10 Melhores momentos da franquia Metal Gear Solid!

Capa da Publicação

10 Melhores momentos da franquia Metal Gear Solid!

Por Lucas Rafael

A trama complexa e convoluta que se expande pelos jogos de Metal Gear Solid certamente rende momentos pungentes que surpreendem o jogador. Mas as Kojimisses, fruto da criatividade insana de Hideo Kojima, elevam o jogo a todo um novo patamar técnico, fazendo com que MGS operem em um nível diferente das demais franquias dos games. Uma série de jogos única e inimitável, graças à paixão de seu criador por fazer algo diferente.

Nesta lista, separamos diversas Kojimisses e momentos surpreendentes da história que você pode encontrar através de Metal Gear Solid. Como a franquia possui diversos momentos de grandeza, com certeza vão faltar alguns itens. Que tal você compartilhar com a gente nos comentários?

Imagem de capa do item

O retorno de Snake em Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

A maioria da publicidade de Sons of Liberty era focada em Snake, então, quando o jogo finalmente foi lançado e os jogadores se depararam com o protagonista Raiden, muitos se decepcionaram com a grande artimanha de Kojima. Ainda que nos momentos finais do game, Snake retorne de maneira épica para integrar o final alucinado do jogo.

O momento começa com uma sessão furtiva de Raiden pelado, despontando em quebras da quarta parede como uma tela de "Fission Mailed" e uma batalha incrível entre os dois personagens e os inimigos.

Imagem de capa do item

A luta contra The End em Metal Solid 3: Snake Eater

Quando a franquia Metal Gear acerta nas lutas contra chefes, elas geralmente acabam tornando-se clássicas. É o caso de The End, o velho e mortal Sniper da unidade Cobra.

Nessa luta, o mapa é enorme, simulando muito bem uma batalha entre snipers. Você precisa caçar The End com sua mira antes que ele te ache. Existem diversas Kojimisses nessa luta que são bem interessantes. Se você alterar a data do seu PS2 muito pra frente, The End acaba morrendo de velhice, já que ele é bem velhinho. Também é possível, pra pular essa luta, se você matar The End mais cedo em uma aparição do personagem. Outra possibilidade aqui é o Sniper capturar Snake furtivamente durante a batalha, fazendo com que você precise fugir de uma cadeia antes de voltar para a luta.

Imagem de capa do item

O retorno para Shadow Moses em Metal Gear Solid IV: Guns of The Patriots

Se é nostalgia que você quer, é nostalgia que você ganha aí pelo ato final de MGS IV. Em um momento da trama, é necessário voltar para o berço da franquia: a instalação de Shadow Moses, onde se passa o primeiro Metal Gear Solid.

Ver a fase toda refeita com gráficos de ponta e relembrar momentos do passado certamente botou um sorriso no rosto de muitos fãs.

Imagem de capa do item

Psycho Mantis em Metal Gear Solid

Ao se encontrar com o chefe Psycho Mantis no primeiro Metal Gear Solid, as coisas ficam... estranhas. O personagem revela informações sobre o jogador com base na leitura do memory card e se mostra imbatível, lendo cada movimento de Snake e impossibilitando sua vitória.

Para que você consiga dar o troco em Mantis, é necessário mudar a porta do controle para a segunda, impedindo que Psycho Mantis telegrafe seus movimentos. Essa luta, em que o jogador precisava interagir com o hardware do console para vencer, marcou muitos na época, tornando-se um momento clássico da franquia e mais do que digno dessa lista.

Imagem de capa do item

A Tortura em Metal Gear Solid

Com mais uma quebra da quarta parede, a sessão de tortura em Metal Gear Solid altera a história dependendo de suas ações. Aqui você precisa garantir que Snake não ceda à máquina de tortura, fazendo com que você precise apertar a bolinha muito, muito rápido.

Imagem de capa do item

A escada em Metal Gear Solid 3 Snake Eater

Depois da fatigante luta contra The End, Snake escala por dois minutos uma escada gigante, enquanto o tema do jogo toca ao fundo numa versão apenas vocal. É contemplativo, te faz pensar pelo que o personagem está passando e, bem, é uma baita Kojimisse fazer o jogador subir uma escada por dois minutos sem nada de engajante acontecendo. Ame ou odeie, é um dos momentos que sintetizam Metal Gear Solid.

Imagem de capa do item

Solid Snake contra Liquid Ocelot

Cronologicamente, essa aqui é a última luta da franquia, com Naked Snake enfrentando Ocelot em uma luta épica ao pôr do sol.

A luta é divida em quatro estágios, recheados de referências para atiçar a nostalgia e que atinge os fãs direto nos sentimentos.

Imagem de capa do item

A sequência do corredor micro-ondas / Metal Gear REX Vs. Metal Gear REY - Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots

Aqui trapaceamos incluindo dois itens em um, mas vamos lá.

A sequência do corredor micro-ondas é incrível, mostrando o jogador progredindo com Snake através de um corredor radioativo, fazendo o personagem passar por um perrengue enquanto a tela se divide em duas, mostrando os aliados de Snake lutando para proteger o protagonista, garantindo que ele consiga desativar o GW em tempo.

Já na sequência de Metal Gear REX vs. Metal Gear REY, temos os dois monstros titânicos mais icônicos da franquia batalhando no melhor estilo kaiju, um prato cheio para qualquer fã de Metal Gear Solid.

Imagem de capa do item

A introdução de Metal Gear Solid V: Phantom Pain

Capítulo mais recente da franquia, Phantom Pain, possuía um hype imenso antes de sua chegada e para o retorno da franquia, os fãs foram brindados com um primeiro level que é excelência pura.

Ali, controlamos Venom Snake em uma fuga do hospital que começa a escalar mais e mais com sessões furtivas de tirar o fôlego e momentos genuinamente incríveis de ação, a abertura de Phantom Pain é algo difícil de sacudir.

Imagem de capa do item

A luta contra Boss em MGS 3 Snake Eater

What a thrill...

Essa aqui é fácil... uma das melhores lutas já realizadas para um vídeo-game. O negócio é bonito, emocionante, tenso e tocante. Mexe mesmo com as emoções.

A luta em si requer a maioria das mecânicas que o jogador aprendeu durante a campanha, trocando de camuflagem e se esgueirando por um campo de belas flores esbranquiçadas para derrotar Boss, a personagem que ensinou à Snake tudo que ele sabe.

O momento é um daqueles clássicos Mestre contra o aprendiz, e tudo fica mais complicado quando é revelado que a personagem não é uma traidora, mas sim uma vítima de circunstâncias.