10 Coisas que as pessoas entendem errado sobre o Batman!

Capa da Publicação

10 Coisas que as pessoas entendem errado sobre o Batman!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

O poder dele é ser rico

Muita gente diz que apesar de Bruce Wayne ser somente um humano, seu grande "super-poder" que o permite fazer pé de igualdade com deuses como Superman, Mulher-Maravilha entre outros é o fato dele ser extremamente rico.

Apesar do trailer do filme da Liga da Justiça ter brincado com isso também, o que diferencia Bruce da maioria dos seres humanos não é somente seu dinheiro - isso sequer é um dos fatores principais. Wayne é uma das pessoas mais inteligentes da humanidade, treinado em 127 artes marciais, além de ter uma das mentes mais disciplinadas e treinadas do mundo.

Imagem de capa do item

Sempre foi sombrio

O Batman tem essa imagem hoje de ser um personagem sombrio, das trevas, enfrentando o que há de pior e mais podre na humanidade. Mas o personagem não foi pensado originalmente com essa proposta, inclusive durante muitos anos não era assim que ele era conhecido.

Basta lembrar da abordagem que o personagem ganhou na série de TV dos anos 60 com Adam West.

Imagem de capa do item

Não usa armas

Criou-se ao longo dos anos um mito de que o Batman, nunca em sua vida, utilizou nem utilizaria armas de fogo, o que pode até ter seu fundo de verdade atualmente, mas definitivamente não foi sempre assim.

Assim como no item anterior, nós sabemos que originalmente o Batman não via problema nenhum em portar pistolas ou coisas semelhantes. Além do mais, convenhamos que os veículos do Batman não atiram brigadeiros, não é?

Imagem de capa do item

Eu sou o Batman

Outra coisa que os novos fãs do herói acabam imaginando, é que o famoso bordão "Eu sou o Batman" realmente tem origem nos quadrinhos e que seja algo recorrente que o personagem use nas páginas da DC Comics.

Não que Bruce Wayne nunca tenha dito "I'm Batman" nos quadrinhos antes, mas com a conotação que hoje é usada, foi usada primeiramente no filme de Tim Burton estrelado por Michael Keaton e replicada em diversos outros filmes do Morcego.

Imagem de capa do item

Tinha excelentes pais

Muitos tem uma imagem quase santificada de Thomas e Martha Wayne, como se além de extremamente ricos, eles fossem exemplos a serem seguidos de pais e seres humanos.

Sendo que, na verdade, não é bem assim que acontecia nos quadrinhos. Por diversas vezes, já foi mostrado que ambos eram pais extremamente ausentes, cabendo ao Alfred servir como figura paterna para o jovem patrão Bruce.

Imagem de capa do item

Sexualidade

Em 1954, foi publicado um livro chamado Seduction of the Innocent onde, dentre várias outras coisas relacionadas aos quadrinhos, alegava-se que Batman além de homossexual era um pedófilo. E por muitos anos se manteve essa ideia sobre a sexualidade de Bruce Wayne.

Recentemente Scott Snyder veio à público dizer que Batman não é gay, porém, tampouco poderia ser considerado hétero. De acordo com Snyder, a verdade é que Batman viria a ser "Gothamsexual", ou seja, ele não tem cabeça para pensar em nenhum tipo de atração por outra pessoa por conta da sua obsessiva responsabilidade com Gotham.

Imagem de capa do item

Batman tem problemas psicológicos

Nós sabemos que uma boa parte dos vilões de Gotham City são pessoas perturbadas mentalmente de uma maneira ou de outra, por isso, esperava-se que a principal ameaça contra esses loucos fosse alguém com uma psique inabalada.

A verdade é que, embora o Batman tenha uma das mentes mais fortes que um ser humano pode ter, ele tem sim problemas psicológicos quase tão fortes quanto seu antagonistas.

O próprio Hugo Strange já avaliou psicologicamente Bruce Wayne diagnosticando o personagem como clinicamente instável. Afinal de contas, Bruce apresenta um pouco de esquizofrenia, stress pós-traumático, entre outros problemas.

Imagem de capa do item

Rivalidade com Superman

Muitas pessoas acham que Batman e Superman têm uma rivalidade acirrada. Inclusive muitos fãs do Batman acabam rivalizando os fãs do Homem de Aço, sendo que, na verdade, os dois personagens são basicamente melhores amigos.

Clark confia em Bruce como dificilmente confia em outra pessoa e vice-versa, os dois tem um respeito mútuo muito grande.

Imagem de capa do item

Não mata

Outro mito que criou-se sobre o personagem é que a sua principal regra primordial é que ele nunca matará ninguém. Mais uma vez, tem um pouco de verdade nisso atualmente, mas no princípio das suas histórias, Batman quebrava pescoços de capangas pela janela, enforcava criminosos mentais com o Bat-Wing. E em edições um pouco mais atuais, ele até mesmo já ateou fogo em criminosos com um Coquetel Molotov em All Star Batman & Robin.

Sem contar o controverso final de A Piada Mortal onde, aparentemente, o Batman matou o Coringa.

Imagem de capa do item

O preparo

Agora sim, o maior mito de todos que as pessoas insistem em propagar: "Com preparo o Batman vence qualquer um"

De fato, a capacidade do Batman de estar preparado para uma grande variedade de eventos é louvável, ele inclusive tinha um plano de contenção para o caso de cada um de seus companheiros da Liga resolvessem se rebelar.

Mas não, o Batman não está sempre preparado e mesmo quando ele está, isso não é uma garantia certa de que ele irá vencer, vide que o próprio plano para conter a Liga da Justiça acabou falhando em Torre de Babel.