10 coisas que você precisa saber sobre o Corvo de Três Olhos de Game of Thrones!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Corvo de Três Olhos de Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

Entre as figuras mais misteriosas de toda a Westeros está o Corvo de Três Olhose não, não estamos falando do Bran e sim de seu “mestre”. Antes conhecido com Brynden, esse é um personagem enigmático e possivelmente uma das chaves para os mistérios do futuro da trama nos livros.

Nem todo velho sábio que aparece na vida de jovens habilidosos são bonzinhos, meus caros. Nessa lista, separamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Corvo de Três Olhos! Um pequeno passeio pela escuridão atrás da Muralha.

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Dois atores e fidelidade

Falando primeiramente sobre a série, nós fomos introduzidos ao Corvo na 4ª temporada e, de lá até a Sexta, onde ele foi morto e passou o cargo para o Bran, dois atores estiveram no papel. O primeiro, mais macabro e condizente com o que o livro propõe, era Struan Rodger, substituído logo no 5º ano pelo ator Max von Sydow.

A versão de Struan era mais fiel, quando o Corvo é descrito nos livros como quase esquelético, muito, muito branco, com cabelos finos e longos, tocando o chão. O que não chegou à série foi que seu corpo estava sendo realmente invadido pelas raízes, ele não tinha um dos olhos e o outro era vermelho - além de duas manchas vermelhas em seu corpo, no pescoço e no rosto.

Imagem de capa do item

Brynden Rivers, o bastardo Targaryen

Logo descobrimos que o nome do Corvo é Brynden e, enfim, a identidade dele veio à tona. O Corvo de Três Olhos já foi outro tipo de Corvo um dia.

Ele é Brynden Rivers, filho do Rei Aegon Targaryen IV com Melissa Blackwood, um bastardo de Correrrio. Sua descendência Blackwood é importante, afinal é provável que seus dons de Visão Verde tenham vindo dali.

A Casa Blackwood é uma das mais antigas de Correrrio e uma das únicas ao Sul que manteve a fé nos Velhos Deuses viva depois da invasão dos Ândalos. Inclusive, o brasão da Casa conta não só com corvos, mas com um Represeiro estampado - digna do Corvo de Três Olhos.

Imagem de capa do item

Corvo de Sangue

Mas ele ficou famoso por outro nome: Corvo de Sangue. Rivers recebeu esse apelido por suas marcas de nascença no pescoço e no rosto, que contrastavam com sua pele branca - mas o codinome veio a calhar quando ele se tornou um cavaleiro sanguinário.

Ao contrário dos Blackfyre e dos outros bastardos Targaryen, ele permaneceu leal ao Rei e à família, servindo de cavaleiro, escalando tempos depois para Mão do Rei. Brynden foi o bastardo que dominou Westeros, de certa forma.

Arte: Mike Hallstein

Imagem de capa do item

Entrou em guerra e matou seu meio-irmão

Por ficar ao lado dos Targaryen, quando a primeira Rebelião Blackfyre explodiu, Brynden, lutou contra seus meio-irmãos, Daemon Blackfyre e Aegor Rivers.

Essa luta foi decisiva, tanto para o fim da Rebelião, que acabou com a morte de Daemon e seus filhos pelas mãos de Brynden, quanto para a formação da Companhia Dourada de Essos, criada por Aegor, o Aço Amargo, que conseguiu lutar contra Brynden, arrancou-lhe um olho na batalha e fugiu.

Arte: Amok

Imagem de capa do item

Era apaixonado por sua meia-irmã

Como é de praxe no meio Targaryen, Brynden também era apaixonado por uma de suas meio-irmãs. Filha de Aegon IV e Serenei de Lys, Shiera Seastar e Brynden mantiveram um relacionamento complicado e, mesmo que ele a amasse e tivesse proposto casamento a ela várias vezes, ela nunca aceitou.

Um fato interessante é que Aegor Rivers também a desejava e a moça, dita ser uma das mais belas que já caminhou por Westeros, usava isso para fazer ciúmes em Brynden, por apreciar o estado em que o rapaz ficava.

Arte: Amok

Imagem de capa do item

Mão do Rei

Por conta de suas conquistas e, depois descoberto, por sua magia, Brynden foi nomeado Mão do Rei na época de Aerys I e Maekar I.

É dito que ele foi um dos melhores e mais cruéis a ocupar o cargo por conta de seus dons com a Visão Verde. Brynden podia ver tudo, saber de tudo e prevenir qualquer tipo de perigo que viesse na direção de Porto Real com suas habilidades.

Imagem de capa do item

Ex-Lorde Comandante da Patrulha da Noite

Depois da morte do Rei Maekar, Aegon V assumiu o trono e mandou Brynden para a prisão por ter assassinado Aenys Blackfyre durante o conselho de sucessão que lhe coroou rei. É dito que, mesmo com todos os pedidos de Brynden, falando sobre o que sacrificou pela coroa, Aegon não o libertou, mas ofereceu ao cavaleiro a Patrulha da Noite.

Brynden foi enviado para a Muralha junto do Meistre Aemon e, tempos depois, assumiu o cargo de Lorde Comandante de Castelo Negro. No entanto, alguns anos depois, ele desapareceu em um missão além da Muralha e nunca mais foi visto.

Imagem de capa do item

Irmã Negra

Outra coisa interessante sobre o Brynden é que ele carregava uma das espadas vindas diretamente da Conquista de Westeros. Quando Aegon chegou no continente, ele trouxe duas espadas de aço valíriano com ele, a Blackfyre, que atualmente está com a Companhia Dourada e outra chamada “Irmã Negra”, que era a arma da Visenya.

Brynden foi a última pessoa vista carregando a Irmã Negra e acredita-se que ele a levou junto consigo quando foi em sua última missão para além da Muralha, portanto, é possível que esteja na caverna.

Arte: Amok

Imagem de capa do item

Aliado dos Caminhantes Brancos?

Muita gente desconfia que, por conta de todo seu passado obscuro, o Corvo não esteja trabalhando exatamente pelo bem da humanidade. Estamos falando de Game of Thrones, não se confundam com a ideia do velho sábio.

Tem uma passagem muito interessante no livro que leva a Melisandre crer que o Brynden seja um servo do Deus dos Caminhantes Brancos.

Contextualizando, R’hllor vive em guerra contra o “Grande Outro”, que representa a escuridão. Em uma de suas visões, em Castelo Negro, ela vê o Bran e o Corvo, além da Muralha e acredita que eles estão trabalhando para os Outros para a destruição do mundo. E isso pode ser verdade, para ser sincero.

Imagem de capa do item

Ele pode ter alimentado o Bran com o Jojen

Para finalizar, uma teoria perturbadora. Nos livros, o Jojen sobrevive e está na caverna com Bran e os outros até agora. Porém, o rapaz estava bem problemático, pressentindo a própria morte.

No final de “A Dança dos Dragões”, o Bran é alimentado com uma pasta vermelha sangrenta, que lhe dizem que foi feita de sementes. Essa pasta o ajuda a aumentar suas habilidades. O Jojen não foi visto antes nem depois disso.

Muita gente acredita que o Corvo fez o Jojen ser morto de alguma forma e está alimentando o Bran com o rapaz, porque sua carne e seu sangue poderiam ajudar amplificar os poderes do jovem Stark. Sombrio, não?