10 motivos pelos quais World of Warcraft é um dos melhores games já feitos!

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10 motivos pelos quais World of Warcraft é um dos melhores games já feitos!

Por Márcio Jangarélli

Players das épocas mais anciãs da internet, se reúnam! Não, não vamos falar de Ragnarok hoje – aí é ir longe demais – mas de um game que revolucionou e continua firme na tentativa de continuar revolucionando o mercado dos jogos online. De 2004 até hoje, o papo é sobre World of Warcraft.

Mesmo sendo Horda para vida toda, nessa lista não vou escolher lados: é um texto sobre o jogo em si. WoW é um dos melhores e mais importantes games já feitos e aqui vão alguns motivos do porquê dessa afirmação.

Imagens: Divulgação
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2004-2017

Vocês tem ideia de que WoW já completou 13 anos de história? Isso é mais do que a idade que muita gente tinha quando começou jogar o game - comigo incluso.

Para um MMO, isso é MUITO tempo e se deve a capacidade de reinvenção em todas as áreas que o game possui - principalmente quando você para pra pensar que existe uma mensalidade além da compra das cópias do jogo e suas expansões.

WoW tem seus méritos de originalidade, que vamos falar mais além, mas uma das características que a equipe envolvida no game sabe trabalhar melhor é a de se adaptar ao que está acontecendo na indústria de jogos no momento, absorver o melhor e criar uma mecânica similar que se encaixe dentro desse ao seu produto.

Afinal de contas, são 13 anos contando a explosão da era digital e a renovação cada vez mais rápida de conteúdos, então eles fizeram um trabalho excelente.

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Warcraft

Entre as coisas que tornam WoW especial é sua base fundamentada no clássico Warcraft, da Blizzard. WoW pega esses games ainda mais antigos e adorados do público, e expande de uma forma que nenhum outro jogo já fez.

O nome não é “WORLD of Warcraft” à toa, um mundo - na verdade, mais de um mundo - foi construído em volta da mitologia vinda de Warcraft, mas principalmente “Reign of Chaos” e “Frozen Throne”. Só isso já serviu para atrair a curiosidade dos fãs mais roots da Blizzard e criar uma história rica em detalhes.

É até difícil acompanhar a trama completa de WoW depois de tanto tempo, com a quantidade de minúcias que ela ganhou.

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Family Friendly

Isso não chegou rolar muito no Brasil porque, oficialmente, o game só chegou por aqui em 2011 e esse contexto foi mais estrangeiro. WoW tem uma particularidade que atrai e repele muitas pessoas com a mesma intensidade: mesmo trazendo uma história brutal, lotada de sangue, monstros, magia, orcs e tudo mais, o game segue por uma linha cômica. Isso trouxe não só um público infanto-juvenil (que era o visionado para games na época de lançamento) mas de todas as idades.

É muito engraçado se você der uma pesquisada nas histórias que rolaram por conta de WoW. Literalmente, o game criou um espaço onde todas as gerações estavam interagindo e jogando juntas, sejam pré-adolescentes, adolescentes, jovens ou adultos. Nem no campo do gênero WoW interviu, quando toda a intenção do game é ser divertida e ponto; moça, moço, se identifique como for, escolha seu gênero; todo mundo tinha - e ainda tem - um espaço em Azeroth.

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Horda x Aliança

Mas dos maiores méritos de WoW, sem dúvidas, a guerra entre Horda e Aliança é o ápice. O game ser dividido em facções e viver alimentando a disputa entre esses dois grupos criou uma dinâmica única que só podemos atribuir como sementes dos e-Sports.

Por quê? Bom, se você pegar um vídeo de uma BlizzCon das épocas de ouro de WoW é possível ver o quanto essa disputa afetava as pessoas na vida real.

Ser da Horda no game é ser da Horda DE VERDADE. É carregar o manto e defender sua facção, como se fosse um time de futebol ou batalha de divas pop. Se você tinha - ou tem - um amigo da Aliança e o assunto surge na roda, se prepara pra discussão.

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PvP

Se o sistema Horda vs Aliança já não fosse o suficiente, WoW ainda trouxe um sistema de combates PvP mais interessante que os outros games da época. As Arenas, com os Rankeados e os Campos de Batalha, adicionam um algo a mais no jogo.

