Agentes da S.H.I.E.L.D.: 4.10 – O segredo do Patriota é revelado!

Capa da Publicação

Agentes da S.H.I.E.L.D.: 4.10 – O segredo do Patriota é revelado!

Por Gus Fiaux

Em “The Patriot”, décimo episódio da elogiadíssima quarta temporada da série, logo após a derrota de AIDA – ou melhor, do primeiro modelo da MVA –, Dayse Johnson (mais conhecida como Tremor) é reapresentada ao público em uma cerimônia pública, também para aumentar a popularidade do atual diretor da SHIELD, Jeffrey Mace, o Patriota.

Tudo começa a dar errado quando um atentado terrorista contra a vida do diretor é realizado. Preparando um plano de escape, Mace se junta a Mack e Coulson para evitar outro ataque, ao mesmo tempo que leva consigo um agente carregando uma misteriosa maleta. As coisas só pioram quando o Quinjet onde eles estão é atacado, deixando alguns agentes mortos, e Mack, Coulson e Mace à mercê de terroristas sem uma origem muito clara.

Ao mesmo tempo, vemos a crescente dos planos de Holden Radcliffe, que está controlando um novo modelo de AIDA, ao mesmo tempo em que põe em prática seu plano de recuperar o Tomo Negro através da Agente May, que foi substituída por um MVA. Aqui, vemos May mostrando os primeiros traços de resistência e podemos notar claramente uma desobediência vinda da nova AIDA, que promete atos terríveis no futuro.

Por outro lado, a May MVA e Tremor se reúnem para tentar resgatar o trio de agentes desaparecidos, e para isso, contam com a ajuda de Fitz, Simmons e do General Talbot, que retorna portando um grande segredo sobre Mace.

Ao final, descobrimos que o diretor da SHIELD, ao contrário do que dizem, não é Inumano e sim um ser humano normal, que precisa frequentemente utilizar uma variação do soro do super-soldado – baseada no soro experimental desenvolvido pelo pai de Tremor, Calvin Zabo, para ganhar seus poderes (aliás, esse é conteúdo secreto da misteriosa maleta). Até mesmo a famosa foto dele em Viena não passou de um acidente, já que ela foi tirada no momento em que Mace tropeçou por cima de uma pessoa.

Após um grande confronto entre Coulson, Mace, Mack e seus raptores, os agentes restantes da SHIELD aparecem para salvar seus colegas, e acabam derrotando todos os terroristas – que aparentemente, estavam a serviço dos Cães de Guarda e da Senadora Nadeer. Uma vez resgatado, Mace faz um acordo com Coulson: ele continuará a ser o diretor figurativo da SHIELD… mas agora é Coulson quem dá as ordens.

E para concluir, temos duas grandes reviravoltas na trama. Em primeiro lugar, vemos Fitz fazendo uma espécie de backup de dados da cabeça do primeiro modelo de AIDA, indo contra todos os pedidos dos agentes e da própria Simmons. Seu plano é descobrir o que deu errado com a androide. E em segundo lugar, temos a May MVA, após se ferir em combate, descobrindo que possui bem mais que carne, sangue e ossos.

Apesar de não ser tão eletrizante ou tenso quanto o episódio anterior, The Patriot cumpre sua função de forma competente. A reviravolta por trás do diretor da SHIELD não é lá algo muito surpreendente ou algo que ninguém esperava, mas é executado de forma que a originalidade não se torna bem um critério de qualidade. Além do mais, serve para pontuar metaforicamente alguns problemas reais – como governos criando mártires para lutarem por causas que sequer são as deles.

Se por um lado o episódio é sério e lida com problemas reais, por outro lado, o bom humor é um traço marcante aqui. Desde a hilária cena de interrogatório protagonizada por Simmons e o terrorista prisioneiro, até todas as cenas do General Talbot, que retorna em grande estilo para a série.

Ao mesmo tempo, a série continua crescendo de forma a levantar mistérios e respondê-los sem muita delonga, ao contrário de boa parte das séries de super-heróis da atualidade. Isso é ótimo, porque prende mais o espectador sem tornar os segredos da série algo muito arrastado para, no final, a resposta ser algo muito simplório.

De modo geral, o episódio configura-se bem entre a quarta temporada da série. A qualidade não decaiu, embora também não exista nada que mereça grande destaque ou louvor aqui. E assim como o Patriota que dá nome ao episódio, a série continua misteriosa, competente e pronta para um futuro errante.

Abaixo, você pode conferir as imagens do próximo episódio da série, “Wake Up“:

Agents of SHIELD vai ao ar às terças-feiras, na ABC.