Morre Len Wein, co-criador do Wolverine!

Capa da Publicação

Morre Len Wein, co-criador do Wolverine!

Por Gus Fiaux

No último domingo, o mundo nerd perdeu um de seus mais importantes criadores. O roteirista e editor Len Wein faleceu aos 69 anos. A suspeita principal é que sua morte seja relacionada aos problemas cardíacos que ele vinha tendo há alguns anos. Na última quinta-feira, dia 7 de setembro, ele chegou a passar por mais uma cirurgia, que até então parecia ter dado certo, como ele próprio notificou em seu Twitter.

As contribuições de Wein para as histórias em quadrinhos são vastas e muito importantes. Como roteirista, ele foi um dos criadores do Monstro do Pântano, para a DC Comics, e do Wolverine, para a Marvel. Ele também foi editor, trabalhando em títulos muito importantes como Watchmen. Seu primeiro contato com as HQs se deu na DC Comics, em 1968, quando ele também criou o personagem Estrela Vermelha. 

Na década de 70, ele passou a trabalhar para a Marvel, escrevendo para os títulos do Demolidor, Quarteto Fantástico, Hulk Homem-Aranha, entre outros. O maior marco de sua carreira foi quando, em X-Men Giant Size #1, Wein se juntou ao artista Dave Cockrum para criar uma nova equipe para os X-Men, onde inseriu o Wolverine e outras de suas novas criações, como Noturno, Tempestade Colossus.

Com o passar dos anos, ele transitou novamente para a DC Comics e chegou a ter trabalhos televisivos, escrevendo roteiros para as séries animadas dos X-Men, Homem-Aranha, Batman e até mesmo Street Fighter. Desde então, ele vinha trabalhando em projetos pessoais, como Gene Pool para a editora IDW.

É uma perda absurda para a indústria de quadrinhos e para os fãs de cultura nerd. Mas onde quer que ele esteja nesse momento, nossos corações estão com Len Wein.

Abaixo, você pode conferir uma galeria com imagens de Logan, o filme mais recente baseado em uma de suas mais populares criações:

Fonte: Comic Book