Você entendeu a referência a Miles Morales em Homem-Aranha: De Volta ao Lar?

Capa da Publicação

Você entendeu a referência a Miles Morales em Homem-Aranha: De Volta ao Lar?

Por Felipe de Lima

Atenção: Alerta de Spoilers!

Na última quinta-feira (06/07), chegou aos cinemas Homem-Aranha: De Volta ao Lar, a primeira aventura de Peter Parker que se passa no mesmo universo dos filmes dos Vingadores. Após a Marvel Studios conseguir introduzir o herói escalador de paredes no UCM, o teioso finalmente pode interagir com os grandes heróis da Casa das Ideias e até mesmo abrir caminho para o seu próprio universo.

Nos quadrinhos, a histórias do Homem-Aranha fazem parte de um contexto grandioso, onde a cidade de Nova Iorque é um personagem de cada nova trama. Assim como os fios de uma teia, há histórias que ocasionalmente se cruzam dentro da cidade. O resultado desses encontros são inusitados e nem sempre fazem sentido. Contudo, às vezes, eles acabam marcando para sempre a vida e os destinos dos personagens.

E se há algo para se afirmar sobre Homem-Aranha: De Volta ao Lar é que o filme possui a mesma estrutura de um bom gibi do Amigão da Vizinhança, com histórias aparentemente despretensiosas, mas que podem revelar – e muito – sobre o futuro do herói no cinema e os personagens com quem ele deve voltar a se encontrar.

>AARON DAVIS

Um desses personagens é Aaron Davis, interpretado por Donald Glover. No filme, Davis é retratado como um criminoso comum, um homem sem grandes pretensões na vida que quer mesmo viver um dia após o outro e faturar uns trocados por meios não muito ortodoxos no caminho.  

Donald Glover como Aaron Davis em cena de Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Davis acaba cruzando a jornada de Peter Parker sem querer e logo se vê preso em uma teia maior de acontecimentos, maior, até mesmo, do que ele poderia esperar. Enquanto tenta comprar armas do grupo liderado Adrian Toomes (Michael Keaton), o personagem de Glover vê a negociação ser interrompida pela chegada do Homem-Aranha. Apesar de conseguir escapar a princípio, não leva muito tempo para que o herói o procure em buscas de respostas sobre as atividades criminosas do Abutre.

Eventualmente, Davis acaba cedendo e revela as informações que o Amigão da Vizinhança precisava, justificando que fez isso para proteger seu sobrinho que vive no Queens. Ok, mas quem é esse tal sobrinho? Bom, ele é ninguém menos que Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate.

>MILES MORALES

Nos quadrinhos, a história de Miles está associada a de seu tio, o criminoso Aaron Davis, uma pessoa por quem o jovem herói nutria de grande admiração até descobrir que seu tio era, na verdade, o vilão conhecido como Gatuno.

Miles discutindo com seu tio nos quadrinhos.

A origem dos poderes de Miles também está ligada ao seu tio. Em um assalto à Oscorp, uma aranha geneticamente modificada acaba entrando sem ser vista na mochila do Gatuno, sendo levada, em seguida, para o apartamento do vilão. Mais tarde, ele receberia uma visita de seu sobrinho, que acabou sendo picado pela mesma aranha.

Miles sendo picado pela aranha em arte de Sara Pichelli.

Miles ganhou os poderes enquanto Peter ainda atuava como Amigão da Vizinhança. O garoto assistiu, escondido, Peter lutar contra o Duende Verde para salvar a sua família e morrer em seguida. Tomado pelo luto e se remoendo por saber que poderia ter ajudado a evitar a tragédia, o garoto vai ao velório e questiona Gwen Stacy sobre o motivo de Peter ser um herói. A ele, finalmente vem a lição de que “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.”

>DONALD GLOVER

Criado em 2011 por Brian Michael Bendis e Sara Pichelli, Miles Morales era um conceito que estava sendo trabalhado há tempos. A ideia para um Homem-Aranha negro surgiu em meados de 2008, quando Barack Obama assumiu a Presidência dos Estados Unidos da América.

Donald Glover vestindo pijama do Homem-Aranha em cena de Community

“Nós vimos a América ganhar seu primeiro Presidente negro e pensamos que talvez fosse a hora de darmos uma olhada nos nossos ícones.” Disse Axel Alonso, editor-chefe da Marvel.

O curioso de tudo isso é que a inspiração para a criação do visual de Miles veio do próprio Donald Glover. O escritor Brian Michael Bendis confessa que utilizou uma cena em que o ator aparece trajado de Homem-Aranha na série Community – no episódio Anthropology 101 – como referência para desenvolver o personagem.

Glover também já deu voz a Miles Morales quando apareceu na terceira temporada da animação Ultimate Homem-Aranha, durante o arco Guerreiros da Teia.

Atualmente com 32 anos, o ator não está mais na idade ideal para interpretar o herói aracnídeo. No entanto, a Marvel e a Sony encontraram na metalinguagem a forma perfeita de referenciar criatura e criação, colocando Glover no papel de um dos grandes responsáveis pelo surgimento do Homem-Aranha Ultimate, assim como ele foi no mundo real.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar já está em exibição nos cinemas. Leia nossa crítica.

Confira também as últimas imagens do filme: