10 grandes músicas-tema de filmes clássicos!

Capa da Publicação

10 grandes músicas-tema de filmes clássicos!

Por Márcio Jangarélli

Música é uma das artes mais intrínsecas do ser-humano, não poderia ser desprezada nos filmes. Muitas vezes, a escolha certa muda completamente a qualidade e contexto de um longa, ou mesmo um trailer, como estão aprendendo agora, que, se não fosse aquela canção, teria sido esquecido. As músicas-tema tem o poder de marcar um filme para a eternidade e, em muitos desses clássicos, são ingredientes fundamentais para o seu resultado final. Assim, elegemos 10 grandes músicas-tema de filmes clássicos, para cantarmos todos juntos. Se a sua favorita não está na lista, deixa aí nos comentários; as músicas-tema dos filmes atuais vem numa próxima. Lembrando: não colocamos instrumentais ou musicais, a lista é sobre músicas feitas para os filmes, sem contar covers também.

Imagem de capa do item

Eye Of The Tiger - Rocky III

Sylvester Stallone pode não ter ganho o Oscar esse ano, mas sua interpretação do lutador Rocky é simplesmente icônica. Para auxiliar, no 3º filme da franquia, de 1982, a banda Survivor lançou a música tema do filme, “Eye Of The Tiger”, que marcou o boxeador e a banda para sempre. Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

Don't You (Forget About Me) - O Clube dos Cinco

O Clube dos Cinco, The Breakfast Club, ganhou um status de filme cult, nos últimos tempos. O filme de 1985 marcou uma geração de jovens, tem, como um dos momentos mais icônicos, seu final, com o bilhete deixado pelos cinco para o professor, enquanto, ao fundo, é tocada “Don’t You (Forget About Me)”, da banda escocesa Simple Minds. É a faixa mais famosa da banda até hoje e uma referência nas músicas dos anos 80. Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

Live And Let Die - 007

Quando se fala em músicas-tema, nenhuma franquia tem uma gama tão grande de canções épicas quanto James Bond. As últimas duas músicas-tema, “Skyfall”, da Adele, e “Writings On The Wall”, do Sam Smith, mesmo que essa não tenha sido muito merecida, foram vencedoras do Oscar, com a canção de Adele figurando entre uma das melhores do histórico do espião. Em 1973, para 007 – Viva e Deixe Morrer, Sir Paul McCartney gravou “Live And Let Die”, também conhecida pela regravação do Guns N’ Roses, para o filme. Simplesmente épica. Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

Ghostbusters - Os Caça-Fantasmas

Se tem algo estranho na sua vizinhança, quem você chama? A música-tema do filme dos Caça-Fantasmas, ainda que envolvida em processos de plágio, é incrível e foi vencedora do Oscar e do BAFTA de 1985 de Melhor Canção Original. A música de Ray Parker Jr. é essencial para o filme e simplesmente atemporal. Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

Stayin' Alive - Os Embalos de Sábado à Noite

Ah, ah, ah, ah, Stayin’ Alive. Uma das músicas que alavancou a carreira dos Bee Gees, mesmo sendo um pouco mal vista pelo próprio grupo, anos depois, “Stayin’ Alive” faz parte da trilha sonora do clássico Os Embalos de Sábado à Noite. A música é de 1977 e é referenciada até hoje, como um dos marcos da Disco Music. Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

(I’ve Had) The Time Of My Life - Dirty Dancing

Black Eyed Peas fez sample do refrão, mas a melhor sempre será a original. A música de Bill Medley e Jennifer Warnes para o filme Dirty Dancing: Ritmo Quente, “(I’ve Had) The Time Of My Life” é ganhadora de Oscar, Globo de Ouro e Grammy. Quem aí diz que nunca se imaginou na coreografia da música, feita pelo Patrick Swayze e a Jennifer Grey, só pode estar mentindo. Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

My Heart Will Go On - Titanic

Depois de anos à deriva, congelado no mar pós-naufrágio do Titanic, Leonardo DiCaprio finalmente levou seu primeiro Oscar, com direito a uma foto com Kate Winslet, para relembrar os tempos de navio. Porém, na época, o filme levou algumas estatuetas para casa, entre elas, de Melhor Canção Original para “My Heart Will Go On”, na voz de Celine Dion. A música é considerada uma das melhores músicas-tema de todos os tempos; por mais saturada que seja, hoje, não tem como ela ficar de fora da lista. Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

Can You Feel The Love Tonight - O Rei Leão

Para representar as animações, nada melhor que a música de Elton John para O Rei Leão, “Can You Feel The Love Tonight”, ganhadora do Oscar de 1995, além de render o Grammy de melhor performance solo masculina para o cantor. Ainda, vale lembrar das outras duas, “Circle Of Life” e “Hakuna Matata”, quando as 3 concorreram ao Oscar de Melhor Canção Original. A Trilha Sonora de O Rei Leão não estava para brincadeira. Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

Mrs. Robinson - A Primeira Noite de Um Homem

Clássico dos clássicos, “Mrs. Robinson”, de Simon and Garfunkel, foi feita para a personagem de Anne Bancroft no filme A Primeira Noite de um Homem. A música é de 1968, ganhando o Grammy de Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal de Pop Contemporâneo (Dupla ou Grupo). Confira a música clicando aqui.

Imagem de capa do item

Over The Rainbow - O Mágico de Oz

Talvez, a música-tema mais icônica de todos os tempos, recebendo versões novas a cada ano que passa, de 1939, para o filme O Mágico de Oz, interpretada por Judy Garland, “Over The Rainbow”. Não tem muito o que falar sobre essa canção, todos já escutaram e cantarolaram pelo menos uma vez na vida, seja a versão original, seja a versão em português com a Luiza Possi. Confira a música clicando aqui.