10 personagens da DC Comics que foram inspirados em personagens da Marvel!

Capa da Publicação

10 personagens da DC Comics que foram inspirados em personagens da Marvel!

Por Fernando Maidana
Imagem de capa do item

Aquaman

Aquaman é, certamente, o personagem mais conhecido da DC Comics que foi inspirado em um herói da Casa das Ideias.

Namor fez sua estreia nos quadrinhos em 1939, na revista Marvel Comics #1.

Já o Rei de Atlântida, da DC Comics, surgiu na More Fun Comics #73 de 1941.

Ambos são híbridos entre humanos e uma espécie diferente. No caso de Aquaman, ele é meio-atlantiano. Já Namor, é meio-mutante.

Imagem de capa do item

Monstro do Pântano

Monstro do Pântano sempre foi um personagem mais do que secundário da DC Comics, mas tudo isso mudou quando ninguém menos que Alan Moore assumiu as histórias do Monstro do Pântano e o transformou em uma das obras mais aclamadas dos quadrinhos.

O grande argumento entre os fãs é que os dois personagens foram publicados com um intervalo muito curto de distância. Homem-Coisa chegou às bancas em Maio de 1971. Já o Monstro do Pântano fez sua estreia em Julho do mesmo ano.

Considerando o tempo que um personagem leva para ser criado, aprovado e sua história produzida e publicada, seria impossível fazer isso em apenas dois meses.

Acontece que os co-criadores dos personagens de cada editora,Len Wein e Gerry Conway, dividiram um apartamento e provavelmente trabalharam na ideia do personagem enquanto ainda moravam juntos.

Como cada um acabou contratado por uma editora, apresentaram o personagem que foi trabalhado de maneira diferente. Já que o Homem-Coisa foi publicado antes, o Monstro do Pântano acabou sendo taxado como "cópia". Sendo que a história não é bem assim!

Imagem de capa do item

Abelha

Janet van Dyne, a Vespa, foi criada por Stan Lee e Jack Kirby e apareceu pela primeira vez em Tales to Astonish #44, em junho de 1963.

Karen Beecher-Duncan surgiu em Jovens Titãs #45, em dezembro de 1976 e três edições depois adotou o nome Abelha.

Logicamente, as histórias das personagens são bem diferentes, mas ambas sempre foram importantes para a representatividade dentro das HQs.

Janet surgiu quase como uma sidekick do Homem-Formiga, mas conseguiu conquistar seu espaço e até mesmo se tornou uma das mais importantes membros dos Vingadores.

Já a Abelha foi a primeira super-heroína afro-americana da DC Comics e integrou equipes como os Jovens Titãs e a Patrulha do Destino.

Aliás, o grupo está envolvido em outro caso de "inspiração mútua"!

e se tornou a primeira super-heroína afro-americana da DC. Ela fez parte dos Jovens Titãs e hoje integra a Patrulha do Destino.

Imagem de capa do item

Os Novos Jovens Titãs

Muitos defendem que os X-Men foram inspirados na Patrulha do Destino.

O grupo da DC Comics surgiu em Junho de 1963, enquanto a primeira formação dos X-Men foi revelada em Setembro do mesmo ano.

Mas o jogo virou quando a Marvel apresentou os Fabulosos X-Men. Tratava-se de uma reformulação da equipe, que apresentava alguns membros dos X-Men e trazia personagens inéditos como Noturno e Colossus.

A revista foi um sucesso gigantesco. Cinco anos mais tarde, a DC Comics decidiu reformular algumas de suas equipes e acabou unindo membros da Patrulha do Destino, com alguns dos antigos Jovens Titãs, além de apresentar novos personagens como Estelar e Ravena. O grupo recebeu o nome de Novos Jovens Titãs.

É engraçado notar como a história das HQs é cíclica e, personagens que serviram como inspiração para outros podem evoluir e acabar tomando para si a inspiração que ajudaram a criar. (Profundo)

Imagem de capa do item

Kobra

Mais uma equipe da DC Comics inspirada em um grupo da Marvel, mas, nesse caso, estamos falando de vilões.

A H.I.D.R.A. é uma das agências mais tradicionais da Casa das Ideias. Desde o surgimento da S.H.I.E.L.D, temos agentes infiltrados na corporação.

