10 Dimensões paralelas mais legais dos quadrinhos!

Capa da Publicação

10 Dimensões paralelas mais legais dos quadrinhos!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Dimensão Negra

Os que não são tão fãs de quadrinhos podem ter sido apresentados à Dimensão Negra nesse filme do Doutor Estranho. O filme foi bem raso com as explicações, mas ela é uma dimensão com uma poderosa energia extra-dimensional, que pode ser ligeiramente manipulada de várias formas diferentes, por um punhado de seres que estão sintonizados com esse lugar.

Imagem de capa do item

Força de Aceleração

Essa é uma dimensão que praticamente todos já estão familiarizados, pois é a fonte dos poderes de praticamente todos os velocistas que existem na DC Comics. Nem sempre ela foi realmente a responsável pelos poderes de heróis como Barry Allen e Wally West mas, algumas vezes, os heróis correram tão rápido que se fundiram à essa dimensão, fazendo parte da mesma força que os alimenta.

Em algumas edições fica meio implícito que a Força de Aceleração é uma dimensão ciente, com vontades próprias como foi retratado inclusive na série The Flash, onde Barry e a Força de Aceleração de fato conversaram.

Imagem de capa do item

Mundo dos Espelhos

Outra dimensão paralela relacionada ao Flash, que também foi retratada bem recentemente em sua série, é o Mundo dos Espelhos. Essa é a dimensão pela qual o Mestre dos Espelhos viaja e lhe dá acesso à qualquer lugar rapidamente, desde haja qualquer superfície espelhada.

Imagem de capa do item

5ª Dimensão

O lar das criaturas mais poderosas da DC Comics, Zrfff (como é conhecida a quinta dimensão) é uma dimensão altamente mágica, onde os habitantes podem manipular a realidade a seu bel-prazer. Notórios habitantes deste mundo são o próprio Mxyzptlk, Bat-Mirim, Thunderbolt (o gênio de Johnny Trovoada), e Qwsp (duende que fez bagunças na vida de Aquaman em antigas histórias). Devido a uma espécie de "órbita" que a Quinta Dimensão faz, uma vez que um habitante de Zrff retorne, só pode voltar à Terra em 3 meses. Também é dito que, na verdade, a magia deles é nada mais e nada menos do que tecnologia pentadimensional. A quinta dimensão, era controlada pelos chamados Deuses Naturais. Os principais eram os irmãos: Kaiak e Cronos.

Uma das versões mais poderosas do Superman, o Superman Prime One Million, ganhou muitos de seus maiores poderes quando conseguiu controlar os poderes dos duendes da 5ª dimensão.

Imagem de capa do item

Microverso

Mais uma dimensão que já foi apresentada em filmes do Universo Cinematográfico da Marvel foi o Microverso. A maneira mais simples de explicá-lo é: e se nosso universo não for nada mais do que um pequeno átomo de algo muito maior? Da mesma maneira, e se dentro dos nossos átomos existirem universos?

É basicamente essa, a premissa do Microverso. Assim sendo, personagens como Homem Formiga e Vespa podem diminuir tanto à ponto de ficarem sub-atômicos e alcançarem esses universos inimagináveis.

Imagem de capa do item

Limbo

O Limbo é uma dimensão fictícia presente no Universo Marvel, nas histórias em quadrinhos produzidas pela Marvel Comics.

Sendo uma das muitas dimensões existentes que mais se assemelham à definição humana de inferno, o Limbo era habitado por várias classes de demônios inferiores e dominado pelo mago Belasco.

A primeira aparição desta dimensão aconteceu numa aventura dos X-Men, em que Belasco atrai a jovem Illyana Rasputin (então com 6 anos) para seus domínios, prevendo que ela teria o poder necessário para abrir um portal entre o Limbo e a Terra, quando ela estivesse pronta. Apesar dos esforços dos X-Men, Illyana acaba ficando sozinha no Limbo com Belasco e, embora ela logo tenha sido resgatada, os danos foram irreversíveis.

Como o tempo no Limbo é diferente da Terra, quando os X-Men voltaram, já se haviam passado vários anos, e Illyana já estava adolescente. Com o afloramento de seus poderes mutantes, ela derrotou Belasco e se tornou a "Filha do Inferno", a Senhora do Limbo. Mesmo sendo recrutada para os Novos Mutantes, ela continuou regendo o Limbo, que ficava sob os cuidados do demônio Sym, em sua ausência.

Imagem de capa do item

Zona Negativa

Uma das maiores descobertas de Reed Richards, nos quadrinhos do Quarteto Fantástico, a Zona Negativa é uma dimensão repleta unica e exclusivamente de antimatéria. Reed aproveitou essa nova dimensão para criar uma prisão para os mais perigosos vilões da Marvel.

Imagem de capa do item

Zona Fantasma

Em um paralelo bem semelhante à Zona Negativa, na DC Comics nós temos a Zona Fantasma, uma dimensão muito bem conhecida por muita gente, visto que já foi utilizada em diversas histórias do Superman, sejam nos quadrinhos, filmes, séries, desenhos, etc.

Trata-se de uma dimensão de onde é impossível se escapar. Para lá, eram enviados os piores criminosos de Krypton.

Condenados ficam num estado insubstancial, como fantasmas, até serem libertados (se). A única maneira de sair desta "prisão" é alguém do lado de fora conseguir abrir um portal, geralmente com o projetor de Zona Fantasma, o qual foi criado por Jor-El, o pai kryptoniano de Superman.

Imagem de capa do item

Mojoverso

O Mojoverso é um reino extra-dimensional e extratemporal habitado pelos Sem-espinhas, seres obesos que não conseguem ficar eretos e nem se locomover sem se rastejar.

Devido a natureza única do lugar, transmissões de rádio e televisão vindas da Terra chegaram até lá gerando um intenso fanatismo pelo entretenimento.

Com isso, o sem-espinha Mojo, criou sua própria emissora de tv para ter domínio dos outros sem espinhas, já que a televisão se tornou a forma mais efetiva de dominação e manipulação. E assim, todo o reino passou a se chamar Mojoverso, em nome do ditador regente.

Com frequência, seres humanos poderosos são raptados da Terra para jogos brutais e letais no Mojoverso, unicamente para entreter Mojo e os Sem-Espinha.

Imagem de capa do item

Cancerverse

Essa é uma das dimensões mais peculiares que existem na Marvel. Um universo onde nada morre e a vida é expandida exponencialmente, o que resulta em uma carcaça do tamanho de um universo.

Uma vez, eles invadiram nossa realidade para nos livrar do simples conceito da morte e isso significava matar a entidade da morte literalmente. Obviamente, isso fez com que Thanos lutasse ao lado dos Guardiões da Galáxia, entre outros diversos heróis da Marvel, para proteger a Morte.