10 Jogos Independentes que foram grandes sucessos!

Capa da Publicação

10 Jogos Independentes que foram grandes sucessos!

Por Lucas Rafael

A produção de Jogos AAA, aqueles que costumam aparecer nas prateleiras de lojas, lançamentos do ano, os Calls of Duty, God of Wars e Assassins Creeds da vida, costumam custar um investimento considerável, tendo toda uma infraestrutura de produção, distribuição e marketing por trás deles.

Nem todo jogo é assim. Alguns desenvolvedores iniciam projetos movidos a paixão, mesmo sem dispor de grandes quantias para tentarem oferecer um produto de qualidade aos jogadores. Muitos desses jogos acabam se destacando pela sua inventividade e diversos deles não passaram despercebidos nos últimos anos. A cena independente dos jogos ganha cada vez mais apoio e interesse das grandes distribuidoras, que perceberam ali um grande mercado em potencial.

Nessa lista, trazemos 10 jogos independentes que acabaram se tornando grandes sucessos comerciais, ajudando a moldar um pouco dessa cena tão promissora dentro do mercado de games.

Minecraft é tão obviamente bem sucedido que fica a menção honrosa aqui na abertura, assim temos um item a mais para outro título independente.

Imagem de capa do item

Rocket League

Jogo de futebol com carros é um conceito diferente. Diferente o suficiente para erguer sobrancelhas e nenhuma desenvolvadora grande tentar trabalhar em cima desse conceito.

Desde o seu lançamento em 2015, Rocket League se tornou um sucesso multiplayer enorme, sendo portado para outras plataformas além do pc e contendo até uma cena de e-sports ao seu redor. Nada mal.

Imagem de capa do item

Braid

Braid foi originalmente lançado em 2008, fruto da mente e esforço de Jonathan Blow, o jogo tornou-se um dos responsáveis por moldar a cena indie dos games atuais.

Apesar de sua curta duração, o jogo foi elogiadíssimo pela crítica especializada, fazendo um uso excelente da manipulação de tempo, narrativa e level design. Blow chegou a dizer que acumulou cerca de 4 milhões de dólares graças à Braid.

Imagem de capa do item

Fez

Fez é um jogo de plataforma desenvolvido pelo excêntrico Phil Fish, alcançando um sucesso massivo após seu lançamento em 2012.

O jogo brinca seu próprio ambiente, fazendo com que o jogador controle Gomez, um personagem que, graças ao seu Fez, descobre uma terceira dimensão em seu mundo 2D, podendo rotacionar essas plataformas, descobrindo novos caminhos e solucionando puzzles.

Imagem de capa do item

Rogue Legacy

Uma das coisas que jogos independentes normalmente precisam ter para se diferenciar é brincar com alguma mecânica de maneira inventiva. Rogue Legacy brinca com a mecânica da morte. Toda vez que você morre, outro personagem nasce herdando alguns traços do seu antigo personagem, podendo atrapalhar ou beneficiar seu gameplay.

O jogo foi portado para diversas plataformas, além de ser um sucesso entre a crítica especializada.

Imagem de capa do item

Hotline Miami

Violência isométrica, um arsenal bem diverso, estilo e muitos sintetizadores são parte do pacote que Hotline Miami te oferece.

O jogo foi um fenômeno após seu lançamento, gerando uma sequência que ampliou ainda mais nas mecânicas estabelecidas pelo primeiro. Ação frenética com um toque de estratégia, momentum e frieza, violência visceral e muita música te esperam aqui, justificando o sucesso de Hotline Miami.

Imagem de capa do item

Super Meat Boy

Conhecido por sua dificuldade, esse jogo de plataforma exala criatividade em sua apresentação, personagens e level design.

O jogo se tornou um grane fenômeno, sendo portado para diversos consoles, além de fundar uma comunidade competitiva sólida, onde pessoas clamam por ser o jogador mais rápido de Super Meat Boy.

Imagem de capa do item

The Binding Of Isaac

Produzido por Edmund McMillen, um dos criadores Super Meat Boy, Binding of Isaac se trata de um jogo que foi um fenômeno na comunidade youtuber assim como de vendas.

O jogo possui uma mecânica viciante: você deve passar por uma leva de andares, coletando novos itens que podem te auxiliar na jornada. Ao morrer, você perde tudo e deve recomeçar. No entanto, o jogo gera aleatoriamente suas salas, desafios, misturando até mesmo a aparição de chefes e os itens que você recebe.

The Binding of Isaac recebeu expansões e edições remasterizadas mais completas, como Rebirth. Todas foram um sucesso.

Imagem de capa do item

Shovel Knight

Shovel Knight resgatou com estilo a vibe dos jogos de plataforma antigos, possuindo um estilo retrô nos gráficos e trilha sonora, sendo uma baita jornada nostálgica.

O jogo foi financiado por kickstarter, e após seu lançamento, ganhou versões para consoles com participações de Kratos e dos Battletoads. Shovel Knigh foi até para o Wii U, onde ganhou seu próprio amiibo.

Imagem de capa do item

Undertale

Criado inteiramente por Toby Fox, Undertale foi feito no GameMaker: Studio, trazendo um jogo bem escrito, com personagens únicos e mecânicas diferenciadas. Undertale se tornou um fenômeno rapidamente.

Agora o jogo conta até com uma versão anunciada para consoles. Undertale criou uma comunidade dedicada ao seu redor, para a qual existem diversos fóruns discutindo sua narrativa e impacto.

Imagem de capa do item

Five Nights at Freddy's

Do que pessoas gostam mais do que sentir medo e levar sustos? Ver outras pessoas com medo levando sustos.

Talvez essa tenha sido a razão do sucesso de Five Nights at Freddys, onde o jogador controla um sistema de monitoramento através de câmeras, quando as coisas começam a... se mexer.

O jogo teve inúmeras sequências, sem falar que tem até filme sendo produzido.