10 Coisas que você precisa saber sobre o Justiceiro!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Justiceiro!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Motivações

Um soldado em todos os sentidos , Frank Castle é um veterano da Guerra do Vietnã e um homem de família dedicado. Depois de subir de patente nos anos finais da guerra, ele renunciou e se tornou um instrutor das forças especiais em Nova York para que pudesse estar mais perto de sua esposa Maria e de seus dois filhos, Lisa e Francis .

Vivendo como um homem comum em Nova Iorque, Frank e sua família acabam testemunhando a execução de um membro da máfia no Central Park. Os criminosos atiraram contra sua família, destruindo tudo que ele construiu.

Incapaz de seguir em frente devido ao sistema de justiça comprado pela máfia, Frank Castle lembra da cólera da guerra e trava uma cruzada pelas ruas da cidade com o nome de Justiceiro. Vestindo a roupa militar preta com austero crânio branco em seu peito. Frank prometeu dedicar o resto de sua vida à luta contra o crime.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha

O Justiceiro apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man # 129, de 1974.

Na revista, ele tinha o objetivo de matar o Homem-Aranha, que na época era acusado do suposto assassinato de Norman Osborn. Após essa aventura, o personagem ficou no limbo por 12 anos, até ganhar seu próprio título em 1986.

Imagem de capa do item

Um anti-herói nato

O Justiceiro foi uma surpresa pro leitor da década de 70, mas havia um dificuldade da Marvel coloca-lo nas histórias populares porque ele não se encaixava nem no conceito de herói que os aficionados em quadrinhos estavam acostumados.

Entretanto, Frank Castle também não podia ser considerado exatamente um vilão. Foi com a ascensão de personagens com índoles duvidosas nos cinema que o Justiceiro ganhou mais um segunda chance. Os anti-heróis acabaram conquistando mais notoriedade, sendo impulso necessário para que o Castle voltasse a ser reconhecido.

Imagem de capa do item

Adaptações cinematográficas

Devido ao sucesso relâmpago do personagem, em 1989 ele ganhou sua primeira adaptação cinematográfica estrelada por Dolph Lundgren. A história do filme é um tanto diferente da dos quadrinhos, tendo a origem alterada e a ausência da caveira estampada no peito, o principal símbolo do personagem.

Em 2004, Thomas Jane encarou o Justiceiro pára uma nova aventura nas telonas. O filme foi considerado razoável e quase ganhou uma continuação, mas o estúdio optou por um reboot. Em 2008, quem assumiu o papel foi Ray Stevenson para Justiceiro: Em Zona de Guerra.

Roupa Suja

Thomas Jane nunca teve a chance de reprisar o papel do Justiceiro, mas isso não impediu que ele desse um adeus digno ao personagem.

Em 2012, o ator estrelou o curta Dirty Laundry, onde interpreta dignamente o personagem pela última vez.

Imagem de capa do item

Série

Depois de fazer sua estreia na televisão na série do Demolidor, onde o anti-herói teve sua história contada no decorrer da segunda temporada, o Justiceiro vai ganhar uma série própria dentro da Netlfix, sendo a quinta parceria do serviço de streaming com a Marvel.

Jon Bernthal vai reprisar o papel e Deborah Ann Woll retorna como Karen Page. A trama vai continuar os eventos de Demolidor e tenha o Retalho, interpretado por Ben Barnes, como vilão.

A estreia vai acontecer ainda em 2017.

Imagem de capa do item

Stan Lee

Apesar de ser uma criação de John Romita, Gerry Conway e Ross Andru, quem sugeriu que o Justiceiro tivesse o nome original de Punisher foi Stan Lee.

“Gerry Conway estava escrevendo o roteiro e ele queria um personagem vilanizado que pudesse se tornar um herói, então, decidiu chama-lo de O Assassino." Revelou Stan Lee em uma entrevista. "Eu disse que jamais poderia ter uma história em quadrinhos na qual o herói fosse chamado de Assassino, porque palavra essa tem uma conotação negativa muito forte. E lembrei-me de que, há algum tempo, eu tinha criado um personagem relativamente sem importância... ele era um dos robôs do Galactus e eu dei pra ele o nome de Punisher. Isso me pareceu um bom nome para o personagem que Gerry queria escrever, então eu questionei por que não chamá-lo de o Punisher? E já que eu era o editor, Gerry só aceitou."

Imagem de capa do item

O significado da caveira

O crânio estampado no peito do Justiceiro não é apenas uma questão estética. Uma enorme caveira branca consegue intimidar o inimigo, mas serve principalmente como alvo, mantendo assim o rosto de Frank intacto.

Em termos mais diretos, quando os criminosos veem o crânio branco no peito do Justiceiro, o símbolo da punição, é um sinal de que eles estão prestes a levar um sarrafo.

Imagem de capa do item

Noir

O Justiceiro, como todo personagem da Marvel, possui uma grande variedade de versões alternativas, quinze pra ser mais exato.

Uma das mais aclamadas é a releitura feira para as histórias Noir. Nessa versão, Frank Castelione é um veterano da Primeira Guerra Mundial cuja esposa morreu de câncer. Entretanto, Frank acaba morrendo e seu filho se torna o Justiceiro.

Aqui, o anti-herói veste uma máscara estampada com um crânio. Esse Justiceiro luta contra uma conspiração criminosa que tem como objetivo controlar toda a cidade.

Imagem de capa do item

Habilidades.

O Justiceiro possui um enorme arsenal bélico e é capaz de se adaptar a qualquer situação virando o jogo a seu favor devido ao seu instinto assassino e excelente condicionamento físico.

Frank tem alta resistência à dor, sendo capaz de fazer cirurgias sem anestesia, tomar vários tiros, ser atingido por explosões, levar pancada de super-humanos e continuar lutando.

O personagem é ótimo em táticas militares e estratégicas, prova isso é que ele já foi capaz de derrubar a S.H.I.E.L.D. Frank Castle também é um piloto excepcional, hacker habilidoso e domina várias artes marciais.