Acontece que, quando Jack Kirby passou uma temporada na DC Comics, acabou desenvolvendo uma agência secreta conhecida como Kobra, que é considerada por muitos como uma versão da H.I.D.R.A.

Imagem de capa do item

Corredor Negro

Ainda falando da fase de Jack Kirby na DC Comics.

Quando o roteirista foi contratado pela editora concorrente, foi incumbido da missão de criar personagens que "bateriam de frente" com os Deuses Nórdicos da Marvel. Foi então que Kirby criou os Novos Deuses.

Entre o Panteão de personagens criados pelo roteirista, estava o Corredor Negro.

Apesar de ser a personificação da Morte entre os Novos Deuses, o Corredor Negro sempre esteve bastante relacionado ao Surfista Prateado, principalmente por conta de seus poderes cósmicos e o fato de viajarem pelo universo através de artefatos nada convencionais: Esquis e uma Prancha de Surf.

Imagem de capa do item

Guardião

Em 1941, o mundo conheceu o Capitão América. O herói era o modelo do estilo de vida americano e combatia nazistas com seus punhos e seu escudo. Steve Rogers foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, mas os quadrinistas não trabalharam apenas para a Marvel.

No ano seguinte, a dupla desenvolveu um novo personagem: o Guardião. Um policial que combatia o crime com seu escudo e seus próprios punhos. A diferença é que, dessa vez, Kirby e Simon estavam trabalhando para a DC Comics.

Imagem de capa do item

Ciborgue

Em 1974, a Marvel apresentou Deathlok. Luther Manning era um soldado americano que acabou morto em combate. Centenas de anos mais tarde, ele foi utilizado em um experimento que substituiu partes de seu corpo e o transformou em um ciborgue. Ele realizou algumas missões para o governo, mas se rebelou e transformou-se no anti-herói Deathlok.

Em 1980, a DC Comics contou a história de Victor Stone pela primeira vez. O jovem se envolveu em um acidente no laboratório de seus pais e teve seu corpo severamente mutilado por um monstro extradimensional. Para salvar a vida de seu filho, o cientista Silas Stone o transformou em um ciborgue e Vic passou a combater o crime com o título de Ciborgue.

Imagem de capa do item

Caveira Atômica

Apesar das histórias dos personagens serem completamente diferentes, a inspiração visual fica clara logo ao primeiro olhar.

O Motoqueiro Fantasma é um dos anti-heróis mais queridos dos fãs e surgiu na Marvel em 1972.

Já o Caveira Atômica é o alter-ego do cientista Albert Michaels, que usa suas invenções para o mal e utiliza seus poderes para fritar seus inimigos de dentro pra fora com uma chama de energia. Ele surgiu na DC Comics em 1976.

Imagem de capa do item

Máscara Negra

O Caveira Vermelha é, certamente, o maior inimigo do Capitão América. O vilão surgiu em 1941 e, de acordo com sua biografia, foi um aprendiz de ninguém menos que o próprio Adolf Hitler.

Ele utilizava uma máscara de caveira vermelha, mas durante um combate contra Steve Rogers acabou soterrado e exposto a uma mistura de gases que o manteve em animação suspensa durante décadas.

Depois de despertar, em um novo confronto contra o Sentinela da Liberdade, o vilão acabou sendo exposto ao seu próprio Pó da Morte e teve seu rosto terrivelmente desfigurado. Sua aparência acabou se tornando a mesma de sua máscara.

Do lado da DC Comics temos a história de Roman Sionis, que surgiu em 1985. Roman foi um grande amigo de infância de Bruce Wayne, mas seus pais acabaram mortos em um acidente e ele herdou a empresa de cosméticos da família.

Suas escolhas acabaram levando a empresa à falência e ela foi comprada pela Wayne Enterprises. Roman sentiu-se humilhado e criou um plano para se vingar de Bruce. Ele sempre foi fascinado por máscaras e construiu uma com a madeira do caixão de seus pais, adotando o nome de Máscara Negra.

Porém, em um confronto contra o Batman, o vilão acabou tendo o corpo incendiado e ficou com a mesma fisionomia de sua máscara.