The Flash: 3.18 – E quem é Savitar?

Capa da Publicação

The Flash: 3.18 – E quem é Savitar?

Por Mike Sant'Anna

O episódio começa aparentando que voltaríamos ao infame esquema de “vilão da semana” ao apresentar um personagem novo que, além de ser de uma outra Terra – da Terra-19 pra ser mais exato – também era um viajante do tempo, vindo diretamente do século 64. Rapidamente perdemos essa sensação quando Abra Kadabra revela que sabe exatamente quem é o Flash e, mais importante, ele revela que sabe quem é Savitar.

Pela terceira vez seguida nós temos que descobrir a identidade secreta de um velocista maligno, mas tudo bem, à essa altura do campeonato acho que já passamos da fase de apontar as semelhanças entre essa temporada e as duas anteriores. O que chama bastante a atenção neste episódio é o dilema moral que Barry passa no episódio onde ele precisa decidir se vale a pena deixar um criminoso à solta, contanto que ele tenha a informação que pode ajudar a salvar sua amada Iris.

Outra coisa que foi bem positiva neste episódio foi que voltamos ao patamar que o relacionamento de Barry e Iris é uma coisa natural na série, ao contrário do melodrama mexicano que temíamos que ele virasse após o episódio 16 – obrigado crossover musical – assim temos mais uma vez o clima familiar de Barry, Iris e Joe sendo muito bem concretizado no episódio.

Por falar em Joe, podemos começar a tratar as melhores coisas deste episódio daqui pra frente. Começando pelo excelente trabalho que Jesse L. Martin entregou como um Joe West desesperado pela eminente morte de sua filha. Joe naturalmente já costuma ser um dos melhores personagens da série desde sua criação, mas neste episódio ele estava fenomenal, principalmente na sequência da barganha com o vilão e do embate verbal com Cigana.

O vilão também é um ponto muito positivo do episódio, e não era de se esperar menos, já que foi interpretado pelo ator David Dastmalchian que já teve participações importantes em Batman Cavaleiro das Trevas e Homem-Formiga. O vilão teve todo o trejeito de um vilão de quadrinhos, foi bem representado de uma maneira caricata mas sem parecer galhofa e ao final, quando ele se recusa à ajudar Barry, foi uma cena que realmente surpreendeu tanto no roteiro quanto na intensidade da cena.

Infelizmente a Cigana – que era uma personagem excelente quando foi apresentada – já está se tornando uma personagem entediante, principalmente por conta de uma carga emocional muito forçada, e um “relacionamento” com Cisco pra lá de atropelado. Felizmente, ao que tudo indica, não veremos Cigana por um bom tempo na série agora.

O arco final do episódio foi seu ponto mais forte, onde tivemos uma das coisa mais Comics que a série já teve, onde Flash saiu correndo pelas ruas e prédios perseguindo uma nave que podia viajar no tempo correndo pelo meio das ruas da cidade. Depois disso, finalmente Barry teve uma ideia brilhante para poder resolver seu grande problema – não que eu e você já não tenhamos pensado em outras centenas de soluções pra isso – e agora estamos todos ansiosos para ver Barry Allen encontrando sua versão futura.

Para finalizar, eu só queria dizer que eu quero muito que Nevasca seja a grande vilã da quarta temporada, pois a CW já provou diversas vezes que não sabe mais o que fazer com Caitlin sendo uma boa moça, enquanto sempre manda bem com ela no papel de vilã.

E agora fica aquela pergunta no ar: QUEM É SAVITAR?


* Easter Eggs e Referências do episódio:

1- Já fazia algum tempo que as Industrias Kord não apareciam ou eram citadas em Flash. Para quem não sabe, Ted Kord é o Besouro Azul original e frequentemente era referenciado em Flash ou Arrow.

2- As Industrias Stagg também deram o ar da graça. O sobrenome Stagg está se referindo à Simon Stagg que é um  executivo de negócios e o CEO sem escrúpulos da Stagg Enterprises, uma corporação multinacional multimilionária. A sua filha Sapphire Stagg é a esposa do herói Metamorpho (Rex Mason).

3- Quando Abra Kadabra está para escapar, Cisco diz que ele está pra dar uma de Marty McFly. Não precisamos dizer que isso foi uma referência ao filme De Volta Para o Futuro e que foi bem colocado, visto que o vilão estava realmente dentro de um veículo voltando para o futuro.

4- Justo quando o vilão estava para escapar, Cigana e Cisco fizeram uma emboscada para sua nave quando Cisco grita “Não Vai Passar!” fazendo uma referência coma  icônica frase de Gandalf em O Senhor dos Anéis.

Confira uma galeria de imagens da série logo abaixo.