Attack on Titan: 2.06 – A revelação finalmente aconteceu… mas doeu!

Capa da Publicação

Attack on Titan: 2.06 – A revelação finalmente aconteceu… mas doeu!

Por Fernando Maidana

Attack on Titan continua sua segunda temporada de forma colossal… com o perdão do trocadilho. Depois de alguns episódios mornos, a série parece ter engrenado desde que parte do grupo buscou abrigo nas ruínas do Castelo de Utgard. As coisas ficaram ainda mais quentes quando Ymir revelou ser capaz de transformar-se em uma Titã, sacrificando-se para proteger Christa, agora HistoriaReiss.

Mas essa nem mesmo foi a grande revelação da segunda temporada. Depois que o restante da Tropa Exploratória chegou para resgatar o grupo, vemos, pela primeira vez, toda a equipe reunida. Após chegarem em segurança no topo da MuralhaReiner revela a Eren que ele e Bertholdt são os Titã Encouraçado Colossal. Assim! Na lata! Em uma cena que me remeteu ao momento em que L revela sua identidade para Light Yagami, em Death Note.

Essa é a beleza desta cena. Ela não foi construída de forma a criar uma expectativa gigantesca. Não foi preparada como o grande momento em que os vilões revelam seu plano para os heróis. Ela simplesmente aconteceu, do mesmo modo como acontecem grandes momentos na vida real.

Nessa hora, o anime dá um salto para o passado e nos mostra que a Tropa Exploratória já suspeitava que ReinerBertholdt fossem aliados de Annie. Mesmo assim, de volta ao presenteEren tenta desconversar, como se não acreditasse que aquilo realmente estivesse acontecendo. Mas estava! E Mikasa não deu tempo para mais explicações.

O ataque repentino de Ackerman levou ReinerBertholdt a assumirem suas formas de Titãs e fugirem levando ErenYmir. Mas é claro que Eren não desistiria sem lutar. Sua determinação foi sua principal característica ao longo do anime e nosso protagonista não se deixaria levar tão facilmente. O grande problema é que agora os Titãs tem rostos e nomes.

Attack on Titan sempre se preocupou em mostrar os Titãs como algo monstruoso, distorcido, algo que se afastava completamente da humanidade. É muito mais fácil determinar que você está do lado certo quando os inimigos são monstros. Agora, percebemos que os inimigos são muito mais complexos do que imaginávamos.

O título do episódio é uma clara referência ao que são Reiner Bertholdt. Eles podem possuir poderes gigantescos, capazes de mudar o curso da humanidade. Mas, acima de tudo, eles são soldados. Peões em um jogo de estratégia muito maior do que eles mesmos podem compreender e, por mais que eles sejam capazes de grandes feitos, eles estão assustados e desesperados.

Revelar sua identidade a Eren não foi um plano genial ou um passo estratégico (Como fez em Death Note). Reiner estava à beira do colapso e não sabia mais que caminho seguir. As lágrimas nos olhos de Eren antes de assumir sua forma como Titã foram sentidas e derramadas por todos nós. Quando AnnieYmir revelaram-se como Titãs, o impacto foi grande, mas as personagens não estavam diretamente envolvidas com o núcleo principal. Mas Reiner sempre foi um pilar de lealdade. Sempre foi sinônimo de força nos momentos mais difíceis, bem como Bertholdt era uma espécie de mascote do grupo.

A revelação doeu e deverá doer ainda mais conforme a história avança. Mas fica claro que os planos de Ymir não eram os mesmos do grupo de Anne. Qual é a verdadeira natureza dos Titãs e onde fica o seu lar? Parece que estamos chegando mais perto das respostas.

Você pode assistir os novos episódios de Attack on Titan todos os sábados, pela Crunchyroll. Não perca nossa review semanal todas as segundas, aqui na Legião dos Heróis!