10 coisas que esperamos de Inumanos vs X-Men!

Capa da Publicação

10 coisas que esperamos de Inumanos vs X-Men!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Chega de M-Pox

Uma das tramas mais bizarras que a All-New, All-Different Marvel trouxe, foi a da doença provocada pelas Névoas Terrígenas em mutantes, conhecida como M-Pox. Isso contradiz bastante da história dos heróis mutantes - se lembrarmos de eventos como Dinastia M: O Herdeiro -, além de ser um fator para eliminar rapidamente a população mutante da Terra.

Com sorte, esse conflito entre mutantes e inumanos pode acabar culminando na descoberta da cura da M-Pox. Isso daria fim a essa trama, - que a maior parte dos fãs mutantes têm achado absurda - e ajudaria a amenizar as tensões entre os dois grupos.

Imagem de capa do item

Ressuscitando

Se a M-Pox for de fato vencida, sabemos que os mutantes poderão retornar ao seu esplendor de outrora e, com isso, veríamos o retorno de grupos que vão além dos X-Men - já que, atualmente, temos apenas três revistas de equipes mutantes, todas focadas em variações dos X-Men.

Quem sabe, com o final da guerra, teremos novamente o X-Factor, a X-Force, os Novos Mutantes e vários outros grupos derivados que acabaram "morrendo" após as Guerras Secretas.

Imagem de capa do item

Fugir do óbvio

Quando Inumanos vs X-Men chegar às bancas, a Marvel vai ter acabado de sair de dois eventos importantíssimos. O primeiro deles, publicado atualmente, é a Guerra Civil II, que tem uma participação fundamental dos Inumanos na história. E sem contar seu tie-in - Guerra Civil II: X-Men - que retrata justamente o conflito entre X-Men e Inumanos dentro da saga.

Além disso, em outubro, já teremos a minissérie Death of X, que abordará o conflito entre inumanos e mutantes nos oito meses entre as Guerras Secretas e o começo da All-New, All-Different Marvel. A saga precisa tomar cuidado com essa saturação de eventos, para não acabar se tornando um repetitivo mais do mesmo.

Imagem de capa do item

Evitar a sina de Vingadores vs X-Men

No fundo, todos sabemos que a Marvel tem retornado a eventos clássicos de seu passado. Foi assim com as Guerras Secretas e com a Guerra Civil. E por mais que não assumam com o mesmo fervor, é claro que Inumanos vs X-Men é um sucessor espiritual de Vingadores vs X-Men.

Porém, a saga tem que tomar cuidado para não cair muito no mesmo argumento da série anterior, até porque o conceito aqui é bem diferente. São duas raças lutando pela sua sobrevivência, sem a chegada de uma entidade cósmica para mudar a dinâmica do conflito.

Imagem de capa do item

Posicionamento dos Vingadores

Porém, ainda falando nos Vingadores, precisamos lembrar que os Heróis Mais Poderosos da Terra são o grupo de maior relevância no Universo Marvel atual. E isso nos faz questionar qual será o papel deles no meio do conflito.

Ainda mais considerando que os vários grupos de Vingadores possuem membros que compõem tanto os X-Men quanto os Inumanos. Resta saber se os Vingadores serão divididos pelo conflito, ou se acabarão tomando um posicionamento na guerra.

Imagem de capa do item

Integração dos Inumanos

Embora tenhamos falado muito dos mutantes, esperamos que a saga acabe resultando em benefícios também para os inumanos. Desde sua criação, o grupo sempre foi muito fechado e restrito, e mesmo com a explosão da bomba terrígena e o retorno desses heróis para o Planeta Terra, salvo algumas exceções, - como a Miss Marvel - os Inumanos continuam muito contidos dentro de uma bolha.

Porém, isso é meio irreal a partir do momento que sabemos que há inumanos em todo o planeta. Esperamos que, com a chegada do final da guerra, os Inumanos finalmente possam ser integralizados ao Universo Marvel, sem continuarem isolados na ilha de Attilan ou em suas próprias histórias fechadas.

Imagem de capa do item

Retornos (in)esperados

Com sorte, Inumanos vs X-Men pode acabar marcando o retorno de alguns heróis e vilões que esperamos ansiosamente no Universo Marvel. Nomes frequentemente pedidos pelos fãs são Ciclope, Emma Frost, Wolverine e Professor X, pelo menos entre os mutantes.

Já sobre os Inumanos, alguns esperam o retorno de Maximus - que na realidade, já voltou, mas em papel bem secundário - e o Inominável, um antigo rei de Attilan tão terrível que foi "apagado" dos registros históricos.

Imagem de capa do item

Fim das mudanças editoriais

Um grande problema que os fãs tem acompanhando nos últimos anos é a forma como a Marvel tem mudado heróis mutantes para outras categorias, sem nenhuma razão específica. Em menos de cinco anos, Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Garota-Esquilo, dentre outros, deixaram de ser mutantes para receberem outras histórias de origem.

Além disso, um dos casos menos comentados foi o do Centelha, que "virou" inumano graças a um retcon. Se tivermos sorte, ao final da saga, essas mudanças se tornarão menos frequentes e, embora seja difícil reverter as que já aconteceram, seria um sonho também.

Imagem de capa do item

Nada de atrasos e mudanças de plano tardias

Nos últimos dois anos, a Casa das Ideias tem feito seus fãs sofrerem com atrasos e mudanças de última hora nas publicações de seus grandes eventos. Basta lembrar de Guerras Secretas, que foi adiada de uma forma tão precária que a nova fase da Marvel, All-New, All-Different, começou antes mesmo do fim da série, trazendo vários spoilers do que aconteceria no final.

Agora, a Guerra Civil II tem o mesmo destino. Seu final foi adiado também, de modo que deva ser lançado após o começo da nova Marvel Now... e já podemos esperar spoilers antecipados também. Com Inumanos vs X-Men, esperamos que a Marvel siga seu plano à risca, sem se comprometer com atrasos e mais "edições extra" que nem sequer eram cogitadas, apenas para enrolar mais e acabar desgastando o leitor.

Imagem de capa do item

Fim da guerra (e união)

Por mais que sempre seja divertido ver um evento entre dois grupos de heróis brigando, já está na hora da rixa entre inumanos e mutantes chegar a um fim. Ainda mais considerando que, no último ano, esse conflito se tornou um elemento principal dos títulos de ambos os grupos.

Após a saga, esperamos que as duas facções encontrem um consenso e parem de lutar de vez. Quem sabe, até formando uma união que possa ajudar tanto aos mutantes quanto aos inumanos, de forma mútua e sem muitos problemas.