10 motivos pelos quais Kamala Khan, a Miss Marvel, precisa de seu próprio filme solo!

Capa da Publicação

10 motivos pelos quais Kamala Khan, a Miss Marvel, precisa de seu próprio filme solo!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Poderes

Em um mundo saturado por filmes de super-heróis, um ponto conta muito para contar histórias originais e relevantes: O que torna esse personagem diferente? No caso de Kamala Khan, tudo, desde suas origens aos seus poderes e aliados.

Falando puramente das habilidades, vale lembrar que ela é capaz de se esticar e diminuir, mudar de forma, se regenerar e emitir bio-luminescência. Isso, por si só, torna ela uma personagem diferenciada e que, se bem adaptada para os cinemas, renderia boas cenas de ação ou de uso dos seus poderes.

Imagem de capa do item

Inclusividade

Representatividade é um elemento que está cada vez mais sendo demandado em Hollywood. E por mais que o Universo Cinematográfico da Marvel seja pioneiro em um universo coeso de filmes de super-heróis, ele ainda deve muito em questão de representação e diversidade.

A Miss Marvel poderia vir para solucionar esse problema. Além de ser uma imigrante paquistanesa morando nos Estados Unidos, vale lembrar que Kamala é uma incrível personagem feminina, que pode servir de exemplo para várias garotas ao redor do mundo.

Imagem de capa do item

A ótica de uma cultura diferente

E por falar exclusivamente de sua origem, é interessante ressaltar que ter a personagem nos cinemas é uma oportunidade inestimável de combater a islamofobia e apresentar ao público uma chance de se ver dentro da cultura muçulmana, livre de preconceitos e imagens deturpadas.

A cultura de Kamala não permeia apenas sua origem, como também a relação com seus pais e sua conexão com a religião. Isso ajudaria, no meio dos fãs de quadrinhos e do MCU, a criar mais entendimento e empatia com a causa dos imigrantes.

Imagem de capa do item

Impacto na política atual

Isso tudo, de certa forma, acabaria cooperando como comentário sobre a política sócio-cultural atual, seja nos Estados Unidos ou no mundo. A Marvel sempre foi conhecida por usar alegorias para trazer à tona questões sociais relevantes, como já aconteceu com os X-Men ou o Capitão América.

Como já dito anteriormente, um filme de Kamala Khan ajudaria a combater um pouco a islamofobia por ser um veículo direcionado a muitas pessoas. Além disso, seria a oportunidade de tecer críticas ou até mesmo sugestões ao atual governo norte-americano.

Imagem de capa do item

Conexão com o MCU

Nos quadrinhos, Kamala não é apenas uma grande fã da Capitã Marvel, como também faz parte da nova leva de Inumanos que descobriu seus poderes graças à explosão da Bomba Terrígena. Considerando que temos uma série da Família Real e um filme sobre Carol Danvers a caminho, cria-se a expectativa para várias conexões com o restante do MCU.

Aqui, Kamala poderia ser tão inspirada por Carol como é nas HQs, e tentar adotar o título de "Miss Marvel" como uma heroína mirim - já que Carol aparentemente não usará essa nomeação em seu filme. Além disso, seria a chance de unir mais os cinemas e a TV, estabelecendo ligações entre o filme e a série dos Inumanos.

Imagem de capa do item

Explorando a vida de uma adolescente

Um dos pontos que a Marvel sempre soube trabalhar bem nas HQs é a representação do público juvenil e adolescente, que conta com uma porcentagem massiva entre os leitores de quadrinhos e consumidores de filmes e séries. Nos cinemas, ela já está começando a explorar isso com Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Miss Marvel traz a chance de isso ir bem além, lidando com situações diferentes das que Peter irá enfrentar e criando uma história divertida sobre como é ser um adolescente com super-poderes, em meio à sua cultura, seu bairro e seus próprios problemas pessoais.

Imagem de capa do item

Apresentando a nova geração

Pegando a tangente do assunto anterior, precisamos lembrar de algo importante que já está acontecendo no MCU: A Marvel não pode manter os personagens sempre novos como nos quadrinhos e isso significa que logo ela terá que introduzir uma nova geração que possa substituir os Vingadores atuais.

Considerando que a Miss Marvel já fez parte dos Vingadores nas HQs e atualmente lidera um grupo de heróis jovens - os Campeões - faz completo sentido introduzi-la em seu próprio filme para que, no futuro, ela possa se tornar uma das figuras centrais desse universo.

Imagem de capa do item

O fã no cinema

Um dos motivos pelos quais Kamala é tão adorada nos quadrinhos é o fato dela ser não apenas uma heroína entre outros heróis, mas também uma fã. Do tipo completo, que escreve fanfics, comenta em fóruns de internet, pesquisa sobre seus heróis favoritos e cria teorias. Quase como você, que está lendo essa matéria.

Isso não só criaria uma ponte ainda maior entre a personagem e o público, como também ajudaria a fazer uma série de referências e easter-eggs, de modo que fique orgânico à história do filme e não se sobressaia mais do que o necessário.

Imagem de capa do item

Uma personagem identificável

Por mais que você queira discordar, há algo que não pode ser negado: Kamala Khan é o Peter Parker dessa geração. Isso significa que, em pouco tempo, a heroína ganhou uma leva gigante de fãs por ser muito identificável com o público da Marvel.

É necessário dar um filme a uma heroína na qual as pessoas possam se ver. E assim como nas HQs, a Miss Marvel é uma personagem muito relacionável, seja por suas atitudes, medos, anseios, ações e reações, relação com o resto desse universo, ou até mesmo pelo modo como ela é por dentro, tirando todos os seus poderes e habilidades fantásticas.

Imagem de capa do item

Popularidade

Por fim, precisamos lembrar algo muito importante sobre Kamala Khan: Ela é uma das heroínas mais populares da atualidade, tendo milhões de cópias de seus quadrinhos vendidos ao redor do mundo, se tornando um ícone cultural dentro da própria Marvel e participando de várias revistas e eventos além de sua própria mensal.

Uma personagem que alcança tanta popularidade e visibilidade assim em menos de quatro anos já fez por merecer seu local de destaque ao lado dos heróis no cinema. E não será surpresa nenhuma se ela for confirmada como plano das próximas fases da Marvel Studios...