10 Curiosidades sobre Douglas Adams que você precisa saber!

Capa da Publicação

10 Curiosidades sobre Douglas Adams que você precisa saber!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Origem

Douglas Adams era filho de Janet Donovan e Christopher Douglas Adams. Em 1957 seus pais se divorciaram e Douglas mudou-se para a casa dos avós maternos com a mãe e a irmã em Brentwood, Essex.

Adams iniciou sua carreira como escritor, logo após se formar em literatura inglesa pela Universidade de Cambridge, em 1974 e passar parte da década de 70 viajando como mochileiro pela Europa até a cidade de Istambul, na Turquia.

Em 1977, Douglas conhece Simon Brett, que trabalhava na rádio BBC 4. Juntos os dois decidem produzir um programa humorístico sobre ficção-científica para a rádio. Era o início de "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

Imagem de capa do item

Pink Floyd

O escritor era um grande fã da banda Pink Floyd e amigo de David Gilmour, vocalista da banda.

A pedido de Gilmour, Douglas Adams batizou um dos discos da banda, “The Division Bell”. Em troca disso, o músico aceitou doar 5.000 libras esterlinas para uma instituição de caridade escolhida por Douglas.

Imagem de capa do item

Aficionado por tecnologia

Não era segredo para ninguém que Douglas Adams era um apaixonado por tecnologia, principalmente por produtos Apple.

Mas nem todos sabem que ele foi o responsável por começar a disseminar o uso de computadores pessoais. Ele foi o dono dos dois primeiros Apple Macintosh vendidos no Reino Unido e trabalhou intensamente no desenvolvimento de games, como “The Hitch Hiker’s Guide To The Galaxy”, “Bureaucracy” e “Starship Titanic”.

Imagem de capa do item

A toalha

Todos familiarizados com um pouco da obra de Douglas Adams conhecem a importância da toalha. Um ícone muito importante dentro de Guia do Mochileiro das Galáxias, a toalha é referência aos cartazes que a Inglaterra espalhou pelo país depois dos bombardeios alemães na Segunda Guerra Mundial.

A mensagem “Keep Calm and Carry On” (Fique Calmo e Continue”), foi satirizada por Adams como o mandamento dos mochileiros intergalácticos: “Don’t panic and carry a towel” (“Não entre em pânico e leve uma toalha”).

Imagem de capa do item

Doctor Who

Adams foi um grande fã de Doctor Who desde sua estreia. Ele enviava ideias de histórias o tempo todo que, inicialmente eram rejeitadas.

Eventualmente ele acabou conseguindo roteirizar alguns episódios da série clássica: The Pirate Planet: Part One (1978) e City of Death: Part One (1979)

Steven Moffatt inclusive disse que, caso ainda estivesse vivo, provavelmente Douglas Adams seria a pessoa à frente da nova saga da série britânica.

Imagem de capa do item

Inspiração

O autor já disse algumas vezes que ele teve a brilhante ideia, que veio a originar Guia do Mochileiro das Galáxias, quando estava bêbado deitado na grama e segurando uma cópia de um Guia do Mochileiro da Europa.

Imagem de capa do item

Neil Gaiman

Durante uma palestra de Neil Gaiman, o criador de obras como Sandman e Deuses Americanos, ele contava uma história sobre um dia que dormiu na casa de Douglas Adams.

Gaiman disse que perguntou para Adams "Onde estão as toalhas?" e Douglas respondeu dizendo "Eu não sei...".

Quando apenas metade das pessoas riram da situação, Gaiman se viu obrigado à dizer "Muitos de vocês não sabem porque é engraçado que Douglas Adams não saiba onde estão suas toalhas. Isso é ruim."

Imagem de capa do item

Cometa

No dia anterior à morte do escritor, o Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional nomeou o asteroide 18610 de "Arthurdent", fazendo uma referência ao personagem principal da tão famosa obra de Adams.

Imagem de capa do item

Morte

Infelizmente, Douglas Adams deixou este mundo antes mesmo de ver sua obra tornar-se um filme - cujo qual ele mesmo estava ajudando a fazer - ou mesmo ver a proporção que ela tomou.

Douglas Adams morreu no dia 11 de Maio de 2001, aparentemente de um ataque cardíaco. Ele teve um colapso enquanto se exercitava na academia.

Imagem de capa do item

Até mais...

Em sua lápide está escrito: "Até mais e obrigado pelos peixes..." A famosa e icônica frase que ficou marcada nas páginas de Guia do Mochileiro das Galáxias

Então, neste Dia da Toalha, lembre-se: NÃO ENTRE EM PÂNICO.