Não é “só” ir caçar allys por aí, mas confrontar os inimigos das formas mais interessantes possíveis, que nem sempre são apenas sobre matar e morrer, focando no trabalho em grupo. Isso ou na luta mano-a-mano mesmo. WoW sempre foi sobre trabalhar em equipe para construir para atingir seus maiores objetivos, até mesmo no PvP.

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Raid

Isso leva a gente para falar das Raids. Vejam bem: esse papo não é sobre as masmorras, que você faz em equipes de 5 pessoas - que já são divertidas e proporcionam uma ideia bacana de trabalho em equipe - ou as raids heroicas, de 10 pessoas.

Estamos falando das Raids clássicas, de 25+ pessoas, que são coisas épicas. Antes do game incluir um “Localizador de Raids”, para facilitar as coisas, imagina o quão complexo era completar essas missões, que eram o auge do jogo, explorando o máximo do trabalho de equipe, comunicação entre os jogadores e a dificuldade era algo insano.

Ainda é, na verdade - fazer Raid não é pra qualquer um, tanto que você precisa de um nível de equipamento certo, hoje, e, se você entrar lá sem saber o que está fazendo e sem saber se comunicar, roda rapidinho.

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Reinvenção

Como falamos lá atrás, um dos méritos do game não vem da sua originalidade em si, mas do fato de ele saber se reinventar e ter a coragem de fazer isso. Diferente de outros jogos que só adicionam mais raças ou novas áreas, WoW mexeu em toda a sua estrutura mais de uma vez para entregar coisas novas para os usuários.

Estamos falando aqui, por exemplo, de no Cataclysm, reformular todo o mapa clássico do jogo, territórios que os players mais antigos estavam acostumados há anos, virar a coisa de ponta-cabeça. Ou criar raças neutras, como foi no caso dos Pandaren - que não agradaram todo mundo, mas vida que segue - criar jogos de conquista dentro do game, com Warlords of Dreanor, sistemas de batalha de mascote, etc.

Isso sem contar o aperfeiçoamento visual, afinal de contas, se o gráfico continuasse o mesmo de 2004, o jogo estaria perdido.

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Vilões

Com uma história tão rica, WoW foi capaz de criar verdadeiros vilões em sua história, coisa difícil de se ver em outros MMORPG. Tá que a maioria deles já vinham das tramas de Warcraft, só que depois de um tempo, é chato dizer isso. No entanto, parte dos jogadores de WoW não ligavam muito para a franquia de jogos que originaram o MMO.

Daí temos o Illidan, o Arthas, o Asa da Morte, o Garrosh, o Kael’thas e por aí vai. São personagens icônicos que você realmente quer enfrentar e não apenas inimigos aleatórios para serem mortos para ganhar XP e alguns itens.

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História em expansão

E com uma trama tão rica, WoW tem material em todo canto. Temos livros sobre as histórias de Warcraft, quadrinhos, o filme - que foi lançado no ano passado e dividiu opiniões - e um outro jogo derivado que é uma sensação entre os gamers: Hearthstone.

Se você não conhece, Hearthstone, é um jogo online gratuito, de cartas, baseado nos personagens e eventos de World of Warcraft. Tem uma dinâmica bem simples e é super divertido e viciante. É ótimo pra quem quer conhecer essas histórias, mas ainda não tem certeza sobre o WoW em si. Só cuidado: o teor de vício é alto MESMO.

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Mundo de Warcraft

No fim, a Blizzard construiu e continua construindo um verdadeiro mundo para seus milhões de jogadores - entre os 5 e 10 milhões, depende da época. World of Warcraft se tornou aquele tipo de coisa quase que atemporal, quando mesmo em épocas onde o MMORPG não é mais a sensação do momento, o game continua em pé, seguindo e se renovando.

Pensando no âmbito online, que é o setor de games que mais cresce e lucra hoje, é indiscutível a imensidão do impacto desse jogo na indústria. Assim é impossível negar que WoW é um dos jogos mais importantes já feitos.

Se você tiver a oportunidade, vem ter umas aventuras em Azeroth também - de preferência, pela Horda ;P