Attack On Titan: 2.03 – A esperança ressurge de dentro das Muralhas!

Capa da Publicação

Attack On Titan: 2.03 – A esperança ressurge de dentro das Muralhas!

Por Fernando Maidana

A trama começa no exato ponto em que parou no episódio anterior e vemos o grupo de Connie Springer concluir que todos os cidadãos do vilarejo de Ragako conseguiram evacuar o local e evitar um massacre. No entanto, um fato chama a atenção: os cavalos ainda estão nos estábulos e seria impossível que os cidadãos tivessem conseguido fugir à pé. Mesmo assim, o grupo decide avançar a Leste e procurar pelo buraco na muralha. É neste momento que as coisas ficam interessantes.

O Titã que estava caído sobre a antiga casa de Connie Springer profere – com muita dificuldade – as palavras: “Que bom que você voltou…”

Se ainda havia alguma dúvida, agora já temos certeza. É a mãe de Connie transformada em um Titã! A ausência de sangue no vilarejo, a presença dos animais nos estábulos e as casas destruídas nos levam a concluir que todos os moradores de Ragako foram transformados em Titãs e são eles que avançam em direção a Muralha Sina.

A teoria é reforçada quando os dois grupos de reconhecimento se encontram em meio a muralha e percebem que as paredes de Rose não foram comprometidas. O grupo decide se abrigar no interior de uma antiga construção, que, mais tarde, descobrimos ser o Castelo de Utgard.

Antes disso, temos um breve desenvolvimento entre Christa e Ymir. Mais uma vez, vemos que a segunda temporada se focará em aprofundar a trama dos personagens coadjuvantes e nos mostra que eles podem ser muito mais importantes para a história do que acreditávamos.

De volta ao grupo principal, Hanji Zoe descobre o que Armin – e todos nós – já havia percebido: as muralhas são, de fato, construídas à partir da pele endurecida dos Titãs. Agora, um grupo menor parte para Shinganshina na esperança de utilizar as habilidades de Eren e recuperar a Muralha Maria.

Logicamente, toda a área já está ocupada por Titãs, portanto o grupo decide atuar à noite, quando os monstros ficam inativos. Mas um segredo pode mudar o jogo. O Pastor Nick, um dos altos membros da Igreja das Muralhas, se compadece ao ver centenas de desabrigados após o “comprometimento” da Muralha Rose e revela uma informação importantíssima: Christa é monitorada pela Igreja das Muralhas e só ela pode conhecer as verdades que nem mesmo eles tem acesso.

Na conversa entre Christa e Ymir, há uma menção à família da pequena loira, fato que até o momento não havia sido abordado e que pode ser importantíssimo para desvendarmos alguns dos mistérios da trama. O episódio começa a se encerrar com um ataque dos Titãs ao Castelo de Utgard, fato surpreendente, já que não havia registro de movimentação dos monstros durante a noite. Reiner descobre algum segredo de Ymir, que não parece tão surpresa com o ataque dos Titãs. Ao que tudo indica, há mais uma traidora na 104ª Unidade de Cadetes – ou é isso que eles querem que acreditemos!

A trama avança com os veteranos da Tropa Exploratória partindo para cima dos titãs ao som da excelente Attack on Titan, interpretada por Mika Kobayashi. Mais uma vez, a trilha sonora da série ajuda a construir a atmosfera em momentos cruciais. Enquanto isso, o Titã Bestial escala a muralha, atravessando para o outro lado.

Fica claro que a Muralha Rose não foi comprometida. O Titã Bestial deve estar envolvido com a transformação dos humanos em Titãs e tem o poder não apenas de comunicar-se com eles, mas de controlá-los. Assim, ele pôde realizar o ataque noturno ao Castelo enquanto fugia sem poder ser perseguido. No entanto, de que lado ele está e quais são suas intenções? Será que Ymir tem alguma ligação com o novo monstro?

No final, vemos o grupo de Eren, Armin e Mikasa em uma cavalgada noturna rumo a Shiganshina, em mais uma cena que exalta a qualidade visual do anime. O episódio, mais uma vez, levantou diversas hipóteses, mas parece que algumas questões começaram a ser respondidas e entendemos que Christa, de alguma forma, pode ser uma peça central para descobrirmos de onde os Titãs vieram e qual é a verdadeira função da Igreja das Muralhas.

Rumo ao Sudoeste não teve grandes momentos de ação ou cenas visualmente impactantes. No entanto, foi um excelente episódio para nos indicar qual direção seguir. Preparem seus Dispositivos de Movimentação Tridimensional, pois a aventura continua no próximo sábado!

Você pode assistir os novos episódios de Attack on Titan todos os sábados, pela Crunchyroll. Não perca nossa review semanal todas as segundas, aqui na Legião dos Heróis!