10 coisas que podem saturar nos filmes de super-heróis!

Capa da Publicação

10 coisas que podem saturar nos filmes de super-heróis!

Por Chris Rantin

Essa é uma época muito boa para nós, fãs de HQs, mas outra coisa que é inegável é que quando uma coisa é feita em demasia ela pode se tornar sem graça, repetitiva e até mesmo chata. Nessa lista falarei sobre 10 coisas que podem saturar nos filmes de super-heróis. Alguns itens são um pouco polêmicos, por isso é bom lembrar que não estou sendo hater de um estúdio específico ou coisa parecida.

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Fórmula Marvel

A Fórmula Marvel é um ponto que gera bastante discussão entre os fãs - e críticos - dos filmes desse estúdio. Por mais que esse modelo tenha seus méritos e tenha conseguido fazer com que todos os filmes da marvel sejam muito bem rentáveis, é uma coisa que, na atual terceira fase desse universo, já começou a cansar.

Imaginar essa fórmula sendo explorada em diversos outros filmes é algo que, por si só, já causa certa agonia. Pois apesar de garantir um padrão de qualidade, também serve como uma espécie de armadilha que faz com que filmes de diferentes personagens, com tramas diferentes, acabam ficando parecidos. Definitivamente isso é algo que em algum momento pode saturar.

Imagem de capa do item

Histórias de Origem - De novo!

Responda sinceramente, você acha que precisamos ver MAIS UMA VEZ os pais do Bruce serem assassinados? Ou o Peter ser picado por uma aranha? Ou ainda, Krypton sendo destruída enquanto Clark chega na Terra? Sim, saber a história de origem do herói do filme é importante para o decorrer da trama, mas os exemplos citados acima provam meu ponto: Algumas histórias não precisam ser recontadas.

É sério, todo mundo sabe que o Batman é órfão, que o planeta do Superman foi destruído e que o Homem-Aranha conseguiu seus poderes por causa de uma aranha. Recontar essas origens não é nada além de repetição e perda de um tempo que poderia ser investido em outras partes da trama.

Imagem de capa do item

DC tem que ser sombria

Existe uma espécie de conceito que diz que, enquanto a Marvel tem sua fórmula e é engraçada, a DC é mais sombria e que PRECISA ser assim. Mais intensa, mais obscura, mais pesada. Com seus personagens lidando com dramas complexos ou vindo de situações com algum trauma. Enquanto isso é algo que funciona nos quadrinhos - muito bem aliás - não significa que todos os filmes da DC precisam ser assim.

Não tem nada de errado em deixar um pouco de luz entrar nos filmes, deixá-los um pouco engraçados ou leves. Isso não vai fazer com que o Universo da DC perca sua essência ou se torne uma cópia da Marvel, simplesmente vai criar uma maior diversidade entre os filmes. É algo positivo.

Imagem de capa do item

Batverso

Talvez este seja o item mais polêmico da lista, por isso quero começar dizendo que eu sou apaixonado pelo universo do Batman, especialmente pelos vilões. Isso, contudo, não muda o fato de que metade dos filmes anunciados para o universo estendido da DC são tramas do herói e que essa é uma escolha arriscada.

Batgirl, Asa Noturna, Batman, Sereias de Gotham City são alguns dos filmes anunciados (com alguns já em desenvolvimento), que provam que existe muito potencial nas histórias do Morcego, mas que saturar o Universo Estendido da DC com filmes derivados dele é algo que pode cansar o público. Existem muitos outros personagens, muitas outras histórias, que não são do Batverso e que seriam incríveis de serem adaptadas.

Imagem de capa do item

Vilões descartáveis

O que seria de um bom filme de super-herói sem um bom vilão? É até estranho imaginar os heróis sem alguém para antagonizá-los e deixar as coisas interessantes. O problema é quando um vilão com tanto potencial é simplesmente jogado fora depois de um único filme.

