10 diferenças fundamentais entre a HQ e a série do Punho de Ferro!

Capa da Publicação

10 diferenças fundamentais entre a HQ e a série do Punho de Ferro!

Por Márcio Jangarélli

Punho de Ferro estreou na semana passada em meio a muita polêmica. Ele não é um dos personagens mais conhecidos da Marvel, então muita gente não entendeu a revolta dos fãs do herói sobre a série.

Para esclarecer isso – e dar um contexto base sobre o Danny – separamos aqui 10 diferenças fundamentais entre a HQ e a série do Punho de Ferro! Recupere seu chi, pois a viagem será pesada.

Imagem de capa do item

A Origem

Do começo: a origem do herói na série é similar à dos quadrinhos? Não.

Nas revistas, Danny, seus pais e Harold Meachum estão indo realmente para K’un-Lun, escalando o Himalaia. Nada de viagem de negócios. No meio do caminho, o grupo se envolve em um acidente e Harold colabora na queda de Wendell Rand de um penhasco.

Danny e sua mãe, Heather, tentam voltar para o acampamento sozinhos, então são atacados por lobos. A mãe do garoto se sacrifica para o menino fugir e, enfim, Danny encontra K’un-Lun.

Imagem de capa do item

Wendell Rand

Mas como assim eles estavam procurando K’un-Lun? Acontece que Wendell Rand, pai do Danny, já conhecia o lugar. Wendell era órfão e foi adotado por Orson Randall, um dos Punhos de Ferro. O rapaz fica obcecado em se tornar o próximo Punho, então passa a treinar artes marciais.

Tempos depois, ele acaba salvando o Lorde de K’un-Lun, Yu-Ti, e seu filho, Nu-An, na entrada da cidade e é adotado pelo governante. Seguindo um longo treinamento, Wendell não consegue encarar o Shou-Lao e foge para a Terra. Ele recebe a herança de Orson, encurta seu sobrenome para Rand e, junto de Harold Meachum, funda sua empresa.

Danny já possuía um histórico; K’un-Lun não foi algo aleatório.

Imagem de capa do item

K'un-Lun

Origens diferentes, mas o que mais muda? Um dos pontos principais é o tratamento dado para K’un-Lun na série. Enquanto, na produção, K’un-Lun é tida quase como apenas um monastério, nos quadrinhos a coisa é bem diferente.

K’un-Lun é uma das Sete Cidades Celestiaispara sintetizar a ideia, cidades místicas escondidas pelo mundo. O portão da capital se abre uma vez a cada década e ela não é nada autoritária ou “abusiva” como é colocada na série.

Claro, o treinamento do Danny é rígidocomo o treino de qualquer arte marcial. Mas a cidade, em si, é muito mais colorida e festiva do que o apresentado.

Imagem de capa do item

Harold Meachum

O patriarca Meachum é um dos grandes vilões da série, mas ele é tão importante assim nas HQs? Quase. Harold Meachum é parceiro de negócios de Wendell. Porém, ele sempre teve interesse na esposa do colega, Heather e em assumir a empresa apenas para si.

Na viagem para o Himalaia, depois de um acidente, ele termina de derrubar Rand de um penhasco. Depois tenta escoltar Heather e Danny de volta para o acampamento, mas é rejeitado. No fim, ele volta e toma a Rand.

Anos depois, Danny volta para a Terra para se vingar de Meachum e se envolve em uma trama empresarial, onde precisa limpar seu nome, mas nada no nível da série.

Imagem de capa do item

O Tentáculo

Okay, okay, a série não é fiel MESMO à origem do personagem. Mas o Tentáculo, inimigo declarado do Punho, está certo, né? Não.

Na verdade, nos quadrinhos, o Punho de Ferro nunca foi o "inimigo mortal" do Tentáculo. Os ninjas só se envolveram na história do Danny quando o Demolidor está junto.

Toda a trama da organização fica para o Matt e o Stick nas HQs; o Punho tem problemas místicos suficientes para lidar.

Imagem de capa do item

Zen

Difícil ser o Danny e ter que lidar com todos aqueles sentimentos reprimidos, né? Bom, nas HQs as coisas não são bem assim.

Sentimento reprimido é uma coisa diferente para o Danny dos quadrinhos. Ele é um personagem super-zen, tranquilão, de boas, etc. No entanto, ele também tem sua gama de negatividade, quando, por exemplo, ele retorna de K’un-Lun guiado por seu **desejo de vingança*** contra o Harold. Nada como o descontrole da série. É algo mais centrado.

E mais: ele é zen, mas não é estúpido. Na verdade, o treinamento para se tornar o Punho de Ferro também envolve mente, então o rapaz é sábio e um bom empresário.

Imagem de capa do item

Madame Garça

Por mais que ainda não tenha ficado totalmente explícito, é quase 100% certo que a Madame Gao seja uma versão da Mãe Garça das HQs. A vilã ainda é nebulosa na série.

Nos quadrinhos, a Mãe Garça não é uma traficante de heroína de ópio. Ela é uma grande feiticeira, líder de uma das cidades celestiais, K’un-Zi.

Imagem de capa do item

Davos

Pelo menos o Davos é fiel às HQs? Não.

Nos quadrinhos, assim como na série, o Davos é o filho do Lei-Kung, o treinador do Punho de Ferro, e possui sim toda essa ligação com o legado. Porém, quem lhe tirou do pódio não foi o Danny; foi o pai do rapaz, Wendell Rand. E não, nunca existiu amizade ali.

Depois de Wendell ir embora de K’un-Lun, Davos quebra as regras e desafia o Shou-Lao sem permissão. Ele até conhecia a técnica para derrotar o dragão, porém foi derrotado e exilado. Na Terra, ele toma a identidade de Serpente de Aço e se torna o maior vilão do Punho de Ferro, em busca de seu poder e vingança.

Imagem de capa do item

Colleen?

Ah, mas pelo menos a Colleen seguiu uma linha parecida com a da HQ... Também não.

Todo o passado da moça, treinando com seu avô no Japão, é vindo das revistas, sim. No entanto, ela nunca foi do Tentáculo, nem órfã, nem interesse amoroso do Punho de Ferro.

Seu pai é um professor de artes marciais, Lee Wing, e ele é a ponte entre ela e o Danny. Nos quadrinhos, ela é uma investigadora particular e parceira da Misty Knight, verdadeiro interesse amoroso do Danny, como heroína na dupla “Filhas do Dragão".

Imagem de capa do item

O Torneio

Por fim, no episódio 6 vimos um “torneio” que pode ser uma referência aos quadrinhos – mas passa bem longe de ser algo fiel. Bem longe.

No lugar do “Torneio do Tentáculo”, nas revistas temos um torneio entre as Sete Cidades Celestiais.

É uma batalha organizada a cada 88 anos, onde o campeão de cada capital luta pelo direito daquela cidade abrir um caminho para a Terra de 10 em 10 anos.