X-Factor: Investigações

Capa da Publicação

X-Factor: Investigações

Por Leo Gravena

O Fator X é o inesperado, você jamais esperaria o que ele pode trazer, e surpreender e renovar sempre foi o principal objetivo de X-Factor. Pegando vários personagens “jogados” e negligenciados e os transformando em personagens fortes e interessantes, Peter David consegue nos fazer importar com eles e os surpreender com as frequentes reviravoltas e mudanças de jogo na trama.

X-Factor também é toda trabalhada naquele ar noir, de antigos filmes policiais, com o ambiente urbano corrupto e com pessoas moralmente ambíguas, crimes, assassinatos e vez ou outra temos aquela Femme Fatalle que entra na sala e todos param para olhar. Porém, mesmo com todos esses pontos X-Factor está longe de sequer ser considerado um clichê, mesmo que tenha uma agencia de detetives e lembre bastante o ritmo de algumas séries procedurais… Sempre há algo por trás, um motivo oculto e algo para ser descoberto.

A trama se inicia após a Minissérie “Dinastia M” e o arco “Dizimação”, onde Madrox decide formar uma agencia de investigações para ajudar mutantes e assuntos relacionados a mutantes, após ficar milionário sendo o vencedor de um programa de perguntas e respostas ao estilo de “Quero Ser Milionário”.

X1

Mas antes de tudo, vamos começar pelos diversos personagens que fazem e fizeram parte desta equipe:

01Jamie Madrox
Habilidade: Multiplicação

Conhecido por “Homem-Múltiplo”, Madrox é o líder do grupo e decide abrir a agencia em um bairro de NY conhecido por “Cidade Mutante”, ele inicialmente tem um romance com Syrin, chegando a ter um filho com ela e pedi-la em casamento, a coisa não deu muito certo e viu que realmente amava a Layla Miller, chegando a se casar com a moça vinda do futuro.

Guido Carosella02
Habilidade:
Super Força

Conhecido por “Fortão”, ou Strong Guy, Guido é o melhor amigo de Madrox que prontamente aceita sua oferta de formar uma agencia para ajudar antigos e atuais mutantes. É desajeitado e sensível, além de ter uma queda por Monet.

03Rahne Sinclair
Habilidade:
Transforma-se em um Lobo, preferindo ficar em uma forma semelhante à de um lobisomem.

Rahne, ou Lupina, é o coração do grupo, é uma mulher religiosa e que acredita que pode fazer as coisas realmente boas se dedicar-se o suficiente. Prefere sempre ficar em uma forma não totalmente de lobo, já que quando chega a esse estado é muito fácil para ela ficar agressiva e não conseguir se controlar.

Siryn04
Habilidades:
Grito Sônico, Voo e consegue alterar as ondas sonoras emitidas.

Theresa Cassidy é filha do falecido X-Men, Banshee, possui as mesmas habilidades do pai. Teve um romance de longa data com uma das copias de Madrox e se envolve com o verdadeiro após entrar no time, normalmente é lembrada por ser uma das paixões de Deadpool.

05Monet Ivette Clarissa Maria Therese St. Croix  
Habilidades: Mente Semi-Cibernética e inteligência acima do normal (que a faz sempre querer saber mais e ter fácil compreensão de qualquer coisa e ela pode criar equipamentos tecnológicos rapidamente); Telepata (mas não qualquer uma, ela consegue enganar até os maiores telepatas, ficando “invisível” a eles), Super- força, voo, alta resistência, ossos indestrutíveis, imunidade a diversos tipos de doenças, alta velocidade, consegue enxergar no escuro e beleza corporal e facial.

Monet, ou simplesmente M, é conhecida por ser a “Mutante Perfeita” devido as suas diversas habilidades. E ela não esconde isso de ninguém. Meio nervosinha e minha favorita do grupo, filha de um embaixador e extremamente inteligente, ninguém quer ter Monet como inimiga.

Rictor06
Habilidade:
Liberta Energia Sísmica, havia perdido sua habilidade após o Dia M, porém a Feiticeira Escarlate os restaurou em um crossover com A Cruzada das Crianças.

Rictor sempre foi um personagem de apoio até chegar a X-Factor: Investigations, onde finalmente teve um destaque maior, que somente aumentou após engatar um romance com o colega de equipe Shatterstar, criando um triangulo amoroso bem confuso entre o casal gay e Rahne.

07Layla Miller        
Habilidade:
Traz os mortos de volta a vida, porém sem alma.

Layla Miller, que mais tarde passou a adotar o codinome de Borboleta, era uma jovem que misteriosamente apareceu na saga Dinastia M, após isso apareceu na porta do X-Factor dizendo “saber das coisas”, salvando a equipe diversas vezes, em um crossover com “Complexo de Messias” ela fica presa no futuro e volta mais velha cerca de 10 edições depois.

Darwin08
Habilidade: Evolução Reativa.

Junta-se a Equipe junto de Longshot, não é um membro realmente ativo e importante do time até seu encontro com a deusa da Morte Hela, onde ele acaba virando a morte para sobreviver ao ataque da Deusa. Ele sai da equipe depois disso, porém sempre volta fazendo breves aparições.

09Longshot
Habilidades: Sorte, Manipulação de Probabilidade, Psicometria, Super Agilidade e Sistema de Regeneração Acelerado.

