10 Grandes mentiras sobre filmes famosos que você já deve ter ouvido!

Capa da Publicação

10 Grandes mentiras sobre filmes famosos que você já deve ter ouvido!

Por Leo Gravena

Confira, aqui, 10 mentiras sobre filmes famosos nas quais já acreditamos um dia!

Imagem de capa do item

Psicose

A Mentira: Não existe nenhuma cena de violência explícita em Psicose!

filme culmina na famosa cena em que Marion Crane é esfaqueada no chuveiro do hotel.

Apesar de vermos o sangue escorrendo pelo ralo, não há nenhuma cena de nudez ou violência explícita. Justamente por isso, o filme conseguiu uma classificação indicativa mais baixa e pode ser exibido para um público maior nos cinemas.

A Verdade: Existe um frame que mostra a faca perfurando o corpo de Marion Crane!

Por se tratar de apenas uma fração de segundo em que isso acontece, a censura não conseguiu perceber a cena. Mas, graças às remasterizações, versões em Blu-ray e, principalmente, a internet, podemos perceber que sim, havia violência explícita no filme!

Imagem de capa do item

Branca e Neve e os Sete Anões

A Mentira: Branca de Neve foi o primeiro longa metragem de animação já feito!

Branca de Neve e os Sete Anões foi o filme que deu início à hegemonia de animações de Walt Disney. O filme, lançado em 1937, popularizou o gênero, nos cinemas.

A Verdade: Pinto Colvig, Byington Ford e Benjamin Thackston Knight foram os primeiros a produzir uma animação, em 1915! Conforme Colvig foi ficando famoso, a própria Disney convidou o ator, dublador e cartunista para trabalhar em seus filmes.

Além de ter sido o primeiro a encarnar o Palhaço Bozo, Colvig dublou Pluto, Prático (O porquinho da casa de tijolos), Pateta, Soneca e Zangado, na Disney.

Imagem de capa do item

Batman Begins

A Mentira: A Carta do Coringa era uma pista do vilão do próximo filme!

Hoje em dia, é comum que o final de um filme seja o link direto para o que veremos na sua sequência ou, até mesmo, para o que veremos no Universo Cinematográfico como um todo, como acontece na Marvel. Sendo assim, pareceu lógico que no final de Batman Begins, a carta do Coringa fosse uma pista do que veríamos no próximo filme.

A Verdade: A Carta era apenas um easter-egg!

Christopher Nolan já admitiu que ainda não havia planejado o que fazer na sequência do filme, até porque não poderia prever o retorno do filme e garantir que a Warner realmente produziria uma sequência de Batman Begins.

Sendo assim, o diretor quis inserir um easter-eggs para os fãs terem aquela sensação de caça ao tesouro no final do filme que, coincidentemente, acabou levando o diretor e roteiristas a colocar o próprio Coringa como vilão do Cavaleiro das Trevas.

Imagem de capa do item

Blade Runner

A Mentira: Blade Runner possui inúmeras versões diferentes!

Dependendo da versão de Blade Runner que você assistir, verá uma história completamente diferente que conta novos fatos.

A Verdade: O filme foi inovador!

Blade Runner foi um dos primeiros filmes a trazer cenas deletadas e a famosa versão do diretor em seu lançamento em vídeo. Naquela época, os extras se resumiam a fotos dos bastidores, isso quando existia algum extra.

Como alguns fãs tinham acesso à essas versões com cenas extras, eles acreditavam que estavam vendo um filme diferente.

Imagem de capa do item

Titanic

A Mentira: A única coisa real em Titanic é o fato do navio afundar!

Titanic foi um dos maiores fenômenos cinematográficos que o mundo já viu, mas muitos afirmam que a história foi completamente alterada e que a maioria dos fatos jamais ocorreu.

A Verdade: Todos os acontecimentos do filme foram baseados em depoimentos reais!

Logicamente, o roteiro teve que ser trabalhado para que o filme tivesse apelo comercial. Mas James Cameron dedicou-se intensamente para garantir que, mesmo romantizado, o filme desse aos espectadores a noção de como tudo aconteceu.

O diretor coletou depoimentos de sobreviventes, visitou o local do naufrágio e até mesmo mergulhou entre os escombros. Todos os elementos do filme homenageiam diretamente o que aconteceu na fatídica noite do acidente em 1912.

