Legion: 1.08 – A guerra acabou, se você quiser!

Capa da Publicação

Legion: 1.08 – A guerra acabou, se você quiser!

Por Felipe de Lima

Com visual deslumbrante e uma narrativa concisa, Chapter 8 é o episódio mais heroico de toda a série. Os problemas que foram criados em cima da mente frágil do protagonista dão lugar a uma trama mais contida e coerente, indo na contramão de tudo que foi estabelecido ao longo dos sete primeiros episódios.

O ponto de partida de Chapter 8 segue os passos de Clark, o interrogador do primeiro episódio que foi incinerado quando Summerland invadiu a instalação de Divisão 3 para resgatar David. Ele passou meses se recuperando das queimaduras e nutrindo um ódio por mutantes. No entanto, há uma humanização de suas ações, ela passam a ser justificáveis e seu papel na contra os mutantes acaba sendo compreendido. Clark não é um antagonista, mas uma pessoa comum que teme deuses capazes de acabar com a humanidade. Suas ações são atos desesperados de proteção. Porém, ele acaba sendo espectador em meio a um novo conflito: Tirar o Rei das Sombras de dentro da mente de David.

O Rei das Sombras brincou com a realidade e levantou dúvidas a respeito da identidade de David. Aqui, ele não tem mais medo de se assumir como um parasita e, após se libertar no episódio anterior, consegue levar Syd para a sala branca, onde diz que David só será livre quando ele decidir sair.

É com David deitado que a extração começa e temos um momento musical de pura psicodelia ao som de Breathe e On the Run, do Pink Floyd. O Rei das Sombras vai, aos poucos, sendo apagado das lembranças, resultando em uma cena fantástica onde David e o vilão se confrontam dentro de seu subconsciente. É na forma de Lenny o que o Rei das Sombras usa o que resta de seu poder para dominar a mente do Legião. Syd se mostra novamente a heroína e instintivamente dá um beijo em David, tirando-o do controle de Faruk.

O Rei das Sombras entra em Syd e começa a passar de corpo em corpo, se livrando de todos em Summerland até se fixar em Kerry. É neste momento que David ressurge e um embate físico entre os dois acontece. Aparentemente, o Legião saiu vencedor, já que o Rei das Sombras teve que procurar por um novo hospedeiro: Oliver.

A segunda temporada vai abrir muitas possibilidades narrativas para a série. Jemaine Clement foi excelente desde sua primeira aparição, trazendo um Oliver irreverente e audacioso. Ver sua dinâmica com Aubrey Plaza será, no mínimo, interessante. Isso também abre espaço para ainda mais conflitos internos em Summerland, afinal, o amor de Melanie por seu marido pode ser um complicador caso Oliver se torne o grande vilão.

Nos créditos, há uma cena onde David é escaneado por uma esfera e, em seguida, capturado. Um cliffhanger confuso e muito difícil de ser explicado. O showrunner disse que a cena é uma maneira de homenagear a tradição Marvel.

Apesar de parecer mais co um início de temporada do que um final, Legion mostra que tem muito a dizer em sua entrelinhas do que parece. Chapter 8 estabelece a série como uma das melhores produções televisivas dos últimos anos. É gratificante ver que os esforços de Noah Hawley valeram a pena, mostrando que ainda há muitas maneiras de trazer originalidade para as adaptações de quadrinhos.

Legion termina seu primeiro ano triunfante.