10 coisas que você talvez não saiba sobre Robert Downey Jr, o Homem de Ferro!

Capa da Publicação

10 coisas que você talvez não saiba sobre Robert Downey Jr, o Homem de Ferro!

Por Fernando Maidana

Conheça um pouco mais de sua trajetória!

Imagem de capa do item

Infância!

Robert Downey Jr. nasceu no dia 4 de abril de 1965 em Manhattan, Nova Iorque.

Seu pai é diretor de filmes alternativos e sua mãe uma atriz que atuava nas criações do marido.

Seu primeiro papel foi com sete anos no filme do seu pai chamado Pound. Seu pai também apresentou Robert às drogas, na mesma época, fumando maconha com o filho.

"Quando eu e meu pai usávamos drogas juntos, era como se ele estivesse tentando expressar seu amor de pai da única maneira que ele sabia."

Imagem de capa do item

Chaplin!

Seu primeiro grande papel de prestígio em Hollywood foi na pele do gênio do cinema Charlie Chaplin.

Para se preparar, o ator aprendeu a tocar violino e jogar tênis com a mão esquerda.

Ele também contou com um preparador que o auxiliou a desenvolver a postura e os mesmos trejeitos no caminhar de Chaplin.

Ele estudou muito para o papel, assistindo a diversos filmes, documentários e lendo biografias.

Ao final das gravações ele ficou com todas as roupas de época que usou no filme.

O esforço lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, em 1992.

Uma coincidência foi que em 1988, alguns anos antes de saber que interpretaria Chaplin, no cinema, Robert comprou uma casa que foi construída exclusivamente para Charlie Chaplin.

Imagem de capa do item

Renovação!

Depois que as filmagens de Chaplin chegaram ao fim, Robert decidiu enterrar as roupas que usou no filme abaixo de Zero, de 1987.

Esse foi o papel que o apresentou ao universo do cinema, mas Downey Jr. achou que isso o mantinha preso à visão de um ator dos Anos 80 que faz filmes para adolescentes. Isso representaria uma passagem, ele queria deixar a vida desregrada pra trás.

Infelizmente, não foi isso que aconteceu...

Imagem de capa do item

Polêmicas!

Em 1996, Robert Downey Jr. foi preso por porte de heroína, cocaína e uma arma que ele havia disparado para o alto enquanto dirigia pelas ruas da Califórnia.

O ator estava em liberdade condicional quando, completamente alucinado, invadiu a casa do vizinho acreditando ser a sua própria.

Ele foi condenado a três anos de liberdade vigiada e deveria passar por exames rotineiramente. Depois de faltar a dois exames, ele acabou sendo sentenciado a 3 anos em uma prisão de reabilitação, em 1999.

Após um ano na prisão, Robert recebeu liberdade condicional para atuar no seriado Ally McBeal. Sua participação surpreendeu a todos e lhe rendeu indicações ao Emmy e Globo de Ouro.

Mesmo com o sucesso da série, o ator voltou a ser preso por porte de cocaína e valium. Isso resultou em sua demissão.

Robert ainda seria preso, mais uma vez, em 2001. O episódio parecia cimentar de vez sua carreira.

Imagem de capa do item

Homem de Ferro!

Mesmo depois de tantas polêmicas, o ator ainda conseguia alguns pequenos papeis em filmes de Hollywood, mas seu retorno triunfal se deu na pele - ou armadura - do Homem de Ferro.

O diretor do filme, Jon Favreau, sabia que Robert Downey Jr. seria questionado pela produção, mas enxergava no ator muitas características que o próprio Tony Stark carregava, nos quadrinhos. Ele sabia que Robert tinha o necessário para prender o público, assim como Johnny Depp fazia em Piratas do Caribe.

Depois de muita insistência - tanto por parte de Favreau quanto do próprio Downey Jr. - o estúdio aceitou que o ator fizesse um teste de elenco. Sua performance conquistou os produtores e Robert foi escolhido para dar vida a Tony Stark nos cinemas.

Imagem de capa do item

Tatuagens!

Robert Downey Jr. tem três tatuagens e todas fazem referência à família.

No tornozelo ele tem o nome Elias, que é o verdadeiro sobrenome de seu pai, que adotou o sobrenome do padrasto, Downey, para poder se alistar no exército.

No braço direito ele tem o nome de seu filho, Indio, e no esquerdo Suzie Q, apelido de sua esposa Susan.

Imagem de capa do item

Animais de Estimação!

Downey Jr. é conhecido por ter animais de estimação um tanto quanto inusitados, como cabras e lhamas.

Atualmente, na casa onde mora com sua esposa e filha, na Califórnia, ele tem dois gatos: Monty e Dart. Quatro alpacas: Fuzzy, Baby, Madre e Dandy e dois bodes pigmeus: Trigger e Memo.

Imagem de capa do item

Relacionamentos!

Durante as filmagens de Quando se perde a Ilusão, Robert Downey Jr. conheceu sarah Jessica Parker. Eles tiveram um relacionamento de sete anos, mas os incidentes com as drogas acabaram separando o casal, mesmo com a atriz tentando ajudar seu parceiro.

Seu primeiro casamento foi com a atriz Deborah Falconer, depois de um namoro de apenas 42 dias! Eles tiveram um filho chamado Indio Falconer Downey. O casal se separou depois de 12 anos juntos, mais uma vez em decorrência dos atos de Robert.

Durante as gravações de Na Companhia do Medo, ele conheceu a produtora Susan Levin. O casamento aconteceu em 2005 e eles permanecem unidos até hoje. O ator afirma que Susan é a responsável por ele finalmente conseguir superar seus vícios. O casal tem uma filha, Avri Roel Downey.

Cantor!

Em 2004, Robert Downey Jr. lançou o álbum The Futurist, com alguns covers e composições próprias.

Em Chaplin, a canção Smile foi interpretada por ele mesmo, assim como o dueto com Sting em Ally McBean.

"Não gostaria de fazer outro álbum. The Futurist foi lançado e as vendas já cobriram os custos de produção, mas eu me esforcei muito e não fui compensado da forma como estou acostumado," brincou em uma entrevista.

Imagem de capa do item

Trovão Tropical!

No filme de Ben Stiller, Robert Downey Jr. interpreta um ator tão metódico com seus papeis que, ao ser escalado para interpretar um personagem negro, passa por um processo de pigmentação de pele.

Ben Stiller admitiu que estava preocupado com a reação da platéia, mas após exibir uma prévia do filme e ter um feedback positivo, inclusive dos afrodescendentes que assistiram, ele ficou mais tranquilo.

Quando questionado em quem ele se inspirou para interpretar Kirk Lazarus, um ator australiano que se recusava a sair do personagem até para gravar os comentários para o DVD, Downey Jr. respondeu:

"Infelizmente, em mim mesmo!"