Longshot entrou para o grupo e ali continuou, até hoje é um importante membro do grupo principalmente pelo fato de conseguir fazer leituras de objetos, conseguindo saber seu passado, habilidade muito útil para uma agencia de detetives.

10
Shatterstar

Habilidades: Sentidos e Habilidades Físicas Super-humanas, Sistema de Regeneração Acelerado, Cognição melhorada, Consegue criar ondas de choque e libera-las através de suas espadas e criar portais transportadores.

Irmão de Longshot, Shatterstar inicialmente apareceu como um vilão, tentando matar Rictor, Strong Guy e uma copia de Madrox, porém logo descobriram que ele estava sendo controlado por Cortex, após isso ele decide entrar para a equipe e engatar em um relacionamento com Rictor.

11Pip, O Troll      
Habilidades:
Teletransporte e forca sobre-humana.

Após ser salvo pelo X-Factor de Hela, decidiu se juntar a equipe e desde então é uma parte importante da equipe… Mesmo que nem todos saibam…

Polaris12
Habilidade: Controle de Energia Eletromagnética.

Lorna, uma das filhas de Magneto junta-se a equipe a pedido de Wolverine após a aparente morte de Madrox, para junto de Alex serem os lideres do time. Mas o que parecia apenas um trabalho se torna algo mais e ela passa a realmente gostar do X-Factor e das pessoas ali, decidindo continuar na equipe após Destrutor decidir abandona-la.

13Destrutor
Habilidades:
Absolver e Gerar Energia Cósmica e Lançar Rajadas de energia.

Alex Summers entra para o X-Factor a pedido de Wolverine para ser o novo líder da equipe, porém não dura muito após a ressurreição de Madrox e decide sair da equipe, já que não se sentia conectado a eles como uma família…

Atualmente (edição 245+) a equipe consiste de Layla, Longshot, M, Madrox, Pip, Polaris, Rictor e Shatterstar, porém antigos e novos membros sempre estão indo e vindo… Agora vamos falar dos assuntos mais interessantes e polêmicos que já passaram pelas paginas de X-Factor (sim, S&M também está incluso!), para você que ainda não leu mas se interessou, ou que já eu, mas foi a tanto tempo que sequer se lembra…

1º – Os vários Crossovers interferem na leitura?             
X-Factor tem vários Crossovers, com as tramas de Decimação, Guerra Civil, Invasão Secreta, Segundo Advento, Complexo de Messias e até mesmo com o Quarteto Fantástico! Mas tendo apenas um básico conhecimento do que aconteceu nessas tramas já é amis do que o suficiente, a verdade é que X-Factor é sempre bem “fechada” em sua trama, a verdade é que parece que esses Crossovers são mais forçados pela Marvel e se fosse por Peter David ele faria uma história totalmente separada, como está fazendo desde a edição 200.

2º – Da edição 50 para… 200?X3
Sim, isso é um pouco confuso para quem vê as capas da Revista, mas é algo bem simples, este é o 3º Volume de X-Factor, e a Marvel achou melhor voltar com a numeração original (para dar mais presença). O Volume 2 havia acabado na edição 149, que junto das 50 já publicadas levaram a edição 200.

3º – Layla era uma criança e ai virou uma adulta? Como?             
Layla Miller foi uma importante peça na trama de Dinastia M, mas lá ela apenas uma garota de 12 anos, acho que menos, porém em Complexo de Messias ela, junto de uma copia do Madrox acabou sendo levada para o Futuro (O mesmo do qual veio o Bishop, por isso o M em seu rosto), e acabou voltando algumas edições depois, se tornou, brevemente, uma aprendiz do Dr. Destino e voltou para a equipe após isso.

X44º Rictor e… Shatterstar?           
Sim, X-Factor tem um casal gay… E dai? Bem, tecnicamente, por muito tempo não os considerei realmente um casal, era mais como se Rictor fosse um “guia” para Shatterstar, que veio do Mojoverso (uma mistura de Jogos Vorazes + Big Brother + Mortal Kombat), apenas recentemente que eles passaram a realmente se portar como um casal, mas X-Factor tem alguns casais e eles são apenas mais um deles, porém todo o desenvolvimento deles rendeu a Peter David um GLAAD Award, um prêmio dado a bons personagens, histórias e outras coisas relacionadas a assuntos LGBT.

5º Onde Posso Ler?       
Sim, normalmente essa é uma pergunta que venho recebendo nas reviews e aqui a dica, na internet se acha para baixar esses quadrinhos ilegalmente de forma fácil e rápida, principalmente através dos cada vez mais populares Torrent, porém nas lojas da Panini e da Marvel você encontra eles para serem comprados tão facilmente quanto. Mas se você gosta de ler no papel, as aventuras do X-Factor: Investigações vem sendo publicada na “X-Men Extra”, apenas espero que com as promessas da Panini de dar mais atenção a seus quadrinhos e não atrasar tanto assim a publicação das histórias…

X2

X-Factor é sem duvidas um ótimo titulo mutante, para quem procura uma boa leitura para se distrair e gosta das histórias mutantes é um prato cheio! As tramas são acima de tudo divertidas e intrigantes, tem ótimos momentos mais dramáticos e acima de tudo, consegue fazer incríveis cenas de ação. Sem duvidas vale a pena dar uma chance!

E você? Já leu? Pretende Ler? Comente abaixo sobre o que acha dessa equipe que acima de tudo, sabe surpreender!