Analisando a participação da série dos X-Men nas novas Guerras Secretas da Marvel!

Capa da Publicação

Analisando a participação da série dos X-Men nas novas Guerras Secretas da Marvel!

Por Gus Fiaux

Na semana passada, descobrimos a função de cada teaser. Eles são referentes aos mundos que irão colidir durante o evento das Guerras Secretas para formar o Mundo de Batalha, o planeta que será cenário do grande conflito.

Agora, vamos analisar passo a passo do que foi um dos teasers mais misteriosos revelados: Os X-Men de 92.

O que foi? Uma série animada lançada em 1992 que trazia uma versão modificada da equipe azul dos X-Men da época, deixando de lado Psylocke e trazendo Tempestade e Jean Grey. A série que foi ao ar pela Fox Kids narrava grandes arcos dos X-Men, como A Saga da Fênix Negra e Dias de um Futuro Esquecido.

Foi bom? Foi espetacular, sendo talvez a melhor adaptação de quadrinhos da Marvel para as telinhas. Dois meses antes da estreia da série, a Fox Kids também lançava a série animada do Batman, a série cujo estilo simples de animação iria revolucionar a maneira como as animações televisivas ocidentais eram feitas. X-Men esteve perto demais para pegar essa onda, e em vez disso trazia personagens com traços muito trabalhados que sempre mudavam durante cada episódio, chegando a ter uma repaginada total na última temporada. Mas nada que atrapalhasse o andamento da história magnífica.

O interessante era a maneira como a história era contada, de modo que sempre se fazia presente o drama inerente aos personagens das HQs, utilizando de uma longa e complexa temporada para narrar arcos inteiros. Desse modo, a primeira temporada foi completamente destinada aos sentinelas, e a segunda trouxe a Saga da Fênix Negra.

Mortes significantes: A morte não foi algo esquecido das HQs, e vários personagens deixaram de existir para que a série continuasse tendo seu tom e seu drama necessário. Logo nos primeiros episódios, tivemos a “morte” de Morfo, um personagem criado especificamente para a série. Enquanto seria revelado depois que o personagem tinha sobrevivido, a morte foi marcante e ajudou a estabelecer vários conflitos internos da equipe.

Jean Grey tem outra “morte” extremamente marcante durante a Saga da Fênix Negra (apesar de, para amenizar, não cometer suicídio como nas HQs.) O grande problema veio por parte da emissora, que para minimizar o impacto, exibiu os episódios fora de ordem. Havia, logo após sua morte, um episódio feito exclusivamente para que Scott lamentasse o evento. Entretanto, a Fox resolveu lançar em seguida o seu retorno, como se nada tivesse acontecido, e deixar esse episódio para a terceira temporada, confundindo o público.

Consequências no universo Marvel: Por ser uma série, isso não teve grande impacto nos quadrinhos, apesar de toda a equipe dos X-Men se adaptar mais àquela mostrada no desenho. Entretanto, trouxe aos X-Men uma geração inteiramente nova de fãs, e fez dos personagens principais – Scott, Logan, Jean, Gambit, Vampira, Tempestade, Fera, Professor X, e principalmente, Jubileu, os mais amados da equipe por um bom tempo.

x-men-92-111328

O teaser: O teaser simplesmente traz a maior parte da equipe da série. Achamos que isso será um local do planeta onde o sonho dos anos 90 ainda está vivo.

X-Men ’92 #1 está marcado para estrear no verão americano de 2015. Guerras Secretas começam em maio.

Fonte: CB