10 coisas que você precisa saber sobre o Flash Negro!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Flash Negro!

Por Márcio Jangarélli

Se você ficou confuso com o “flash-zumbi” que está aterrorizando a vida de Eobard Thawne em LoT, separamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre o Flash Negro! Não importa o quanto você corra, a morte sempre te alcança.

Imagem de capa do item

A Morte veloz

Não, o Flash Negro não é uma criação do Universo CW. Antes das telas, o personagem é um aspecto importantíssimo do cânone do Universo DC nos quadrinhos.

Na verdade, sem piadinhas com velocidade, ele chegou até um tanto atrasado, quando poderia ter surgido muito antes, na Crise das Infinitas Terras.

Criado por Mark Millar, Ron Wagner e Grant Morrison, o Flash Negro apareceu pela primeira vez em Flash vol 2 #138, em Junho de 1998. Em síntese, ele é a versão velocista da Morte nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Borrão

O primeiro Flash a encontrá-lo – pelo menos em uma cena mostrada para o público - foi o Wally West. Mas antes do Wally, quem o viu pela primeira vez foram o Max Mercúrio e a Jesse Quick.

Tentando salvar a vida do Wally, os dois o pararam para contar sua descoberta: em fotos tiradas do Flash, havia sempre um borrão preto o seguindo. O mesmo borrão tinha aparecido em fotos similares tiradas do Johnny Quick antes de sua morte

A tentativa gerou efeito – só não o esperado. O Flash Negro mudou de alvo e levou Linda Park para a Força da Aceleração, o que culminaria em...

Imagem de capa do item

Corrida até o fim do tempo

Uma corrida entre o Wally e o Flash Negro até o fim dos tempos. Exatamente. O ceifador retorna, pouco depois de levar Linda para a Força da Aceleração, em busca do Wally. Assim, os dois entram em uma corrida que mostra o quão rápido West pode ser – até mais que o Barry.

Os dois correm e, conforme aumentam a velocidade, começam uma maratona pelo tempo e espaço, indo para milhões de anos no futuro. Isso dura até que Wally acelera ainda mais e descobre que não, o tempo não infinito. Wally corre até LITERALMENTE o fim do tempo. Onde não há tempo, a morte perde o sentido, então o Flash Negro desaparece e Wally vai resgatar Linda.

Imagem de capa do item

Pequena morte

Sim, o Flash Negro é a Morte, mas não a verdadeira entidade. Ele é um dos espectros da Morte no Universo DC. O Flash Negro entra na mesma categoria do Nekron e do Corredor Negro, que também são a Morte, mas não a verdadeira, apenas representações.

A verdadeira Morte da DC Comics, que compreende todo o sentido metafísico da coisa e está encarregada de apagar a luz e trancar as portas da Criação quando não houver mais ninguém é a Morte das histórias do Sandman, criada por Neil Gaiman.

Imagem de capa do item

O espectador

Mesmo que seja uma ameaça, no fim, o Flash Negro não é um vilão. Ele é uma força natural, na maior parte das vezes apenas um espectador, esperando a hora de agir.

Claro, em vários momentos ele pode se tornar um antagonista – afinal, lutar contra a Morte é o que os heróis e vilões mais fazem. No caso do Reverso em LoT, ele está encarregado de corrigir um erro temporal, ou seja, apenas o universo tentando voltar aos eixos normais.

Imagem de capa do item

Negativa

Dá um frio na espinha falar sobre as partes negativas e de anti-matéria no Universo DC. Nesse caso, o Flash Negro tira seus poderes da Força da Aceleração Negativa.

Imaginando o Universo DC e todas as suas versões, é mais que natural que esse conceito exista – ainda mais com tantos vilões bebendo da fonte da Força da Aceleração original.

É um poder que age como o total oposto de sua versão normal, o que faz total sentido, quando o Flash Negro precisa ser o oposto dos outros velocistas para levá-los para o além.

Imagem de capa do item

Viagem temporal

Uma coisa interessante é que, mesmo que seja uma força natural, o Flash Negro não é imune à viagem no tempo. Porque a morte não é imune às alterações temporais.

Se alguém viaja no tempo e impede um velocista de morrer, o Flash Negro não vai mata-lo porque “esse era o destino”. A ordem natural das coisas foi mudada e ele vai embora.

O caso de Legends é outro: Eobard Thawne deveria ter sido apagado da linha do tempo, o Flash Negro só está tentando reparar uma aberração temporal.

Imagem de capa do item

Quantas mortes são necessárias?

Um ponto importante é: não confundir o Flash Negro com outros dois personagens muito parecidos das histórias DC.

O primeiro é o Flash Negro que surge em "A Noite Mais Densa". Porém, ele não é nada mais que o Flash-Reverso, Eobard Thawne, de volta do mundo dos mortos com o poder do anel dos Lanternas Negros – cortesia do Nekron, outro espectro da Morte.

Imagem de capa do item

Corredor

Também tem o Corredor Negro, que pode ser confundido com o Flash Negro – até porque, eles tem quase a mesma função nos quadrinhos. A diferença é que o Corredor é outra das manifestações da Morte, mas para os Novos Deuses.

Imagem de capa do item

Barry e a Morte

Mas o Flash Negro já foi sim outro personagem da DC. E por conta do Corredor Negro. Durante a Darkseid Wars, o Barry é fundido com o Corredor Negro, se transformando em uma nova versão do Flash Negro.

Também, em Flash: Rebirth, o Barry entra em contato com os supostos “restos” do Flash Negro. Isso dá as habilidades da morte para o rapaz, incluindo o desejo quase incontrolável de matar àqueles conectados à Força da Aceleração.