10 fatos e curiosidades sobre Batman: A Série Animada!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre Batman: A Série Animada!

Por Felipe de Lima

Marcio Seixas quase não foi o Batman!

A voz do Batman de Márcio Seixas está no imaginário de quase todos os fãs de quadrinhos, sendo praticamente impossível ler qualquer fala do Homem Morcego sem ter em mente a voz do dublador brasileiro.

Em uma entrevista para o Futura, Seixas revelou que nem sequer foi cogitado para o papel e foi por acaso que o dublador acabou encarando o Batman. Para a nossa felicidade o estúdio adorou a voz de Márcio e, hoje, podemos ter essa grandiosa referência quando se trata do Homem Morcego.

Imagem de capa do item

Bruce Wayne

A série animada fez algumas mudanças bastante perceptíveis na personalidade de Bruce Wayne. Antes, o alter ego do Batman era geralmente representado como sendo um playboy, bilionário e arrogante, que não parece se importar com as pessoas ao seu redor.

Porém, a animação foi responsável por mostrar um Bruce Wayne mais sério e inteligente, porém, um tanto passional. Ele participa ativamente dos negócios das Empresas Wayne, sempre cuidando para não comprometer a sua identidade secreta.

Imagem de capa do item

Robin

Dick Grayson foi o primeiro Robin, mas para se encaixar melhor na temática da série, optou-se por alterar alguns aspectos de sua personalidade e, principalmente, seu traje.

Esse novo visual era mais moderno, com calça comprida verde e capa preta revestida com kevlar, mantendo a cor amarela por baixo. O traje era praticamente o mesmo criado nos quadrinhos para Tim Drake, o Robin Vermelho.

A personalidade de Dick foi alterada para que ficasse mais semelhante com a do Asa Noturna, com uma mente mais analítica, detetivesca e madura, se aproximando da personalidade do Batman.

Imagem de capa do item

As Aventuras de Batman & Robin

A segunda temporada da série foi renomeada para As Aventuras de Batman & Robin devido a grande participação do ajudante mirim do Homem Morcego.

Durante mais 20 episódios, a série manteve esse nome até chegar ao fim em Setembro de 1995, dando lugar às Novas Aventuras do Batman.

Imagem de capa do item

As Novas Aventuras do Batman

Após o fim da primeira série animada, o caminho estava livre para que se o Universo Animado da DC fosse criado.

A nova animação se passava dois anos depois do fim da série animada e o Batman continua sua cruzada contra o submundo do crime de Gotham. Porém a série possui algumas mudanças bastante notáveis se compararmos com a anterior.

Imagem de capa do item

Coringa

O Coringa havia sido representado de maneira bastante cômica na Série Animada. Isso aconteceu para sua persona ficasse mais propícia ao tom das novas aventuras.

A aparência do vilão também mudou. Sua pele agora tinha um tom cinza-azulado, enquanto os olhos tiveram seus contornos removidos e substituídos por espaços negros cavernosos com pupilas brancas. Os lábios vermelhos ficaram pretos, para dar maior foco aos dentes. O cabelo verde agora estava completamente preto e as cores do terno foram alteradas de roxo e amarelo para roxo e verde.

Vale lembrar que depois do falecimento de Darcy Pedrosa, quem assumiu a voz do Coringa foi Isaac Schneider.

Imagem de capa do item

Asa Noturna

Dick Grayson deixou de ser ajudante do Batman divido às divergências de opiniões com Bruce e agora assume o manto de Asa Noturna.

Ele ficou mais forte e com ombros mais largos, mostrando sua autenticidade como um herói maduro. O traje do Asa Noturna era azul e preto, muito semelhante ao que o personagem usava no início dos anos 90.

Tim Drake foi introduzido como o novo Robin, porém, teve sua origem alterada, ficando exatamente igual à de Jason Todd. Seu traje era parecido com o que o Robin usava nos anos 40, dando um ar mais inocente ao personagem.

Imagem de capa do item

Rejuvenescimento de JimGordon

Apesar da Nova Série Animada ser uma continuação da antiga, algumas alterações foram bastante drásticas.

Enquanto vários personagem envelheceram ou tiveram upgrades em seus trajes, outros ficaram mais novos. Esse foi o caso de Jim Gordon, que aparenta ser muito mais ativo, jovem e determinado do que na série original.

Imagem de capa do item

Filmes Baseados

A série gerou a produção de três filmes animados:

Batman: A Máscara do Fantasma, de 1993, Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero, de 1998 e Batman: O Mistério da Mulher Morcego, de 2003.

Jogos

Vários jogos do Batman foram produzidos com base na série. O primeiro deles foi **Batman: TAS**, de 1993, o segundo foi The Adventures of Batman & Robin, de 1994 que foram seguidos pelos jogos da nova animação: Batman: Vengeance, Batman: Gotham City Racer e Batman: Chaos in Gotham, de 2001, além de Batman: Rise of Sin Tzu***, de 2003.

O Jogo Batman: Arkham City, de 2011, tem skins baseadas na série animada para o Batman, Asa Noturna, Robin e Mulher-Gato, além de contar com o mesmo elenco de vozes.