Netflix desmente índices de audiência divulgados!

Capa da Publicação

Netflix desmente índices de audiência divulgados!

Por Márcio Jangarélli

Por ser um serviço de streaming, medir os índices de audiência da Netflix por uma empresa independente, como é feito no caso das redes de televisão, é mais complicado. A empresa faz silêncio sobre a quantidade de pessoas que assistem seus programas, porém, recentemente, em uma pesquisa feita pela equipe NBC/Universal, foram divulgados índices de audiência aproximados para várias séries originais da empresa de streaming. Uma delas, Jessica Jones, que, supostamente, teria atingido 4,8 milhões de espectadores na idade de 18-49 anos.

Isso não foi bem visto pela Netflix e o chefe de conteúdo da companhia, Ted Sarandos, respondeu de volta. “Tenho algumas perguntas me incomodando”, começou ele (via Entertainment Weekly). “A primeira é porque a NBC usa seu próprio horário de almoço para falar sobre a nossa audiência. Talvez porque seja mais divertido do que falar sobre a audiência deles. A segunda pergunta é, qual foi a metodologia utilizada como medida? O próprio resultado não reflete nenhum dos nossos parâmetros de pesquisa. Isso pode significar que a ideia de 18-49 anos é insignificante para nós. Eu não posso nem dizer quantos usuários de 18-49 anos nós temos. Nós não rastreamos eles. É um tipo de parâmetro que não significa nada para nós. Eu não sei nem porque alguém gastou tanto tempo e energia para dar um resultado tão impreciso. Eu não entendo a metodologia deles. Os resultados não refletem em nada o que nós medimos”.

Sarandos acredita que as redes tradicionais focam demais nos índices de semana a semana, o que pode comprometer a qualidade do produto. “Existe uma inclinação natural para dizer: Perto desse programa, esse outro é um fracasso”, ele disse. “Isso coloca muita pressão em cima do talento, coisa que nós não queremos… Se nós seguirmos essa queda de braço semanal por fazer índices tão abertos, nós teremos os mesmos resultados que a televisão tradicional, o que eu acho bem negativo para a qualidade dos programas”.

A segunda temporada do Demolidor estreia pelo Netflix em 18 de Março e Jessica Jones teve sua segunda temporada confirmada, prevista para o segundo semestre deste ou inicio do próximo ano.

Fonte: ComicBook