12 filmes que você provavelmente não sabia que foram baseados em HQs!

Capa da Publicação

12 filmes que você provavelmente não sabia que foram baseados em HQs!

Por Fernando Maidana
Imagens: Divulgação

 

Imagem de capa do item

Gasparzinho

Um dos maiores clássicos infantis dos Anos 90 foi baseado nas histórias em quadrinhos de Gasparzinho, o Fantasminha Camarada, da Harvey Comics.

O personagem surgiu nos quadrinhos em 1939 e em 1945 ganhou sua primeira animação.

O filme, estrelado por Christina Ricci e Bill Pullman, surpreendeu pelo uso de computação gráfica para a criação dos fantasmas e possui um tom bem mais sombrio que os quadrinhos e os desenhos animados.

Imagem de capa do item

O Diário de uma Adolescente

Lançado em 2015, o filme é baseado na graphic novel de mesmo nome lançada em 2002 pela quadrinista Phoebe Gloeckner.

A trama conta a história de uma garota de 15 anos que começa a se envolver com o namorado de sua mãe e enfrenta uma série de dilemas que grava em um diário de voz.

Imagem de capa do item

Azul é a Cor Mais Quente

Baseado na graphic novel Le bleu est une couleur chaude de Julie Maroh, o filme acompanha a vida de Adèle, uma adolescente francesa que descobre o amor e a liberdade quando conhece Emma, uma pintora com o cabelo azul.

A trama acompanha a evolução das personagens e seu relacionamento com o passar dos anos.

Imagem de capa do item

Do Inferno

O filme de mistério e horror dirigido pelos Irmãos Hughes é baseado na aclamada graphic novel de Alan Moore e Eddie Campbell.

A trama se passa na cidade de Londres, em 1888, e conta a história de um grupo de prostitutas que sofre quando algumas das garotas começam a ser sequestradas e aparecem mortas e mutiladas.

O enredo é baseado na história de Jack, O Estripador e conta com nomes como Johnny Depp e Ian Richardson no elenco.

Imagem de capa do item

Estrada Para a Perdição

Estrelado por Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law e Daniel Craig, o filme é baseado na graphic novel de mesmo nome escrita por Max Allan Collins e publicada pela DC Comics.

A história acompanha um mafioso e seu filho em busca de vingança depois que a máfia assassinou o restante de sua família. O filme possui poucas falas e a maior parte das emoções é transmitida através de composição de imagens.

A produção ganhou o Oscar de Melhor Fotografia e explora temas como as consequências da violência e as relações entre pai e filho.

Imagem de capa do item

30 Dias de Noite

Dirigido por David Slades e com produção de Sam Raimi, 30 Dias de Noite adapta a história de mesmo nome, escrita por Steve Niles e publicada pela IDW.

A história acompanha os acontecimentos de uma pequena cidade do Alasca que passa a ser assolada pela aparição de vampiros depois que entra na trigésima noite polar.

Imagem de capa do item

O Monge à Prova de Balas

Baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome de Michael Avon Oeming, o filme conta a história do Monge, o guardião de um pergaminho sagrado que lhe concede poderes mágicos.

Há mais de 60 anos protegendo o pergaminho, o Monge precisa encontrar um substituto digno de proteger o artefato.

Imagem de capa do item

Oblivion

Joseph Kosinski escreveu uma história em quadrinhos e tentou publicá-la em diversas editoras, porém não conseguiu lançá-la.

Ele deixou sua HQ engavetada até que decidiu transformá-la em um roteiro e apresentá-la para a Universal. O estúdio deu sinal verde e o filme foi produzido.

Estrelado por Tom Cruise, Morgan Freeman, Andrea Riseborough e Olga Kurylenko, o filme mostra Victoria e Jack vivendo em uma estação espacial em Titã, uma das luas de Saturno, depois que uma guerra extraterrestre acabou com os recursos da Terra.

Imagem de capa do item

O Expresso do Amanhã

Baseado na graphic novel Le Transperceneige, o filme é estrelado por Chris Evans, Tilda Swinton e Jamie Bell e acompanha um gigantesco trem que dá a volta na Terra depois que grande parte do planeta congelou.

Os sobreviventes vivem em uma espécie de sociedade hierárquica, na qual os mais pobres trabalham nos últimos vagões para sustentar os ricos que usufruem de diversos benefícios nos vagões da frente.

Imagem de capa do item

Alien vs Predador

Apesar de ambos os personagens terem surgido nos cinemas, o primeiro encontro entre os dois aconteceu nas páginas dos quadrinhos da Dark Horse, em 1989.

Os produtores gostaram da ideia e começaram a inserir pequenos easter-eggs que estabeleciam que os monstros compartilhavam o mesmo universo, até que em 2004 finalmente aconteceu o primeiro confronto cinematográfico, que mostrava um grupo de Predadores que caçava Aliens como um ritual de passagem.

Imagem de capa do item

Frankentein: Entre Anjos e Demônios

Lançada em 2014, a co-produção entre Austrália e Estados Unidos adaptou a graphic novel de Kevin Grevioux, uma releitura steampunk do clássico Frankenstein.

Na trama, depois que o monstro de Frankenstein é morto por seu próprio criador, mas um grupo de demônios surge e obriga o cientista a criar um exército de mortos vivos para espalhar o caos na Terra.

Imagem de capa do item

M.I.B. - Homens de Preto

Muita gente não sabe, mas os Homens de Preto foram baseados nas histórias em quadrinhos de mesmo nome lançadas pela Aircel, Malibu e Marvel Comics.

O plot é basicamente o mesmo, e mostra uma Organização Internacional de Espionagem que lida com assuntos paranormais. Além de alienígenas, os Homens de Preto também tratam de questões relacionadas a demônios, zumbis, lobisomens e até mesmo criaturas mitológicas.

Apesar da adaptação não ter sido fiel, é uma das mais aclamadas e bem sucedidas franquias de Hollywood.