As 10 melhores séries baseadas em quadrinhos de super-heróis!

Capa da Publicação

As 10 melhores séries baseadas em quadrinhos de super-heróis!

Por Gus Fiaux

Para essa lista, escolhemos séries que já tem pelo menos uma temporada completa – o que exclui outras investidas como Preacher, recém-lançada lá fora – e que se aproximam dos quadrinhos de super-heróis. Não fizemos distinção entre animações e séries live-action. 

Imagem de capa do item

Gotham

Um dos melhores produtos já feitos no universo do Batman, Gotham é uma série que conta todo o passado de Gotham City enquanto Bruce Wayne cresce e se prepara para tornar-se o Cavaleiro das Trevas.

O foco da série está no recém-chegado detetive James Gordon, e na origem dos vilões que aterrorizam a cidade, corrupta e à mercê da máfia e do crime organizado. Com uma boa primeira temporada, a série evoluiu sua trama no segundo ano, abandonando um pouco dos episódios procedurais e abarcando uma história maior. Além disso, há toda uma construção de estética que mistura clássico e contemporâneo.

Imagem de capa do item

Agents of S.H.I.E.L.D.

A primeira série do MCU, Agents of S.H.I.E.L.D. começou dividindo opiniões do público, e atualmente, é uma das melhores séries de super-heróis sendo exibidas, justamente por trazer o lado dos bastidores desse mundo habitado por super-seres. A série acompanha um grupo de agentes da organização de espionagem, liderados por Phil Coulson, em missões para impedir ameaças antes que elas requeiram a ajuda dos Vingadores.

A série possui arcos bem interessantes e suas temporadas conseguem lidar com mais de uma trama, sem se alongar - mesmo com temporadas de 22 episódios -, e, além disso, ela tem incorporado grandes elementos dos quadrinhos, como por exemplo, os Inumanos e os Kree.

Imagem de capa do item

O Incrível Hulk

O projeto mais dramático que já trouxe o Hulk consigo, a série da década de 70, estrelada por Bill Bixby e Lou Ferrigno, buscava compreender o âmago do personagem e seu dilema, com a divisão clara entre o cientista genial e o monstro terrível.

A série caiu no gosto do público e acabou trazendo uma versão que seria bastante incorporada aos quadrinhos, com grande importância para esse dilema moral e psicológico do personagem, que deixou de ser um mero troglodita monstruoso.

Imagem de capa do item

Batman: A Série Animada

Uma das séries que popularizou o universo de animações da DC Comics, Batman: A Série Animada foi o que eternizou a carreira de Paul Dini e Bruce Timm, e marcou um grande avanço na popularização do Batman como ícone dos super-heróis da DC.

A série trouxe consigo vários elementos dos quadrinhos, mas também ditou regras que seriam incorporadas ao título do Cavaleiro das Trevas, como por exemplo, a Arlequina.

Imagem de capa do item

Mulher-Maravilha

Protagonizada por Lynda Carter, a Mulher-Maravilha da década de 70 foi tão marcante para a indústria cultural que permaneceu irretocável no cenário pop por mais de quarenta anos. A série trazia as aventuras urbanas da heroína, todas contadas com bom-humor e grande senso de aventura.

Além disso, foi uma das primeiras séries com referências de protagonistas mulheres em meio à ação, de modo a criar um grande atrativo para o público geral. A série também foi responsável por trazer consigo um grande peso memorial das histórias da personagem.

Imagem de capa do item

Jessica Jones

Segunda da leva de séries do Netflix baseadas em quadrinhos da Marvel, Jessica Jones surge como uma série bem diferente das demais. Apesar de super-poderes estarem sempre presentes, e haver uma trama com um grande senso de urgência sobre super-heróis, o foco é a vida de sua protagonista, e como ela lida com seus poderes em benefício próprio, tendo de enfrentar um grande problema do passado.

Mesmo não sendo a primeira série feita sobre uma protagonista heroína, é uma das primeiras que lida com temas importantíssimos como assédio e estupro, e além disso, caiu no gosto por trabalhar e elaborar a diversidade no MCU de uma forma muito orgânica e bem desenvolvida.

Imagem de capa do item

The Flash

Barry Allen foi apresentado em um crossover com Arrow, e logo em seguida, ganhou sua séries própria, que foi um instantâneo sucesso entre os fãs de quadrinhos. Com uma vibe mais colorida e menos sisuda que Arrow, The Flash mistura perfeitamente um drama adolescente com uma esperta história de super-heróis.

A série é elogiada por não ter medo de abraçar suas inspirações mais complexas e bizarras dos quadrinhos, trazendo consigo tramas de viagem no tempo, realidades paralelas e vilões inusitados, como Grodd e o Tubarão-Rei.

Imagem de capa do item

X-Men: A Série Animada

Apesar da inúmera quantidade filmes e outras séries animadas inspiradas nos X-Men, poucas conquistam a admiração dos fãs de um modo tão geral quanto a série dos anos 90. A animação, que recuperou o interesse na Marvel e estabeleceu a existência desses grandes heróis mutantes para o público geral, foi um marco na história das adaptações de quadrinhos.

O grande destaque foi pela forma como as histórias eram contadas, por vezes, adaptando fielmente arcos das HQs como a Saga da Fênix Negra. Outro destaque foi para a caracterização e carisma de todos os membros da equipe.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça / Liga da Justiça: Sem Limites

Derivada das diversas séries animadas da DC Comics, como a do Batman e a do Superman, Liga da Justiça surgiu como uma reunião dos principais ícones do mundo dos quadrinhos. A série buscou reproduzir grandes arcos envolvendo vários personagens, sempre com uma sensação cartunesca e retirada diretamente das páginas dos quadrinhos.

Depois de temporadas bem-sucedidas, a série evoluiu e se tornou Liga da Justiça: Sem Limites, trazendo ainda mais heróis do Universo DC e desenvolvendo cada vez mais novos arcos sobre esses personagens, com um traço bem definido e caprichado.

Imagem de capa do item

Demolidor

Um grande avanço nas séries de super-heróis, Demolidor surgiu para revolucionar todo o conceito dessas adaptações para mídias televisivas. A primeira série em parceria da Marvel com a Netflix, Demolidor trouxe um clima mais violento e realista, bem distante do colorido e vibrante do restante do Universo Cinematográfico da Marvel.

Além disso, a série possui um primor técnico incomparável, com destaque para a fotografia sem igual e a trilha sonora bastante memorável. Isso sem contar a apresentação e exploração de coadjuvantes e vilões, o que dignifica a série no topo dessa lista.