10 fatos e curiosidades sobre a Polaris, a filha do Magneto!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre a Polaris, a filha do Magneto!

Por Chris Rantin

Mas você conhece essa personagem? Mesmo não sendo tão popular quanto Wanda e Pietro, a mutante é bastante poderosa, já foi parte tanto dos X-Men quanto da X-Force e possui uma história bastante interessante. Sem mais delongas, confira agora 10 fatos e curiosidades sobre a Polaris, a filha do Magneto!

Imagens: Divulgação

Imagem de capa do item

Criação

A primeira aparição de Lorna Dane, a Polaris, aconteceu em Outubro de 1968, na edição 49 do primeiro volume dos X-Men, que marcou também a estréia de Mesmero nos quadrinhos.

A história foi escrita por Arnold Drake e desenhada por Don Heck e Werner Roth. Na trama, temos Mesmero reunindo um exército de mutantes para dominar a humanidade, obedecendo as ordens de Magneto. Para recrutar essas pessoas, Mesmero usa um gerador criado pelo Mestre do Magnetismo que atrai os mutantes que ainda não tiveram seus poderes despertados, uma das pessoas a ouvir esse chamado (e quase sofrer um grave acidente por causa disso) é Lorna.

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Enquanto o resto dos X-Men segue tentando descobrir o que Mesmero está tramando, Hank, o Fera fica para trás para vigiar Lorna. Enquanto isso, o mutante trabalha em um “mini-cérebro” que deve ajudar a equipe a encontrar a concentração de mutantes.

Quando o aparelho é completado, o primeiro mutante encontrado, para a surpresa de Hank, é Lorna. Agora, é a vez do Homem de Gelo ficar cuidando da mutante recém descoberta, enquanto Hank e os outros tentam confrontar o próprio Magneto. Mesmero aproveita esse momento para atacá-los, derrotando Bobby. Os mutantes do mal se aproximam de Lorna, mas não a atacam.

Imagem de capa do item

Magneto

Lorna é filha de Magneto, que teve um caso com sua mãe Suzanna. Quando Arnold, o atual marido de Suzanna, descobriu isso, ele decidiu confrontá-la durante uma viagem de avião que faziam. Lorna, ainda uma criança, ficou desesperada ao ver a briga, o que despertou seus poderes, causando um pulso magnético que destruiu o avião e matou seus pais.

Sobrevivendo ao acidente, Lorna foi encontrada por Magneto, atraído para o local graças aos poderes dela. Vendo que ela ainda não estava pronta para lidar suas habilidades, o Mestre do Magnetismo pediu que o Mestre Mental alterasse as memórias dela, fazendo com que ela não lembrasse de nada. Ela é criada pela irmã de Arnold e seu marido, acreditando eles são seus pais verdadeiros.

Imagem de capa do item

X-Men

Depois do ataque do Mesmero, Lorna desenvolveu seus poderes e chegou a achar que era mesmo filha de Magneto (devida a semelhança de suas habilidade), ficando aterrorizada com essa possibilidade. Acontece que o Magneto que estava trabalhando com Mesmero era um ciborgue, que foi prontamente destruído. Enquanto isso, Homem de Gelo, que havia se apaixonado por Lorna, investigou o passado da moça e descobriu que seus “pais verdadeiros” haviam morrido em um acidente de avião.

Aliviada com a notícia, Lorna acabou se mudando para a Mansão X e fazendo parte dos X-Men, se apaixonando rapidamente por Alex Summers, o irmão do Ciclope.

Imagem de capa do item

Polaris

Seu codinome Polaris só surgiu depois que ela foi controlada mentalmente por um vilão Shi’ar conhecido como Eric Escarlate. Tanto ela quanto Destructor, também conhecido como Alex Summers, foram manipulados e transformados em inimigos dos X-Men, chegando até mesmo a tentar matar o Professor Xavier.

Quando os dois foram derrotados, Xavier libertou a mente de ambos, deixando-os na ilha Muir para se recuperarem. Depois de vários ataques e perigos que aconteceram na ilha, Lorna e Alex decidiram passar mais tempo como civis, ainda que ajudassem os X-Men quando eles precisassem.

Imagem de capa do item

X-Factor

Algum tempo depois, Lorna foi convidada para fazer parte do novo X-Factor. Cansada de viver escondida na ilha Muir, ela aceitou o convite e se viu como a líder da equipe, ao lado de Alex. Tentando retomar o relacionamento com o mutante, Polaris se mostrou como uma mulher diferente, mais forte e decidida, chegando até mesmo a ser considerada a arma secreta da equipe na defesa contra um possível ataque do Magneto.

Infelizmente, Alex acabou dado como morto em uma das missões da equipe, o que a fragilizou emocionalmente, fazendo com que ela se afastasse da equipe para lamentar o acontecido, acabando com essa X-Factor.

Imagem de capa do item

A Descoberta

Depois de vários acontecimentos, incluindo um ataque de Apocalipse, Lorna decidiu ir para Genosha, para ficar de olho em Magneto, acreditando que estava fazendo um sacrifício para o bem maior - enquanto também aprendia a dominar seus poderes.

Quando Magneto sequestrou Professor Xavier, tentando criar uma guerra contra a humanidade, Polaris ajudou a evacuar todos os humanos que ainda moravam em Genosha, permanecendo ao lado do Mestre do Magnetismo - agora para cuidar do mutante extremamente ferido pelos X-Men e manter a ordem na cidade. Foi então que ela descobriu toda a verdade sobre sua origem, depois de fazer um teste de DNA com o antagonista.

Imagem de capa do item

Necrosha

Fugindo de Genosha após o desespero, Lorna só retorna quando está mais calma. Nesse momento, Magneto já havia encontrado os resultados das pesquisas feitas por ela, finalmente descobrindo que ela é sua filha e não apenas alguém com poderes parecidos.

Magneto a recebe de forma bastante carinhosa, assim como todos em Genosha. Infelizmente, pouco tempo depois, Cassandra Nova, a irmã Xavier, criou um ataque de sentinelas na ilha, dizimando toda a população. Lorna conseguiu sobreviver, ficou sozinha e tentou conter a radiação e a onda de destruição com seus poderes, quase ficando louca no processo. Depois disso, a moça nunca mais foi a mesma, extremamente traumatizada.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Sendo uma mutante nível Alfa, Polaris é bastante poderosa, sendo capaz de controlar os campos magnéticos da Terra, criar pulsos magnéticos, voar, entender o ambiente ao seu redor através dos campos magnéticos, absorver energia e, é claro, manipular metais, além de conseguir controlar o ferro presente no corpo de seus oponentes.

Como cavaleira da Peste, sob o controle de Apocalipse, Lorna era capaz de ingerir e sintetizar novas pragas, sem sofrer nenhum dano, liberando esses novos vírus e pragas em ataques poderosos. Antes disso, ela era capaz de absorver a energia negativa, podendo utilizar essa habilidade para deixar seus alvos mais violentos e cruéis, mas essa habilidade foi perdida depois dos eventos do Dia-M.

Imagem de capa do item

Outras Mídias

Polaris fará sua estréia em live-action na série The Gifted, sendo interpretada por Emma Dumont. Até o momento, já pudemos ver que a mutante terá os mesmos poderes dos quadrinhos, além do seu clássico cabelo esverdeado.

Essa, no entanto, não é a primeira aparição de Polaris em outras mídias. A mutante já havia aparecido na série clássica dos X-Men nos anos 1990, sendo integrante da X-Force. Em Wolverine e os X-Men Polaris aparece tanto no futuro quanto no passado, sendo declarada como filha do Magneto.