10 coisas que você precisa saber sobre a Equipe Rocket!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Equipe Rocket!

Por Márcio Jangarélli

Separamos 10 coisas que você precisa saber sobre a Equipe Rocket! Em tempos de Pokémon no mundo real, toda informação sobre o time de vilões da saga é importante, não é mesmo? Equipe Rocket decolando na velocidade da luz!

Tema sugerido pelo leitor JotaPedroVS74

Imagem de capa do item

Cowboys

Você já parou para se perguntar de onde vieram os nomes dos membros da Equipe Rocket? Como recebemos a tradução da versão americana do anime, os nomes dos personagens também vem traduzidos e, preservando a ideia original, o trabalho de transposição do anime para o mercado americano foi muito inteligente.

Os membros da Equipe Rocket ocidental têm seus nomes baseados em cowboys fora da lei do Oeste americano. Jessie e James vem de Jesse James, Cassidy e Butch de Butch Cassidy e Oakley e Annie são uma homenagem para a cowgirl Annie Oakley. Ainda, mais recentemente, apareceram Atilla e Hun que, diferente dos anteriores, são baseados em Átila, o Huno, remetendo ainda mais à versão japonesa do anime.

Imagem de capa do item

Generais

No caso da versão original, os nomes dos personagens são homenagens a grandes generais japoneses. No Japão, a Jessie é Musashi e o James é Kojiro. Esses nomes vem de Miyamoto Musashi e Sasaki Kojiro, espadachins lendários que também eram rivais. A história conta que Musashi acabou matando Kojiro em batalha, o que explica a dominância da Jessie no duo.

Porém, no Japonês, a escolha de nomes não seguiu uma regra estrita, ainda que tenha mantido relações históricas. Por exemplo, a Cassidy, rival da Jessie, é chamada Yamato, uma referência a um navio japonês da Segunda Guerra Mundial que possuía um navio-irmão nomeado Musashi.

Imagem de capa do item

Acrônimo

Ainda sobre nomes, no mangá de Pokémon é revelado que o ROCKET na verdade é um acrônimo, coisa que não vemos no anime ou game. Rocket, além de foguete, significaria “Raid On the City, Knock out, Evil Tusks”, que seria algo do tipo “Invadimos a cidade, fomos derrotados, capangas malvados”. Em português não faz tanto sentido, mas seria uma referência à apresentação do trabalho da equipe nas histórias: chegam causando confusão, são derrotados, mas sempre voltam.

Imagem de capa do item

Jessie, a Ex

Uma história interessante é que a Jessie é baseada na ex-namorada de um dos criadores do anime. Para criar a antagonista feminina principal, Takeshi Shudo buscou inspiração na personalidade de uma de suas namoradas do colegial, misturada com a vilã do anime Time Bokan, a Majo.

Imagem de capa do item

Maneki Neko

Além dos dois humanos, a Equipe Rocket nunca estaria completa sem o Meowth! E o Pokémon foi criado baseado em um símbolo de boa sorte no Japão. A inspiração é bem clara para quem já viu os bonequinhos; o Meowth é baseado no Maneki Neko, ou Gato da Sorte, que são pequenas estátuas de gatinhos que atraem fortuna e prosperidade para os negócios. Essa é a origem da habilidade principal do Meowth também, o Payday, que gera dinheiro para o jogador.

Imagem de capa do item

Estimação

E para o anime, a personalidade e os maneirismos do Meowth foram retiradas de outro lugar. Segundo a história de criação do personagem, ele é baseado no gato de estimação de Satochi Tajiri, o criador de Pokémon e o diretor dos primeiros jogos da franquia.

Imagem de capa do item

Gato e Rato

E existe uma dinâmica bem definida entre o Meowth e o Pokémon ícone da franquia. Estamos falando de um eterno jogo de gato e rato, quando o Pikachu é baseado em um ratinho. Os personagens são opostos dentro do anime e até dentro do jogo, quando, na Pokedex, o Pikachu é o número #25, enquanto o Meowth é o #52.

Imagem de capa do item

Polêmica

O anime de Pokémon também tem sua parcela de polêmicas e nem estamos falando de algum episódio perdido que rondam os creepypastas da internet. O episódio onde o James se disfarça como uma mulher de biquíni, “Beauty and the Beach”, foi banido para as audiências Ocidentais do anime por ser considerado inapropriado para crianças.

Nele, James usa, além de um biquíni, um par enorme de seios infláveis. Tempos mais tarde, o episódio foi recortado para formar uma sequência de sonho para outro capítulo, porém, na íntegra, a produção nunca foi exibida oficialmente.

Imagem de capa do item

Viveram felizes para sempre

Pokémon possui várias histórias diferentes, pelo menos em seu enredo com protagonistas. Você tem o anime, os mangás – que não contam uma história totalmente linear e continua – e os games. Em um dos mangás, “The Electric Tale of Pikachu”, os dois protagonistas da Equipe Rocket desenvolveram um relacionamento amoroso que culminou em um casamento. Sim, Jessie e James se casaram. No final dos quadrinhos, ainda dá-se a entender que a Jessie está grávida.

Imagem de capa do item

Festa do Meowth!

Será que um game solo do Meowth faria sucesso? Bom, um projeto começou a ser produzido, lá atrás, na época do GameCube, com o nome de “Meowth Party”. A demo do jogo mostrava o Meowth, com a voz de seu dublador oficial no anime, tocando guitarra em uma sala cheia de Pokémons. Muito pouco se sabe sobre a ideia principal do game, além de ele ter sido cancelado. :(