Doutor Estranho – Tilda Swinton comenta polêmica envolvendo seu personagem!

Capa da Publicação

Doutor Estranho – Tilda Swinton comenta polêmica envolvendo seu personagem!

Por Felipe de Lima

Nos quadrinhos, o Ancião é um velho homem asiático, que usa suas habilidades de Mago Supremo para ensinar o Doutor Estranho e consequentemente passar o manto. No filme, o personagem será interpretado por Tilda Swinton, uma mulher branca. Não demorou muito para que a Marvel fosse acusada de “whitewashing”, um termo utilizado quando um estúdio opta por mudar etnia de um personagem para que o mesmo possa ser interpretado por um ator branco.

O Presidente da Marvel, Kevin Feige, já havia comentado o caso ao afirmar que o Ancião é “na verdade um manto e não uma pessoa específica.” Já o diretor Scott Derrickson disse que usou “a oportunidade para colocar uma atriz incrível em um papel originalmente masculino,” citando o estereótipo racial do personagem, e o clima político em torno do Tibet.

Em entrevista com o Den of Geek, Tilda Swinton revelou porque aceitou um papel que poderia gerar tantas discussões. “O roteiro que eu li nunca disse para que eu interpretasse um homem asiático,” revelou a atriz. “Isso nunca esteve em questão quando me chamaram para fazê-lo. Tudo isso será revelado quando você assistir ao filme, eu acho. Existem bons motivos para que a gente se sinta muito confortável e confiante com as decisões tomadas”. De acordo com a atriz, o filme vai explicar sua escalação, e ela está animada para assisti-lo. “Nós estamos realmente confiantes com o filme, eu me incluo nisso,” disse ela. “Eu estou muito animada para ser o que será feito com o que nós fizemos. Foi muito bom participar”.

Doutor Estranho estreia no dia 03 de Novembro deste ano!