Attack on Titan: 2.04 – O último drink antes de partir!

Capa da Publicação

Attack on Titan: 2.04 – O último drink antes de partir!

Por Fernando Maidana

Justo quando parecia que veríamos um pouco de luz na trama de Attack on Titan, o 27º episódio da série nos levou a um lugar muito mais sombrio.

Pela primeira vez, na segunda temporada, não tivemos nem mesmo a menção ao grupo de ErenMikasaArmin. Os episódios que vinham se focando nos coadjuvantes finalmente mostraram que a construção dos personagens foi necessária para que nos importássemos com eles, deixando o desfecho do capítulo ainda mais envolvente.

Depois que os veteranos da Tropa Exploratória se livram do primeiro grupo de Titãs, vemos os novatos lutando para sobreviver no interior das ruínas do Castelo de Utgard. É interessante notar como, o tempo todo, esperamos pela morte de alguém. Como sempre, a realidade de Attack on Titan é uma constante luta pela sobrevivência, mas esse sentimento ficou ainda maior na segunda temporada.

Agora, temos a sensação de que tudo está perdido. Cada passo pode ser o último e cada erro pode ser fatal. Mesmo as mortes dos veteranos da Tropa Exploratória foram sentidas. O desfecho de Gelgar e o modo como ele tem seu “último desejo” negado é, como ele mesmo diz, cruel.

Em meio a algumas das melhores cenas de ação de toda a série, também vemos Reiner confrontar Ymir quando a garota é capaz de ler o rótulo de uma comida enlatada. No começo do episódio, Gelgar sugere que as ruínas de Utgard poderiam servir como abrigo para contrabandistas. Ele encontra uma garrafa de bebida, mas não consegue identificar o que diz a embalagem.

As dúvidas levantadas no episódio anterior são respondidas durante e, principalmente, ao final do capítulo. Ymir é uma infiltrada na 104ª Unidade de Cadetes e, provavelmente, já tinha conhecimento do grupo que se abrigava no Castelo. Isso explica como ela é capaz de ler o rótulo do enlatado. No entanto, sua motivação ainda é um mistério. Não fica claro se a garota arrisca sua própria missão pelos sentimentos que nutre por Christa ou se a loira é peça central de algo maior e deve ser protegida a qualquer custo.

Fato é que, assim como ErenAnnieYmir também é capaz de se transformar em uma Titã.

E que Titã! Que transformação! O momento empolga justamente por sua imprevisibilidade. Quando Eren é devorado, na primeira temporada, não conseguimos acreditar que aquele seria realmente seu fim. Neste caso, para quem nunca leu o mangá, o fato de haver mais uma personagem capaz de se tornar um monstro espontaneamente é uma grata surpresa.

Contra todas as possibilidades, Ymir é a única chance de sobrevivência do grupo, preso na decadente torre das ruínas. Será que ela irá se comunicar com os Titãs assim como fez o Titã Bestial? E qual é o papel de Christa em meio a todo esse enigma?

Outro fato que chama atenção é a cena inicial, quando um Titã ataca outro e devora sua orelha. Tirando os Titãs Especiais, jamais havíamos visto um monstro atacando outro. Tudo o que pensávamos saber acerca dos Titãs está errado!

Soldado pode não ter avançado no eixo principal da trama, mas foi um episódio essencial para a construção dos personagens e da ambientação da segunda temporada. O próximo episódio deve começar apresentando o desfecho do núcleo na torre e se concluir mostrando o grupo que partiu para Shiganshina. Mas qual é a participação dos Adoradores das Muralhas ? De que lado o Titã BestialYmir estão?

Veremos se as Asas da Liberdade conseguirão recuperar a paz e libertar a humanidade do domínio dos terríveis Titãs!

Você pode assistir os novos episódios de Attack on Titan todos os sábados, pela Crunchyroll. Não perca nossa review semanal todas as segundas, aqui na Legião dos Heróis!