The Flash: 3.15 – Muitos sofreram um destino pior que a morte!

Capa da Publicação

The Flash: 3.15 – Muitos sofreram um destino pior que a morte!

Por Mike Sant'Anna

Atenção: Alerta de Spoilers!

Neste episódio nós começamos com Barry, Jesse e Wally trabalhando em cima da velocidade de Wally para que ele pudesse salvar Iris West de uma morte certa nas mãos de Savitar. Até então tudo parecia um ótimo episódio com um clima muito alegre, as relações interpessoais cada vez mais bem trabalhadas e você se sentindo praticamente dentro daquela família calorosa.

Mas se eu tivesse prestado mais atenção no nome do episódio, talvez as coisas tivessem sido um pouco diferentes. O episódio chamado Wrath of Savitar (Fúria de Savitar) começa a mostrar suas garras quando Wally recebe a primeira surra imaginária do vilão. É então que o episódio dá uma enorme derrapada e parece que a série retorna para os piores momentos da segunda temporada, onde todos os personagens resolvem tomar más decisões e serem – com o perdão da palavra – uns bons babacas.

Wally – que até então estava sendo um dos melhores personagens da série – resolveu esconder da equipe inteira que estava vendo Savitar há uma semana –e eu achando que a gente já tinha superado o problema dos segredos no roteiro – em contrapartida, Barry resolveu ser um estúpido com alguém que havia acabado de tomar uma surra da força mais letal que eles já enfrentaram e, pra piorar tudo, H.R escolhendo péssimos momentos pra fazer piadas (eu vou falar mais sobre isso depois).

Daí em diante, o episódio começou a incomodar um pouco por se mostrar bem abaixo do que a série vinha apresentando desde então e eu me senti em um pesadelo onde todas as coisas mais prejudiciais de The Flash resolveram aparecer juntas em um mesmo episódio. A ótima relação entre Barry e Iris, que vinha sendo construída excelentemente nos últimos episódio, mais uma vez voltou a ser um melodrama desnecessário. Mais uma vez tivemos Caitlin Snow sendo impedida de ter qualquer tipo de felicidade nesta série, e a transformando na traidora da profecia de Savitar – me explica CW, qual é a implicância com a Snow? – Além disso temos um Wally mimado e pirracento, assim como na segunda temporada. E para fechar com chave de ouro, H.R provando de uma vez por todas como a decisão de inserir este personagem foi a pior escolha dos showrunners da série.

H.R se mostrou algo esquisito neste episódio, pois ele elevou o fator “alívio cômico” para níveis desconfortantes que não faziam nada além de te dar vergonha alheia. E o pior é que você sabe perfeitamente bem que isto não é culpa do ator, pois em outras duas temporadas, ele interpretou personagens diferentes e fez isso com maestria.

Mas justo quando eu estava prestes a entregar os pontos com este episódio, a verdadeira trama se revelou no ato final, quando Wally resolve “enfrentar” Savitar sozinho. Antes de mais nada eu gostaria de tirar um tempo para elogiar os efeitos especiais aplicados em Savitar, largando o osso do CGI e investindo mais em efeitos visuais práticos, ficou muito mais real e mais ameaçador. Os jogos mentais que o vilão foi pregando em Wally enquanto você já sabia quais eram suas verdadeiras intenções, te deixavam aflito e com vontade de gritar para que o Kid Flash percebesse o que estava acontecendo, neste momento nós temos os melhores momentos de atuação de Keiynan Lonsdale desta temporada, pois ele conseguiu nos fazer sentir a frustração de Wally assim como a dor e o desespero do personagem a ser sugado para dentro da Força de Aceleração. É completamente natural ficar pelo menos um pouco chocado com a cena onde Wally simplesmente se desintegra ao melhor estilo “Dc Rebirth”, a cena é forte, é impactante e conseguiu elevar a qualidade do episódio rapidamente.

Deste ponto em diante, a qualidade do episódio compensou tudo que havia sido visto anteriormente. Parece que a série intencionalmente queria que você abaixasse a guarda achando que seria algo ruim. A luta do Flash contra o Savitar foi emocionante e passional, de uma maneira que não se via há tempos na série. E agora só nos resta esperar e torcer pelo futuro do nosso querido Kid Flash.

Confira uma galeria de imagens do próximo episódio, onde Barry irá atrás de respostas com a Força de Aceleração.