Caveira Vermelha, Jaqueta Amarela, Apocalipse, Ultron... A lista é bastante extensa. Todos eles poderiam ser utilizados em outros filmes, sendo uma ameaça recorrente ou até mesmo um desafio para os heróis, que precisam pensar em novas maneiras de derrotar o inimigo, mas foram jogados fora em nome do “final feliz”. Se continuar nesse ritmo, vai chegar uma hora que não existem vilões sobrando para ser adaptados.

Imagem de capa do item

Ameaça Contida

Um dos maiores problemas em se ter vilões descartáveis é que a ameaça que eles representam para o filme nunca é tão grande quanto poderia ser. Diga, quantos vilões dos filmes de super-herói realmente ameaçaram o mundo com seus planos malignos? Quantos realmente fizeram com que vocês temessem que a Terra fosse destruída ou modificada permanentemente para o pior?

A verdade é que, na maioria das vezes, os vilões dos filmes servem apenas como contrapontos ideológicos dos heróis, sendo uma ameaça para aquilo que eles representam. Isso é algo legal de se ver no início, mas já passou da hora de perder o medo e fazerem vilões cruéis e que realmente são capazes de destruir o mundo.

Imagem de capa do item

Versão Estendida

Ter um conteúdo extra nos DVDs ou Blu-Ray é sempre uma boa maneira de recompensar aquele que o compra, sendo que muitas vezes são esses extras que fazem com que sua comercialização seja bem sucedida. Mas o problema aqui são as versões estendidas ou o versão do diretor.

Não há nada de errado em entregar um filme com alguns minutos extras ou com alguns elementos diferentes do que vimos nos cinemas. O problema é quando o filme é cortado de uma determinada forma, deixando tramas sem o devido aprofundamento ou apagando momentos importantes, apenas porque podem utilizar da versão estendida para “consertar” esses problemas.

Imagem de capa do item

Piadas Demais

Outro ponto que é bastante controverso é que muitos fãs argumentam que, enquanto os filmes da DC são mais sérios, os da Marvel possuem piadas demais. E bem, não dá pra dizer que o humor seja algo negativo, mas existem diversos momentos em que uma piada simplesmente quebra a carga dramática da cena, ou faz com que a batalha final contra o vilão fique caricata.

Enquanto nos filmes, os momentos engraçados sejam importantes, utilizar piadas demais pode acabar fazendo com que o filme fique sem graça ou fraco. Definitivamente algo que pode saturar nos filmes de super-herói, caso continue sendo mal utilizado.

Imagem de capa do item

Ações sem reações

Cidades inteiras são destruídas pelos heróis em suas batalhas contra os vilões. Pessoas morrem ou são colocadas em risco por causa de suas ações. Quais são as consequências? É claro que elas existem, e no momento atual da Marvel, para citar um exemplo, estamos vendo isso em forma do Tratado de Sokovia. Mas isso só aconteceu agora e, até o momento, não vimos, de fato, as repercussões disso.

Pouca ou nenhuma consequência surge para os heróis pelo que eles fazem. Isso é algo que não atrapalha a profundidade da trama, deixa tudo fácil demais. É preciso que exista um retorno para o que eles fazem para aprofundar os conflitos e confrontos morais, como tivemos em Guerra Civil por exemplo ou com o Batman irritado com o Superman.

Imagem de capa do item

Falta de Diversidade

Depois de todas as polêmicas sobre diversidade que foram debatidas recentemente, esse assunto pode deixar alguns de vocês agitados ou irritados, mas definitivamente não dá pra deixar algo tão importante de fora.

A falta de diversidade nos filmes pode ser um dos fatores que saturem nos filmes de super-heróis. Isso porque voltamos para aquilo que disse anteriormente: quando uma coisa é muito utilizada ela se torna repetitiva e pode cansar. Não, não estou dizendo que é errado fazer filmes com homens brancos como protagonista, mas sim, que diversificar seria muito interessante para os estúdios, colocando mulheres e personagens de outras etnias em papéis principais.