Legion: 1.01 – A realidade é apenas conceitual!

Capa da Publicação

Legion: 1.01 – A realidade é apenas conceitual!

Por Felipe de Lima

Ao contrário das inúmeras séries baseadas em histórias em quadrinhos que alcançam altos números de audiência todas as semanas, o foco de Legion está na cabeça e poderes de David Haller, o Legião. Aqui não existe a megalomania do Universo Cinematográfico da Marvel ou as aventuras dos mutantes da FOX, não existe o “super-herói”. Legion quer confrontar a maneira como interpretamos a realidade.

A série não é baseada em arcos ou histórias especificas do Legião. Existe todo o background de perseguição a mutantes – reforçado diversas vezes nos filmes dos X-Men – mas aqui essa trama é apenas secundária.

Da perspectiva do protagonista, o primeiro episódio começa mostrando sua jornada desde o nascimento até uma falha tentativa de suicídio, seguida de sua internação num manicômio. O que pode parecer exagero para pessoas ditas normais, se torna um pesadelo para Haller. Afinal, como cita o personagem de Hamish Linklater, ele pode ser o mutante mais poderoso mundo. Contudo, apesar de todas essas habilidades, os problemas psicológicos do telepata são um grande desafio.

Haller não consegue definir o que é realidade do que não é. Ele constantemente tem alucinações e ouve vozes dentro sua cabeça, até mesmo memórias podem ser revividas e bagunçadas pela extensão de seus poderes. O trunfo da série é entrar na mente de Haller e mostrar todos os seus devaneios e sua maneira de enxergar o mundo que o cerca, o faz com que nós questionemos se tudo que está em tela é real.

Com direção de Noah Hawley, Legion é um vislumbre visual. A representação dos poderes está a níveis cinematográficos e a fotografia é estonteante. As atuações de Dan Stevens e Aubrey Plaza também são incríveis, mas é pelo carisma que a dupla se sai bem em tela. Entretanto, a personagem de Rachel Keller deixa a desejar, quase tudo que a envolve parece deslocado, a não ser pelo propósito.

Ao final do episódio, nós ficamos meio que como Haller, cheios de dúvidas, mas certos que o questionamento sobre a realidade vai se expandir nas próximas sete semanas e nós estaremos aqui para acompanhar.

Legion é exibida todas as quintas às 22:30 no FX.

Quer saber mais sobre o personagem? Dá uma lida na nossa lista especial sobre ele: