IT: A Coisa – Palhaços reais estão preocupados com a repercussão do filme!

Capa da Publicação

IT: A Coisa – Palhaços reais estão preocupados com a repercussão do filme!

Por Bia Oninawa

Com a estreia do filme cada vez mais próxima, fica quase impossível não ver algum tipo de anuncio do filme. Cartazes, trailers, e até algumas campanhas mais elaboradas estão sendo realizadas por todos os cantos para anunciar o clássico de horror sobrenatural de Stephen King, que pela primeira vez a obra está ganhando uma adaptação cinematografia.

Na década de 90, quase 30 anos atrás, o livro foi adaptado em uma minissérie de duas partes em que Tim Curry interpretou o malvado Pennywise, agora com o diretor Andrés MuschiettiBill Skarsgard fazendo o novo Pennywise a imagem do palhaço assassino volta aos holofotes e aos medos infantis. E com isso, a associação de palhaços profissionais começou a se posicionar para dizer o que pensa a respeito da imagem que o filme está criando sobre a profissão.

Pam Moody, presidente da Associação Mundial de Palhaços e que ensina práticas de segurança para crianças através de seu personagem Sparky, o Palhaço Bombeiro emitiu a seguinte declaração para o The Hollywood Reporter:

“Tudo começou com o filme original de A Coisa. Isso introduziu o conceito desse personagem. É um personagem de ficção científica. Não é um palhaço e não tem nada a ver com um palhaço profissional. […] As pessoas tiveram programas escolares e shows de bibliotecas que foram cancelados. Isso é muito infeliz. O público em que estamos tentando transmitir mensagens positivas e importantes não está recebendo “.

Todo mundo se lembra do caso de palhaços assustadores aparecendo por todo o mundo no ano passado. Pessoas se fantasiaram das maneiras mais assustadoras possíveis e ficaram paradas próximas a estradas para assustar estranhos. E isso ajudou ainda mais a propagar a imagem de palhaço são coisas ruins. Moody ainda defendeu que essa imagem de palhaços malvados tem que ser desassociada dos palhaços profissionais.

“Assim como um evento da casa assombrada pode ter um “médico” usando equipamento cirúrgico, carregando uma motosserra sangrenta, as pessoas precisam entender que esse personagem NÃO é um verdadeiro médico. Ele é uma pessoa que retrata um personagem maligno para assustar pessoas. Do mesmo modo, as pessoas vestidas de palhaços de horror não são “palhaços reais”. Eles estão tomando algo inocente e saudável e perverti-lo para criar medo em sua audiência “.

É muito fácil falar. Mas depois de tanto tempo criando esse esteriótipo de que palhaços são maus, fica realmente complicado separar as duas coisas. As imagens se misturam, e estão muito associadas uma com a outra nos dias de hoje, tanto que temos uma geração inteira de coulofóbicos – ou seja, pessoas que sofrem de fobia de palhaços.

Agora, se você não tem medo, falta bem pouco para o filme chegar nos cinemas e você pode conferir os pôsteres e cenas da produção de It: A Coisa bem aqui.