10 Coisas que você precisa saber sobre o Monstro do Pântano!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Monstro do Pântano!

Por Leo Gravena

Confira aqui tudo o que você não ficou sabendo quando viu o desastroso filme dos anos 80 sobre o personagem!

Imagem de capa do item

Criação

O Monstro do Pântano é uma criatura humanoide/planta, criada pelo escritor Len Wein e o artista Berni Wrightson.

O Monstro teve várias encarnações monstruosas em diferentes histórias.

Ele apareceu, pela primeira vez, em “House of Secrets” #92 em julho de 1971, em uma história de terror que se passa no início do século XX.

Após, o personagem voltou em uma revista solo, no mundo contemporâneo e na continuidade geral da DC.

Imagem de capa do item

Origem

Em uma instalação secreta no terreno pantanoso do Lousiana, o cientista Alec Holland e sua esposa, Linda, inventaram uma fórmula bio-restauradora que resolveria os problemas de fome em todo o mundo.

A ideia, contudo, não era aprovada por todos e assim, o laboratório foi invadido, Alec foi nocauteado e quando acordou, descobriu que havia uma bomba. No mesmo momento, ela explodiu e, em chamas, ele correu para o pântano. Seu corpo estava coberto da fórmula e isso afetou a vida vegetal do pântano, atribuindo a ele a consciência e memórias de Alec.

Um ser consciente feito de plantas se formou e lembrava uma forma humana, levantando-se como “O Monstro do Pântano”, o mais recente em uma longa linha de seres criados quando “O Verde” estava precisando de proteção.

Imagem de capa do item

Poderes

Como seu corpo é feito de matéria vegetal consciente, ele pode sustentar a si mesmo através de fotossíntese e compostagem. Possui super-força, que pode ser aumentada a níveis incalculáveis quando poder adicional é oferecido a ele pelo “Verde”.

O Monstro do Pântano pode controlar qualquer tipo de planta e matéria vegetal. Através deste poder, ele se conecta com a essência da Terra e ganha diversas outras habilidades: pode criar cópias de si mesmo, criar um cérebro gigante que aumenta seu intelecto, criar ilusões com um tubérculo que cria com seu corpo e, teoricamente, é imortal, já que sua consciência pode ser passada para qualquer pequena planta na Terra.

Imagem de capa do item

Equipes

O Monstro do Pântano original nunca realmente fez parte de uma equipe no universo DC (até os Novos 52). Porém ele fez parte do Parlamento das Arvores, um local onde outros Elementais descansam.

Ele também tem uma “amizade” com John Constantine, que vez ou outra aparece em suas histórias e ambos lutam juntos.

Nos Novos 52, ele faz parte da Liga da Justiça Sombria.

Imagem de capa do item

Inimigos

Um dos maiores inimigos do Monstro do Pântano é Anton Arcane, um depravado e hostil mago que quer alcançar a imortalidade.

Contudo, ele descobre que a única forma de alcançar a imortalidade real é através do “Verde” e do Monstro do Pântano.

O maligno bruxo foi banido para o Inferno e voltou em histórias seguintes como um demônio.

Imagem de capa do item

Relacionamentos

O maior relacionamento do Monstro do Pântano foi com Abby Cable, ou Abby Arcane, a sobrinha de Anton Arcane.

Ela era esposa de Matt Cable, um agente da Interpol que investigava os assassinatos de Alec e Linda Holland, porém eles tinham vários problemas no relacionamento, fazendo com que Abby e o Monstro se aproximassem.

Matthew morre após um ataque de Anton Arcane e Abigail passa a ter um relacionamento amoroso com o Monstro do Pântano.

Após o Parlamento das Árvores acharem que o Monstro, como Alec, havia morrido, eles colocam uma Semente do Verde em Abby, fazendo com que o casal tenha uma filha chamada Tefé, que tem conexão com O Verde (tendo controle elemental sobre toda vida vegetal) e com A Carne (ganhando uma conexão com O Vermelho, controlando animais e seu próprio corpo).

Imagem de capa do item

Grande Momento

Muitos consideram as edições escritas por Alan Moore uma das melhores fases do herói. Com o título quase sendo cancelado, Moore teve liberdade total para fazer o que quisesse com o personagem.

Assim, ele decidiu transformar ele em um Monstro real - e não fazer com que fosse apenas “Alec Holland como o Monstro”. Ele criou toda a conexão do Monstro com O Verde, além de fazer uma edição baseada em “A Divina Comédia”, onde o Monstro do Pântano vai atrás da alma de Abby no inferno.

Foi ele quem introduziu John Constantine nas histórias e até mesmo mandou o Monstro do Pântano para o espaço! Também foi a revista, junto da genialidade de Alan Moore, que fez com que a Vertigo fosse criada, justamente para que tramas mais adultas fossem exploradas por lá.

Imagem de capa do item

Curiosidades

No passado, o Monstro do Pântano conseguiu acessar outros poderes elementais; Ele já chegou a controlar a terra, água, ar e fogo, junto da vegetação. Contudo, quase imediatamente após ganhar o controle sobre todos eles, ele decidiu se libertar das novas conexões.

Muitos também comparam o personagem ao “Homem-Coisa”, da Marvel, que tem o visual e poderes semelhantes. O Homem-Coisa foi apresentado pela primeira vez em “Savage Tales” #01, em maio de 1971, enquanto o Monstro do Pântano foi apresentado apenas em junho daquele ano.

Isso, contudo, não significa que um é cópia do outro, já que vários roteiristas e artistas da época já disseram que os escritores da Marvel e DC viviam conversando e trocando ideias sobre personagens.

Imagem de capa do item

Novos 52

Após o relançamento da DC, Alec Holland acorda em um pântano com sua ultima memória sendo sua morte. Ele começa a ter memórias de uma vida que nunca teve como O Monstro do Pântano e tenta ignorar isso, até o chamado do Verde se tornar muito forte.

Ele descobre que deveria ter se tornado o mais poderoso Monstro do Pântano, porém não pode se unir ao Verde e as memórias que ele tem são de um Monstro do Pântano que não tinha um núcleo humano. Alec passa a ser perseguido pelo “The Rot”, entidade da morte e podridão que tenta acabar com O Verde e O Vermelho.

Após guerreiros a comando do "The Rot" fatalmente atacarem Alec, ele, com a ajuda do Parlamento das Árvores, finalmente se torna completamente o Monstro do Pântano - tornando-se o guerreiro elemental que sempre deveria ser.

Imagem de capa do item

Outras Mídias

O Monstro do Pântano teve uma série de TV entre 1990 e 93, um desenho animado em 91 e teve aparições em Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites.

Um filme, dirigido por Wes Craven (A Hora do Pesadelo), sobre o personagem foi feito em 1982 - com tudo o que os filmes dos anos 80 tinham de melhor/pior.

“O Monstro do Pântano” teve uma sequência, “O retorno do Monstro do Pântano” e ambos não são nada bem aceitos pelos fãs dos quadrinhos e crítica.

Agora o Monstro do Pântano estará no filme animado da "Liga da Justiça Sombria" e, caso a DC ainda planeje fazer um filme em live-action sobre a equipe, é bem possível que ele também apareça novamente por lá.