que os Mutantes não são “o próximo passo da evolução” como costumavam dizer, mas sim experiências criadas pelo Estados Unidos e Canadá.

Kitty, Homem de Gelo, Tocha Humana, Vampira e Jimmy saem e lutam contra os sentinelas na calada da noite, eles decidem levar sua luta para o sul, já que após a morte do Pastor Stryker, eles descobrem que ele era um mutante e sua mente, e ódio, foi passado para a mente dos Sentinelas, que agora tem sua base no Texas. O grupo decide cruzar o pais até chegarem a base dos sentinelas e lutar por seus direitos, menos Jhonny, que não se considera um mutante e decide ficar em Nova York cuidando das crianças.

X5Enquanto essa trama se desenrola temos Tempestade e Colossus, presos em um acampamento mutante, que na verdade é muito semelhante a um campo de Concentração, após o anuncio do Presidente sobre os mutantes, Ororo lidera uma rebelião e destrói o acampamento. Além disso vemos várias vezes Kary Grant, nova identidade de Jean Grey, que esta muito interessada em Kitty e suas ações, porém ainda não está muito certo, para mim, de que lado ela está, ou o que está fazendo…

A trama da uma virada incrível quando Brian Wood assume como escritor após a edição 13, a partir deste momento é que vemos Kitty aceitando seu papel de líder e deixando de ser uma garota mutante e cada vez mais se tornando uma X-Men, ou a líder dos X-Men. O interessante é que os dois lados da discussão estão mortos, não existe mais Xavier dizendo que Mutantes e humanos devem viver em paz, ou Magneto insistindo que os Mutantes são superiores. Durante todo Ultimate X-Men os mutantes restantes lutam por suas vidas, não por suas filosofias, e isso eixa tudo muito amis interessante.

Após chegar ao Texas, Kitty encontra vários mutantes se escondendo e recebe a ajuda de Nick Fury para se tornar uma líder, e essa é uma das melhores tramas apresentadas agora (talvez perdendo apenas para Reservation X, que ainda está sendo lançada). Kitty mostra cada vez mais que é uma líder, que ela pode vencer todas as circunstancias e que acima de tudo, ela pode ajudar os mutantes que restaram! A trama tem uma conclusão fantástica, a luta do grupo de mutantes de Kitty contra o exercito de Sentinelas é fantástica.

X3Kitty Pryde lutou contra todas as possibilidades, perdeu amigos e amores no caminho, fez coisas erradas, fez coisas certas e com o tempo aprender a ser a Líder que os mutantes precisavam. Porém sua luta não estava no fim, ainda haviam dois desafios a ser enfrentados, desafios que Kitty sequer imaginava enfrentar quando iniciou sua jornada. Primeiro uma cura para os mutantes é descoberta, se o mutante irá ou não toma-la é sua decisão… Apenas cerca de vinte mutantes decidem continuar como são nos Estados Unidos. Após isso Kitty Pryde tem uma reunião com o Presidente Capitão América, ele pretende colocar os vinte mutantes restantes em acampamentos, para sua “segurança”. Porém ele e Kitty chegam a um acordo, os mutantes serão levados para um pequeno pedaço de terra que será considerado um pais independente.

Esse é apenas o começo da história de Kitty Pryde, que há anos vem sendo negligenciada no universo 616, e teve, no universo Ultimate, o destaque que merece. A trama Reservation X está ainda sendo publicada nos EUA, porém assim que for concluída irei fazer um texto falando dela, afinal, é um o melhor arco que já vi em um quadrinho ultimamente. O Conflito entre Match 2 e Kitty é fantástico, as intrigas politicas, as traições, os diálogos, a diferença que uma arma faz! Tudo isso mostra o quanto Wood sabe trabalhar bem seus personagens e tramas.

Se você gosta das histórias dos mutantes, porém acha o Universo 616 muito confuso e complicado, e procura uma história boa, interessantes, bem escrita e acima de tudo, tensa e sombria, de uma chance ao “novo” universo Ultimate, você não irá se arrepender.