10 Coisas que as pessoas entendem errado sobre o Coringa!

Capa da Publicação

10 Coisas que as pessoas entendem errado sobre o Coringa!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Nem sempre foi um vilão importante

Hoje, nós temos a ideia de que o Coringa é um dos vilões mais icônicos de toda a história dos quadrinhos e provavelmente o maior nêmesis do Batman. Porém nem sempre foi assim. Quando o personagem foi criado, em 1940, por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane, a ideia original era até que o personagem fosse morto no final do quadrinho. Somente com o tempo e o carinho dos leitores que o vilão foi ganhando a visibilidade que tem.

Imagem de capa do item

Ele não odeia o Batman

Isso é algo completamente aceitável de se entender errado, afinal, boa parte do conceito da relação entre heróis e vilões é o sentimento de ódio que existe entre ambos. Mas muitas vezes, assim como acontece com Xavier e Magneto, as coisas não são tão preto no branco assim.

Por diversas vezes o Coringa já mostrou que o que ele sente pelo Batman não é de ódio. Muito pelo contrário, ele já deixou bem claro várias vezes que ele PRECISA do Batman. Tanto que, quando o Batman foi dado como morto, o Coringa praticamente se aposentou.

Imagem de capa do item

Nem sempre foi um psicopata

Assim como o primeiro item mostrou, o conceito original do Coringa era muito diferente do que é hoje. Durante muitos anos, o vilão era apenas um bobo da corte, realmente um palhaço, sendo que seus crimes sempre estavam ligados à brincadeiras e travessuras.

Essa imagem de um psicopata completamente perturbado veio, principalmente, da grande obra de Alan Moore envolvendo o personagem, a aclamada história Piada Mortal. Desde então, cada vez mais o Coringa vem se tornando um personagem perturbado e sombrio. Porém, tem algo muito interessante sobre a dita loucura do Coringa...

Imagem de capa do item

Não é insano

Muitos tem a ideia de que o Coringa é um completo louco insano, correto? Bem, isso está parcialmente correto. De fato a mente do Coringa funciona de uma maneira diferente do que é considerado normal. Porém, na novel Asilo Arkham criada por Grant Morrison, é dito que o Coringa sofre de algo chamado "super-sanidade", onde ele acaba tendo que se reinventar todos os dias dentro de sua mente para poder lidar com o caos da vida urbana moderna, como se ele enxergasse o mundo como realmente é, sem máscaras ou dogmas sociais.

Imagem de capa do item

Origem

Se alguém algum dia te disser que vai te contar a origem oficial do Coringa, essa pessoa está mentindo, ou ela não entende muito bem da história do personagem. O Coringa já teve diversas histórias diferentes sobre como foi criado, ou sua identidade antes de ganhar a pele branca e os cabelos verdes. Você pode até ter 100% de certeza que a história oficial é a que ele era um comediante que, fingindo ser o Capuz Vermelho, caiu em um tanque de químicos na Ace e ficou daquele jeito. Mas já foi dito por diversos roteiristas e nomes envolvidos com a DC Comics, que o Coringa não tem uma história oficial de origem, sendo que esta história presente em Piada Mortal é nada mais que uma série de suposições do Batman que, juntamente com a narrativa da história, te levam a crer que ela seja verdade.

Quem sabe com os três Coringas na DC Comics, agora em DC Rebirth, a verdadeira origem dele seja explicada.

Imagem de capa do item

Piada Mortal

Piada Mortal talvez seja uma das coisas mais confusas na linha do tempo da DC Comics e, por conta disso, as pessoas acabam entendendo muitas coisas erradas. Em primeiro lugar, é nessa história onde a famosa "origem" do Coringa é contada. Também é nessa história que Barbara Gordon recebe um tiro na coluna, mas também é nessa história que o Coringa morre! Sim, isso foi confirmado pelo próprio Alan Moore que criou a história.

Alan disse que, ao final de Piada Mortal, o Batman mata o Coringa. Ou seja, Piada Mortal não é cânone na linha do tempo da DC, mas ao mesmo tempo é, pois as consequências da história, mais especificamente o tiro na coluna de Barbara, continuaram ao longo da linha do tempo, até mesmo criando a personagem Oráculo.

Imagem de capa do item

Ele não é um humano normal

"O Coringa é um dos maiores vilões sem poderes da DC Comics".

Se você é uma das pessoas que já repetiu essa frase, sinto te desapontar, mas ela está tecnicamente errada.

Ao longo dos anos, alguns autores decidiram aumentar um pouco as capacidades do Coringa e não podemos negá-las, pois é praticamente a mesma coisa que Alan Moore fez ao transformar o palhaço em um maníaco.

Por exemplo: em A Última Piada, quando o vilão está sendo transportado para a prisão Lápide, eles tentam sedá-lo. Porém, mesmo com sedativo suficiente para botar uma cidade inteira para dormir, o Coringa continua acordado e cantarolando. É então que se descobre que o seu cérebro funciona praticamente em um nível sobre-humano (e que tinha um tumor nele).

Outra situação que você deve conhecer, ou pelo menos ouvido falar sobre isso, foi quando anunciaram que existe a possibilidade do Coringa ser um imortal tal como Vandal Savage.

Imagem de capa do item

Morte de Jason Todd

Um dos momentos mais marcantes na história de Batman e Coringa é quando o vilão assassina brutalmente o fiel companheiro do Batman, o Robin Jason Todd. Uma coisa que é muito espalhada por aí é a informação de que Jason foi morto com golpes de pé de cabra pelo Coringa, o que não é bem verdade.

Os golpes existiram? Sim. Porém eles não foram a causa da morte de Jason. O Robin teria inclusive sobrevivido à surra se não fosse o fato do galpão onde ele estava sendo mantido preso explodir.

Imagem de capa do item

Ele não ama Arlequina

Não importa o que tenha acontecido no filme de Esquadrão Suicida, nem tampouco o que algumas páginas de Facebook te fazem querer acreditar. Coringa e Arlequina não são nem perto de ser um exemplo de casal. Não tem essa de "eles são dois loucos que se merecem" ou então "eles tem o jeito deles de demonstrar amor". Não é assim que funciona. O sentimento que o Coringa tem com Arlequina é de posse, vamos entender isso de uma vez por todas. Coringa e Arlequina não são um casal romântico, ele não a ama, ponto.

Imagem de capa do item

Ele não tem um visual fixo

É natural que personagens de quadrinhos frequentemente mudem seu visual ao longo dos anos mas, se tem um vilão que não é nada apegado ao seu "figurino", é o Coringa. Por isso, reclamar de aparência do personagem em filme baseado na fidelidade aos quadrinhos é um pouco incoerente, já que o Coringa já teve cabelos lisos, ondulados, cabeça raspada, moicano, cicatriz na cara, sorriso pintado, boca normal, cabelos em todas tonalidades de verde. Já vestiu terno branco, jaleco, terno roxo, já ficou sem camisa e só vestindo calças e suspensórios, já teve tatuagem, já bifurcou a língua e até mesmo já arrancou o próprio rosto!