Arrow: 5.14 – Meninas malvadas em Star City!

Capa da Publicação

Arrow: 5.14 – Meninas malvadas em Star City!

Por Márcio Jangarélli

Dessa vez a produção de Arrow resolveu olhar bem, mas bem lá atrás para buscar um novo desafio para o Oliver. Se atendo à ideia de resgatar conceitos das primeiras temporadas, uma das vilãs do novo episódio é a China Whiteou Chien Na Wei – a líder da Tríade Chinesa das primeiras aventuras do Arqueiro.

Por mais que tenha seus problemas, a saga do Arqueiro Verde vem se mostrando corajosa. Outras séries se tremeriam na base por buscar vilões de outras temporadas e não incluir nenhuma novidade. E assim temos a China White, mais atuante na primeira, a Cupido, da terceira, e a Liza, da quarta – um trio de meninas malvadas que só usam preto, vermelho e branco nas quartas-feiras.

Com o nome Sin-Eater, a intenção do episódio é falar sobre o comportamento catalizador do Oliver e de alguns de seus parceiros: assumir para si a culpa de problemas que, necessariamente, não são seus. Seja o protagonista, nos flashbacks, buscando todas as desculpas do mundo para não voltar para Star City, a Thea absorvendo as confusões do Oliver para não lidar consigo mesma, o Quentin se culpando por… por o que mesmo? Tentar salvar sua filha?

Mesmo com um tema e uma ideia bem bacanas, esse ainda é um daqueles capítulos filler, de quando a série tem 20 e tantos episódios, mas o arco total da temporada não rende tudo isso. No entanto, é um filler divertido; a tríade feminina do mal ficou ótima – por mais que a Liza, ex-Tara de True Blood, não convença muito – e o desenrolar do arco do Oliver com a Susan está em um caminho promissor.

O problema é: onde está o Prometheus? Para alguém que prometeu destruir cada pedaço da vida do protagonista, ele parece estar com um pouco com preguiça. Sim, a história dele foi desenvolvida rapidamente nesse capítulo, talvez tenhamos conhecido a mãe dele, ele quase fez o Arqueiro ser preso, etc. Mas ainda assim, está de morno para frio. A única coisa mais relevante que pode-se tirar desse episódio é que descartem as teorias, o vilão não é o Tommy ou alguém muito relevante.

Ah, sem esquecer que, com muitas voltas, o futuro do Oliver da CW pode ser o mesmo do Oliver dos quadrinhos, sofrendo um impeachment da prefeitura de Star City. Os motivos são diferentes, mas o afastamento do Prefeito Queen é o caminho mais palpável da série nesse momento. Até porque, tirando os episódios de ausência, quem está governando a cidade mesmo é a Thea.

No mais, o outro destaque da trama foi a Dinah, entrando para a força policial de Star City e ficando cada vez mais próxima de assumir totalmente o manto da Canário Negro. Não que ela precise, ela já é a heroína no coração de alguns. Mas foi bonitinho ver a hesitação e a aceitação da moça com a máscara e o título.

Filler ou não, foi uma boa aventura e já podemos contar 14 episódios sem acidentes graves. Sendo otimista, essa temporada realmente está redimindo a série dos seus dois pecados passados.

Confira nossa galeria com imagens do próximo episódio:

Arrow vai ao ar todas as quartas, pela The CW.