10 Fatos e curiosidades sobre Circe, a maior vilã da Mulher-Maravilha!

Capa da Publicação

10 Fatos e curiosidades sobre Circe, a maior vilã da Mulher-Maravilha!

Por Chris Rantin

A vilã é uma das mais queridas pelos fãs da amazona, e é apontada por muitos como a melhor escolha para antagonizar a segunda aventura solo de Diana nos cinemas. Para que você possa dizer que sabe tudo sobre ela personagem tão icônica, separei aqui 10 fatos e curiosidades sobre Circe, a maior vilã da Mulher-Maravilha!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

A primeira aparição de Circe nos quadrinhos aconteceu na edição 37, do primeiro volume dos quadrinhos da Mulher-Maravilha, entre Setembro e Outubro de 1949, considerado o período histórico das aventuras de Diana. Nessa HQ Circe foi criada por Robert Kanigher e Harry G Peter.

Já a primeira aparição da vilã no que é considerado o período moderno da heroína, foi na edição 18 do segundo volume de Mulher-Maravilha, ainda em julho de 1988, sendo apresentada por George Perez.

Imagem de capa do item

Inspiração Mitológica

Circe é baseada na personagem mitológica de mesmo nome, presente nos mitos da Odisséia. Lá ela é apresentada como uma poderosa feiticeira que vive em sua própria ilha, transformando os homens que pisam nela em animais - preferencialmente porcos.

Odisseu e seu grupo acabam parando na ilha e precisam enfrentar Circe. Por sorte, o herói grego acaba recebendo uma ajuda divina, aprendendo com o Deus Hermes a como se tornar imune aos poderes da bruxa.

Imagem de capa do item

Origem

Nos quadrinhos a vilã nasceu mais de mil e duzentos anos antes da Era Comum, sendo a dona de uma pequena ilha chamada Aeaea, onde ela começou a acumular uma série de poderes mágicos, mas funcional apenas na ilha.

Por ali, ela começou a trabalhar com as sereias para seduzir homens até a ilha, onde eles se tornariam brinquedos nas mãos da feiticeira. Tudo isso enquanto ela era abençoada pela Deusa da Magia Hécate, que sempre atendia as suas preces e buscava utilizar da bruxa em sua vingança contra os outros Deuses.

Imagem de capa do item

Encontro Hécatino

Mas só atender as preces de Circe não era o bastante para a Deusa, que havia jurado derrotar os Deuses Gregos e se vingar da humilhação que sofreu ao ser trocada por Hades. Hécate propôs uma oferta irrecusável para a feiticeira: Imortalidade, poderes ilimitados e beleza eterna.

Tudo isso em troca da alma da bruxa. Circe aceita o acordo e a alma de Hécate passa para o seu corpo, alimentando as ações da feiticeira com muito poder e ódio.

Imagem de capa do item

Ódio e Amazonas

Circe assistiu ao nascimento das amazonas, mas foi impedida por Ares de tentar destruir as guerreiras, uma vez que o Deus da Guerra argumentou que essa era uma tarefa dele.

Mesmo assim, isso não impediu que ela arquitetasse alguns planos que acabaram matando Antiope, o que se provou um grande evento na história das amazonas, gerando todo o caos e discórdia que a feiticeira queria. Ao longo dos anos, Circe foi a responsavel por muita destruição e tragédia envolvendo os Deuses e os mortais.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Uma vez que a Mulher-Maravilha surgiu, enviando para todos uma mensagem de paz e amor, os habitantes de Aeaea, a ilha onde a bruxa ainda vivia, passaram a ficar contra Circe e declarar apoio a Diana. Ainda que estivesse furiosa com isso, a vilã evitou agir diretamente contra a amazona, com medo de que os poderes Hécate a abandonassem, devido a uma profecia feita pela própria Deusa.

Mesmo assim, ela planejou um feitiço que transformaria Diana em barro mais uma vez, mas o Deus Hermes acabou intervindo, destruindo a torre da vilã e resgatando Mulher-Maravilha.

Imagem de capa do item

Quebradora de Correntes

Depois da Guerra dos Deuses - e da decisão de que eles iriam se afastar do plano terreno - Circe se aliou a Hércules para reinar sobre o mundo como Deuses. Juntos, eles sequestraram Donna Troy, a Garota Maravilha e até mesmo a Mulher-Maravilha que, nesse período, estava mais ou menos aposentada.

Circe trai Hércules e, sozinha, absorve os poderes dele e das outras heroínas. A vilã se auto-proclama a nova Mulher-Maravilha e diz que fez isso para poder ajudar as mulheres injustiçadas que, segundo ela, Diana não estava interessada em socorrer. Ela segue em uma jornada matando vendedores de escravos em diversas cidades, libertando uma grande quantidade de mulheres. Eventualmente Diana recupera seus poderes e Circe segue sua jornada vilanesca.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça

A vilã já apareceu no desenho Liga da Justiça Sem Limites. No episódio ela se liberta da prisão de Hades e começa a transformar os humanos em diferentes objetos. Ao se confrontatada pelos heróis, ela transforma a Mulher-Maravilha em um porco e escapa com tranquilidade dos ataques do Batman.

O Morcego vai em busca de ajuda mágica com Zatanna, que explica que não é capaz de fazer nada contra a Deusa da Magia. Batman então consegue fazer um acordo e sacrifica sua própria dignidade - cantando Solidão em um clube - para trazer Diana de volta.

Imagem de capa do item

Novos 52

Nos Novos 52, Circe tem uma aparência pálida e cabelos vermelhos, continuando a ser uma feiticeira poderosa mas que, dessa vez odeia especialmente Hipólita e suas amazonas.

A Vilã se junta a Magog, e usa sua magia para manipular Superman a batalhar contra a Mulher-Maravilha. Depois de alguns momentos os heróis conseguem se livrar do controle da bruxa e derrotá-la.

Imagem de capa do item

Renascimento

Já em Rebirth, Circe aparece com uma nova história, aparecendo pela primeira vez depois de um ritual orquestrado por Veronica Cale, que implora a ajuda da feiticeira para resgatar a alma de sua filha - que ela acreditava estar nas mãos de Fobos e Deimos.

A feiticeira ajuda a moça e até transforma os dois Deuses em cães, mas descobre que a filha de Veronica estava junto de Ares na Ilha Paraíso, e que para liberta-la, o Deus da Guerra teria que ser solto. Algo que Circe não quer ver acontecer.