Já repararam como o filme é longo? Pois é, Titanic tem 3 horas e 14 minutos de duração, o tempo exato que o verdadeiro transatlântico demorou para afundar completamente, após ser partido ao meio.

Imagem de capa do item

O Planeta dos Macacos

A Mentira: O Planeta dos Macacos é a Terra!

O final do Planeta dos Macacos é tão icônico que nem mesmo sei se pode ser considerado um spoiler. Ora, a cena final é a capa do filme! Depois de toda a reviravolta no filme, descobrimos que os Macacos são o que restou no futuro de nosso próprio Planeta.

A Verdade: Jamais é confirmado em que planeta eles estão!

No romance de Pierre Boulle, os macacos vivem em um planeta diferente, mas tiveram contato com a Terra, por isso, tentaram recriar os mesmos valores e até mesmo ícones culturais do nosso querido planetinha azul.

Apesar de, no filme, a sensação é de que realmente se trata do planeta Terra, não há nenhuma confirmação disso!

Imagem de capa do item

O Show de Truman

A Mentira: Existe uma condição psicológica chamada Show de Truman!

Show de Truman é simplesmente brilhante. O filme conta a história de um homem que passou a vida toda em um set de televisão e todos os seus momentos são transmitidos em uma série de TV sem que ele soubesse.

Depois do lançamento do filme, diversas pessoas começaram a apresentar uma desordem em que acreditavam estarem sendo observadas o tempo todo.

A Verdade: A expressão é um coloquialismo!

A Síndrome de Truman é o “nome popular” de uma condição psicológica já existente e que NÃO surgiu depois do filme. É a mesma coisa que dizer que um cara que cortou a mão do próprio filho sofre do “Mal de Darth Vader”.

Imagem de capa do item

Avatar

A Mentira: James Cameron estava trabalhando em Avatar há mais de uma década!

James Cameron havia iniciado o roteiro de Avatar em 1994. O diretor planejava engatar a produção depois do estrondoso sucesso de Titanic, mas as limitações da época não permitiram levar o projeto adiante. Mesmo assim, Cameron continuou trabalhando no projeto até que em 2009, finalmente, Avatar saiu do papel e ganhou as telonas.

A Verdade: James Cameron VOLTOU a trabalhar em Avatar em 2005!

Você já parou pra reparar no tanto de projetos que você mesmo já começou e não finalizou? Avatar era um desses projetos inacabados que James Cameron havia abandonado no fundo de alguma gaveta e que decidiu levar adiante em 2005.

Depois de receber o sinal verde da FOX, Cameron voltou a trabalhar na produção de verdade.

Imagem de capa do item

Harry Potter

A Mentira: Alan Rickman já sabia da reviravolta que seu personagem sofreria!

Severo Snape é um dos personagens mais queridos pelos fãs. Apesar de ter passado grande parte da Saga atormentando Harry Potter, o rígido professor redimiu-se no final e mostrou que tinha uma razão nobre por trás de todas as suas ações.

Logicamente, J.K. Rowling já havia avisado ao ator o que aconteceria com Snape, portanto ele pode trabalhar de modo que não se visse como o vilão da história.

A Verdade: Alan Rickman não fazia ideia do que iria acontecer!

E J.K. Rowling fez isso de propósito para que o ator se entregasse de corpo e alma ao papel.

Alan Rickman só descobriu o que aconteceria com seu personagem quando o livro foi lançado, antes disso, o ator sabia tanto quanto qualquer outra pessoa.

Imagem de capa do item

O Homem de Aço

A Mentira: Superman nunca mata!

Apesar de ter surpreendido positivamente muita gente e ter bastado para a Warner apostar em um novo Universo Cinematográfico, muitos ficaram revoltados pelo fato de Homem de Aço apresentar uma cena que jamais veríamos acontecer nos quadrinhos: Superman matando!

A Verdade: Superman já matou antes!

Logicamente, muitas alterações foram feitas na mitologia do Homem de Aço, mas por diversas vezes ele se viu obrigado a tomar medidas drásticas.

Superman não gosta de matar, não é um sádico e muito menos um dos inúmeros mercenários que existem no universo das HQs. Mas acima de seu voto de não matar está seu senso de justiça e de lealdade, e se matar é a única saída para proteger aqueles que Kal-El defende, é melhor não dar bobeira com esse seu pescoço aí, hein!